2009-05-01





Sejamos sérios!

Hoje no 1º de Maio assisti de longe aos incidentes. Vital Moreira passeou o seu cinismo pelos manifestantes. Vital Moreira sabia ao que ia e também sabia o que podia trazer. Até o discurso já tinha sido ensaiado. Discurso alusivo a Mário Soares e de todo discordante do que pensava na altura. A conferência de imprensa do Partido Socialista também não foi inocente e Vitalino Canas tentou a todo o custo colar com cuspo alguns votos do Partido Comunista ao Partido Socialista, mas não conseguiu e nem consegue. No 1º de Maio estão sempre muitas pessoas. Na CGTP também.

Factos concretos, algumas coisas que Vital Moreira tem escrito no causa nossa:

Código do Trabalho (3)
Que pretexto é que a CGTP invocará desta vez para rejeitar qualquer compromisso na revisão do Código do Trabalho, apesar das indesmentíveis vantagens que ela traz para os trabalhadores, sobretudo os mais desprotegidos?
Aditamento
Afinal não é necessário pretexto nenhum. O PCP já estabeleceu a "linha justa" --, a da rejeição liminar, obviamente!
Domingo, 17 de Fevereiro de 2008

Intersindical
A recusa de adesão à Confederação Sindical Internacional e a hostilidade em relação à UE mostram que a CGTP continua sob controlo absoluto do PCP.
Quinta-feira, 13 de Dezembro de 2007

"Correia de transmissão"

Se há questões em que a CGTP não passa de uma duplicata do PCP, entre elas conta-se à cabeça a oposição à UE, mesmo quando é evidente que a central sindical põe a obediência partidária à frente da verdade e da objectividade.
Acusar o Tratado de Lisboa de "falta de dimensão social" e de "desvalorizar o diálogo social" é pura e simplesmente destituído de fundamento. Pelo contrário, como mostrei aqui, o novo tratado constitui um considerável reforço da dimensão social da UE, incluindo a institucionalização do diálogo social.
Quarta-feira, 17 de Outubro de 2007



Antologia da imaginação política

«Tratado [Europeu] vai implicar perda de direitos sociais, diz CGTP».
Que mais dislates iremos ouvir sobre o Tratado?!
Quarta-feira, 30 de Maio de 2007

Greve (2)
A CGTP faz mal em anunciar grandes números de adesão à greve em actividades que mal foram perturbados por ela (por exemplo, os transportes ferroviários). Pois de duas, uma: ou os números são imaginários, ou a greve provou que essas actividade funcionam perfeitamente com muito menos trabalhadores...
Greve
Uma greve falhada é sempre uma derrota sindical. Tanto maior, quanto maiores eram os objectivos. Manifestamente, a CGTP avaliou mal as condições objectivas e subjectivas da "greve geral". Pagou caro o seu voluntarismo.
Terça-feira, 29 de Maio de 2007

Diz que é uma espécie de ditadura
A crer em alguns comentadores nos últimos tempos, a liberdade de expressão está seriamente ameaçada entre nós. Outros, mais generalistas, falam mesmo num clima de opressão das liberdades públicas, em geral. Mais focado, o secretário-geral da CGTP afirma que «não há liberdade sindical em Portugal». Na televisão, feirantes apanhados a vender contrafacções gritam contra a repressão da liberdade de comerciar. Os donos das universidades compulsivamente encerradas denunciam veementemente a violação da liberdade de ensino. Todos os dias, os neoliberais proclamam que o intervencionismo do Estado asfixia a liberdade individual.
Decididamente, sem nos apercebermos, devemos estar a caminho da ditadura...
Sexta-feira, 8 de Setembro de 2006

O que resta
Num artigo de hoje no Público, Domingos Lopes defende a hipótese de Carvalho da Silva, o prestigiado secretário-geral da CGTP, para a liderança do PCP. Ainda há quem prefira alimentar ilusões de "aggiornamento" na Soeiro Pereira Gomes! Quando nada mais resta...
Domingo, 17 de Outubro de 2004

E a última que demonstra todo o democrata e independente que existe em Vital Moreira

Coligação negativa
Sem surpresa, o PCP aliou-se à direita para aprovar uma moção de censura da direita contra o presidente da Câmara Municipal de Lisboa, António Costa.
Quem duvida que sucederia o mesmo na Assembleia da República, para derrubar um Governo do PS, caso o PCP e o PSD fizessem maioria? E, depois de derrubado ao Governo, formariam um governo de coligação "vodka com laranja"?
Segunda-feira, 9 de Março de 2009

GRANDE DEMOCRATA, NADA PROVOCADOR E ATÉ RESPEITADOR.

