2007-01-18


Aprender a desaprender

Se existe algo que distingue os homens uns dos outros são as suas opiniões. Costuma-se dizer “cada cabeça sua sentença”, sem dúvida! Mas é na convivência e no debate de ideias que nos vamos reciprocamente reconhecendo e reconstruindo. O entendimento de busca sobre construção do pensar humano teve inicio há pelo menos 2500 anos. Foi como o homem tivesse nascido para si nesse momento, descobrindo a sua capacidade crítica/criadora através duma matriz começada por uma simples palavra “porquê?”. Depois dessa noção da sua capacidade nada ficou igual!
Hoje passados todos estes anos eu pergunto: Porque é que a Filosofia é vista como uma disciplina dispensável nas escolas portuguesas? Porque é difícil? Porque é que é difícil? Será que as Crianças não gostam do Saber? Então, porque é que existe a chamada idade dos porquês?
Penso, que quando os responsáveis pela educação deste pais abordarem Seriamente este assunto reunindo-se conjuntamente com alguns filósofos, irão perceber que só através da razão e da reflexão se obtêm logicamente resultados positivos em todas as outras disciplinas (menos religião e moral).
Enquanto não houver esse debate de ideias o ensino não se reconhecerá (carecendo do autismo de quem governa), porque só se ensina a quem tem dúvidas, mas pelos vistos o governo está a demonstrar que não as tem e raramente se engana, agarrou no leme dos filósofos em direcção a Tróia mas foi ter à ilha do Ciclope, agora vamos ver como saí de lá sem a ajuda da Sabedoria.

a ver:
http://cef-spf.org/imp_49.html

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