2008-12-03

O mail que anda a circular pelos professores

Avaliação de Professores no Mundo / Avaliação de Professores em Portugal

Onde se inspirou o governo português para conceber um modelo de avaliação tão burocrático?
Em declarações ao órgão de propaganda do PS a ministra da educação afirma que se inspirou em modelos de avaliação existentes na Inglaterra, Espanha, Holanda e Suécia (Março de 2008).
Os professores destes países negam tal afirmação. O modelo que maiores
semelhanças tem com o português é o chileno, mas seja mesmo assim menos
burocrático. Estamos pois perante o sistema de avaliação mais burocrático do
mundo, e que fomenta o fim do trabalho cooperativo nas escolas. Não admira que
ao aperceber-se da gravidade do problema, o próprio ME tenha vindo a apelar
para que cada escola simplifique o sistema, criando desta forma uma disparidade
de modelos e de critérios de avaliação no país.

Consultas:

Avaliação de Professores na Alemanha

1. Categorias. Não existe qualquer categoria similar à de professor titular. Apenas existem quadros de escola, tal como existia em Portugal.
2. Aulas Assistidas: Acontecem durante o período de formação e depois de 6 em 6 anos. A aula tem a duração de 45 minutos e é assistida pelo chefe da Direcção escolar. Essa assistência tem como objectivo a subida de escalão. Depois de atingido o topo da carreira, acabaram-se as aulas assistidas e não existe mais nenhuma avaliação.
3. Horários dos Professores. Não existe diferença entre horas lectivas e não lectivas. Os horários completos variam entre 25 e 28 horas semanais.
4. Avaliação de Alunos. As reuniões para efeito de avaliação dos alunos têm lugar durante o tempo de funcionamento escolar normal, nunca durante o período de interrupção de actividades ou de férias. Tanto na Alemanha como na Suíça, França e Luxemburgo, durante os períodos de férias as escolas encontram-se encerradas.
Encerradas para todos, alunos, pais, professores e pessoal de Secretaria. Os
alunos e os professores têm exactamente o mesmo tempo de férias. Não existe
essa dicotomia idiota entre interrupções lectivas, férias, etc.
5. Horários escolares: Nas escolas de Ensino Primário as aulas vão das 8.00 às 13
ou 14 horas. Nos outros níveis começam às 8 .00 ou 8.30 e terminam às 16.00
ou, a partir do 10° ano,às 17.00.
6. Férias: cerca de 80 dias por ano, embora possa haver ligeiras diferenças de Estado para Estado.
7. Máximo de alunos por turma: 22

Avaliação de Professores na Suíça

1. Categorias. Não existe qualquer categoria similar à de professor titular.
Apenas existem quadros de escola (Professores do quadro).
2. Aulas Assistidas: Estas aulas só ocorrem durante a formação e para a subida de
escalão.
3. Férias. As escolas durante o período de férias estão encerradas. Total de dias de férias: cerca de 72 (pode haver diferenças de cantão para cantão) .
4. Os horários escolares: Idênticos aos da Alemanha. Até ao 4° ano de escolaridade, inclusive, não há aulas de tarde às quartas-feiras, e terminam cerca das 11.30.
5. Máxima de alunos por turma: 22.

Avaliação de Professores na Bélgica

1. Categorias. Não existe qualquer categoria similar à de professor titular. Apenas existem
quadros de escola (Professores do quadro).
2. Aulas Assistidas. As aulas Assistidas só ocorrem quando são solicitadas pela direcção da escola, mas não contam para efeitos de progressão dos docentes.
3. Avaliação das Escolas.
A avaliação dos professores está englobada na avaliação das escolas. Avalia-se
o trabalho da escolas, e desta forma o trabalho dos professores que nelas
exercem a sua actividade.

Avaliação de Professores na Inglaterra e País de Gales

1. Categorias. Os professores do ensino público estão divididos
em função de duas categorias salariais: A Tabela Salarial Principal (dividida
em 6 níveis) e a Tabela Salarial Alta (dividida em 3 níveis).
2. Avaliação. A progressão nas tabelas depende dos resultados da avaliação
contínua e que envolve o director da escola, o conselho directivo eos 'avaliadores de 'performance'.

Avaliação de Professores na França

1. Categorias. Não existe qualquer categoria similar à de professor titular.
2. Aulas assistidas. As aulas assistidas só ocorrem no mínimo de 4 em 4 anos, a regra é de 6 em 6 anos, e são observadas por um inspector com formação na área do professor. O objectivo destas aulas é essencialmente formativo, tendo em vista ajudar os professores a melhorar as suas práticas lectivas.
3. Progressão na carreira. Para além da antiguidade, são tidos em conta os resultados da observação das aulas e as acções de formação frequentadas pelos professores.

Avaliação dos Professores em Espanha

1.Descentralização. A única legislação nacional que existe sobre avaliação dos professores e sistemas de promoção contemplam apenas o ensino básico. Cada 'Comunidade Autonómica' estabelece os seus próprios critérios para a progressão dos professores.
3. Avaliação.
Embora não existam progressões automáticas, na maioria dos casos as mesmas são
feitas com base na antiguidade.

Avaliação de Professores nos EUA

1. Descentralização.. Cada um dos 13 mil distritos escolares tem os seus próprios
critérios de recrutamento, de carreira, avaliação de desempenho, promoção ou de
pagamento.
2. Avaliação. Não existe um sistema único de avaliação. Nos distritos onde existe avaliação, esta pode ser feita pelo director da escola ou entre os próprios professores.
3. Progressão. Em geral os aumentos salariais são feitos em função do tempo de serviço.