7 comentários:

atento disse...

"E chama a isto democracia"
Ruben de Carvalho no "Diário de Notícias"
Sábado, 03 Maio 2003
O jurisconsulto Vital Moreira foi, como é sabido, comunista. E militante do PCP. Nesta qualidade, em meados dos anos 80, defendeu dentro do PCP transformações, nomeadamente a adopção do voto secreto.

Não o fez da forma mais dignificante. Tergiversou quanto às instâncias e princípios que lhe indicavam as normas estatutárias, recorreu a expressões públicas sugeridas pelo interesse político de adversários do PCP dominantes na comunicação social. Não falando de pusilanimidades como pseudónimos pueris.

Vital Moreira não defendeu que a República impusesse o voto secreto aos partidos: defendeu no PCP (como era seu direito) que o PCP o adoptasse. A maioria (esmagadora, aliás) dos militantes do PCP não esteve de acordo. Vital Moreira tirou do facto conclusões razoáveis: saiu do PCP. Entre os seus camaradas e os pontos de vista pessoais, escolheu estes últimos. Ninguém o impediu de os defender, tal como ninguém o obrigou a deles abdicar. Eleito depois nas listas parlamentares do PS, teve directa responsabilidade numa revisão constitucional que visava (ele o diz) a situação presente. Vital Moreira não ganhou para os seus pontos de vista a confiança dos então seus companheiros militantes - Vital Moreira regozija-se agora que eles lhes sejam impostos na base de leis fruto de acordos partidários espúrios.

Ruben de Carvalho escrevia isto em 2003 e parece-me que hoje é bastante actual. Vital é vital ao PS e como tal tem de se refugir em tudo menos na discussão dos problemas até porque a maioria desses problemas foram criados pelo partido socialista!

Anónimo disse...

O PS acaba por sair muito mal na fotografia

hulk disse...

Anónimo disse...
O PS acaba por sair muito mal na fotografia
8:51 AM, Maio 02, 2009

O PCP NÃO, DEU, UNICA E SIMPLESMENTE UMA DEMONSTRAÇÃO DE QUE, O 25 DE ABRIL FOI SÓ PARA ALGUNS.
FICOU CONTUDO PROVADO QUE, OS "ARRUACEIROS" QUE SÓ TÊM ESTOFO SUFICIENTE PARA VOTAR EM PATOS, FORAM ORIUNDOS DO CONCELHO DA MOITA.
FICA TAMBÉM PROVADO QUE, O PCP É COMO O BENFICA, OS NOSSOS PAIS INSCREVEM-NOS COMO SOCIOS QUANDO NASCEMOS, FREQUENTAMOS (OBRIGADOS PELOS PAPÁS) OS PIONEIROS E NUNCA MAIS DE LÁ, QUAL TARRAFAL, PODEMOS SAIR.
AS DESCULPAS AGORA APRESENTADAS PELO CARALHAS DA SILVA E PELO INDIO JERONIMO, BEM COMO A PSEUDO BOMBA NA MANIF. DA UGT, SÓ DEMONSTRAM UMA COISA:
A DOR DE COTOVELO POR NÃO TEREM CONSEGUIDO FAZER DE PORTUGAL, ACABADO DE SAIR DE UMA DITADURA FASCISTA, UMA DITADURA COMUNISTA.

PORTUGAL É LIVRE.
A CGTP ESTAVA AVISADA DA VISITA, FOI O MAL, TIVERAM TEMPO DE ORGANIZAR A ARRUAÇA.

Anónimo disse...

CARALHAS DA SILVA E PELO INDIO JERONIMO, BEM COMO A PSEUDO BOMBA NA MANIF. DA UGT - ESCREVERES ISTO SÓ DEMONSTRA QUE A TUA MÃE É UMA SENHORA POUCO RECOMENDÁVEL

hulk disse...

A ULTIMA VEZ QUE VI A TUA AINDA SE FAZIA DINHEIRO NO PINHAL DE COINA...
REFORMOU-SE COMO O TEU AMIGO QUE ATACA AS OVELHAS FOI?

Anónimo disse...

que tristes....

Anónimo disse...

Tanto barulho e afinal o Vital nem levou um bom pontapé nos tomates!
Tristeza, os bloquistas fizeram um geitinho ao P.S. não amachucaram o rapazinho e a ITER mais o PCP pagavam as favas!!!
Onde é que eu já vi isto?
Provocadores de Merda!

Internacionalista