2010-12-10

Saí uma Pisa!

Nada é mais irónico do que este estudo Pisa, é um prenuncio da mesa de Natal de muitos portugueses, uma pizza congelada, paga com Visa, recolhida no banco alimentar ou no caixote do lixo de um hipermercado .
Se não conhecêssemos gente que estudou, estuda ou que acabou de estudar e está desempregada ou a trabalhar na precariedade, diríamos que estamos num país diferente daquele que vemos nas bocas de quem nos governa.
O relatório da OCDE não muda nada no país senão houver medidas governativas que apoiem , não só o ensino, mas também: a) a Justiça, sem ela haverá sempre quem contorne a moral e as leis que muitos dos portugueses aprendem, e continuem a sair impunes aos olhos de muitos; b) emprego, para estes alunos da Geração P., não há! Mas também, não serve muito aprender algo, quando vemos outros que não aprenderam nada sobre a matéria a fazer, e pior do que isso autistas e medrosos. c) Saúde, enquanto houver uma pessoa a morrer num lar como se deixasse de ser gente, enquanto houver concertos de solidariedade para que pessoa possa ter meios para fazer operação a um filho, enquanto para entrar para um curso medicina for aquilo que vemos, etc, etc, …estes resultados serão somente para português ver, visto que, na prática o desemprego e a precariedade estão aí pra ficar. Obviamente que a Educação é um direito e a trave mestra de uma sociedade livre mas não podemos fazer dela a frustração de muitos. Com certeza que para o ano estamos muito mais qualificados, mas nada vale se tivermos que fazer como os cidadãos qualificados dos países de leste que para cá vêm trabalhar, partir para trabalhar em pizzarias, etc.
Esperemos que o governo esteja tão moralmente atento a este relatório como a outros, policiais e judiciais e até de organismos internacionais, sobre a corrupção e a economia paralela nosso país, e faça também o seu TPC e comece por limpar a casa, o que eu não acredito.

Sem comentários: