2007-09-29

Saúde

No passado dia 27 de Setembro foi apresentada à Assembleia de Freguesia da Baixa da Banheira uma Moção sobre o Direito à Saúde pela bancada da CDU. Fazia um diagnóstico aos serviços de saúde da freguesia e reivindicava junto do governo melhores condições, com o reforço dos meios financeiros, técnicos e recursos humanos, para além de exigir a construção de um novo Centro de Saúde num terreno já cedido para o efeito pela Câmara Municipal.
Da moção fica um número, o ratio de médicos por 1000 hab na freguesia é semelhante ao dos países do Norte de Africa e muito inferior ao Nacional (o nacional é de cerca de 3,5 médicos por mil habitantes e na freguesia da Baixa da Banheira é de cerca de 1 por 2 000 hab - dados de 2005 do Ministério da Saúde), o que demonstra mau trabalho neste campo.

Esta chamada de atenção teve o apoio da bancada do Bloco de Esquerda, merecendo uma intervenção que muito defende a população. Ao contrário, os elementos do PS na sua maioria abstiveram-se havendo mesmo um voto contra, justificado pelo elemento em questão ao referir-se à Moção como um elogio ao governo. O PSD não esteve representado por falta do seu elemento.

Deixo aqui apenas uma preocupação, o Serviço Nacional de Saúde está a degradar-se fruto das políticas que os sucessivos governos implementaram, em último caso a factura é paga pelas populações e por isso todos devemos enveredar esforços para denunciar as situções desencadeadas e por reivindicar e lutar por mais e melhor saúde. Isso não se passou na referida Assembleia, os elementos do PS apenas defenderam interesses partidários que neste caso não têm qualquer razão de ser e assim, são coniventes por tudo o que vier a acontecer.

3 comentários:

Anónimo disse...

Coclusão o BE não está contra nem a favor de ninguém, é sim contra e a favor de algum tipo de politicas, bem hajam, se continuarem assim daqui a 2 anos têm o meu voto!!!!!!

nunocavaco disse...

Caro anónimo, apenas relatei o que se passou e na minha opinião a participação do BE nas Assembleias de Freguesia da Baixa da Banheira tem sido positiva, pena é que não integrem nenhum grupo de trabalho, mas isso são opcções.

Anónimo disse...

podes começar por lhe dar umpelouro na CMM