Avaliação de Professores no Chile ( A grande inspiração)

O Ministério da Educação de Portugal terá copiado o modelo chileno de avaliação ?. ( Consultar ) .
Estes modelos foram já objecto de uma comparação muito elucidativa das suas semelhanças e diferenças.
Comparação Modelo de Avaliação Português / Modelo de Avaliação Chileno

Periodicidade

Portugal:
1. A avaliação global é feita de 2 em 2 anos.
2. A avaliação serve sobretudo para contagem de serviço para a progressão na carreira (existem cotas para a categoria de titulares).

Chile:
1. A avaliação é feita de 4 em 4 anos.
2. A avaliação serve sobretudo para premiar financeiramente os melhores desempenhos, os quais pode ir até 25% do salário mínimo nacional chileno (não existem cotas para estes prémios).
Instrumentos de Avaliação

Portugal:
1. Fichas de auto-avaliação do professor;
2. Ficha dos objectivos individuais de cada professor;
3. Ficha de avaliação dos objectivos individuais do professor;
4. Portefólio do professor
5. Avaliação do portefólio do professor avaliado;
6. Entrevista pelo professor avaliador. Implica o preenchimento de ficha de
avaliação.
7. Avaliação pelo coordenador do Departamento Curricular. Implicando o preenchimento de ficha de avaliação).
8. Avaliação pela Comissão Executiva (Director). Implica o preenchimento de ficha de
avaliação).
9. Assistência do avaliador a pelo menos 3 aulas em cada ano lectivo. Implica o preenchimento de 3 fichas de avaliação.

Chile:
1. Fichas de Auto-avaliação;
2. Entrevista pelo professor avaliador;
3. Avaliação do director ou do chefe técnico da escola;
4. Portfólio, que inclui a gravação em vídeo de uma aula, de 4 em quatro anos.

Níveis de Desempenho e Resultados da Avaliação

Portugal:
1. Excelente (com cota fixada pelo governo). Duas vezes seguidas reduz em quatro anos o tempo de serviço para acesso à categoria de titular; Quatro vezes seguidas dá direito a prémio de desempenho.
2. Muito Bom (com cota fixada pelo governo). Duas vezes seguidas reduz 2 anos o tempo;
3. Bom. Classificação mínima necessária para progredir.
4. Regular. Não progride. Proposta de acção de formação contínua;
5. Insuficiente. Não progride. Pode determinar a reconversão profissional.

Chile:
1. Destacado ou Competente. Recebe um abono suplementar mensal. O abono dura três e quatro anos.
2. Insatisfatório. Repete a avaliação no ano seguinte. Se na segunda avaliação tiver o mesmo resultado deixa de dar aulas, durante um ano. Se tiver uma terceira avaliação negativa
sai da carreira, mas recebe um abono.

Nota: Esta informação é a verdade, sem demagogias e não serve para caçar votos. Envia-a ao maior número de colegas possível, seguindo o princípio que indivíduo informado vale por
dois.
Não nos podemos deixar enganar !!!

9 comentários:

Anónimo disse...

O Sr. Secretário de Estado, agora muito preocupado com o conforto e bem de estar dos alunos, diz ele que alguns fazem longas distâncias até chegarem ás escolas, claro fecharam tantas, mas como ia dizendo, o Sr. está preocupado com os alunos e quer as escolas abertas com comidinha e todos os serviços de apoio a funcionar.
Que tal os profs aproveitarem para pedirem alguns serviços que precisam, por ex:aquecimentos!
Estes nossos, por mim dou a parte que me calha,governantes, só são rápidos a resolver problemas de bancos administradores de fortunas, atão podiam dar-se ao luxo de deixar falir o banco dos ricos e de pobres como o Sr. Presidente da República que tem lá as as migalhinhas, que foi juntando com sacríficio ao longo de anos.
Também lá estão poupanças de agricultores, nomeadamente os dinheirinhos da Comunidade Europeia e claro dinheirinho de homens de negócios de futebol do Porto.
Para todos os Capitalistas há milhões, para quem trabalha não há nem tostões para recuperar empresas, fábricas e as minas de Aljustrel.

Enfim é um governo xuxa já se vê

Viva a greve dos Professores
Viva a luta dos explorados contra os exploradores.
Não pode haver conciliação possível nesta luta, não ás convergências a qualquer preço.
Vivam os Trabalhadores e o seu Partido, o Partido Comunista Português

Abraços da Lagartinha de Alhos Vedros

Ana Camarra disse...

Camarada

Se existe coisa que esta corja é, é sem duvida original.
Quanto mais se desvalorizar a Educação melhor para os seus objectivos, assim promovem o ensino diferenciado entre o publico e o privado, desgastando o publico, esvasiando-o de conteudos e tentanto construir uma geração com menos capacidade reinvindicativa.
Espera aí, eu disse que eram originais?!
Não, Salazar fez o mesmo, de outra forma mas o mesmo.
Nem isso são, autistas sim, originais não

Um beijo

Anónimo disse...

Ai o nosso Governo, os putos não tiveram aulas, mas o Sr. Valter Lemos diz que os Profs não atingiram os seus objectivos!!!
Claro que houve algumas escolas abertas, com um prof( como se sentiria?e as auxiliares que não estavam em greve!!!
Todos sabemos o que quer o governo, é exactamente o que nos diz a Ana Camarra, para além de impedir a progressão dos professores na sua carreira e assim pouparem, para terem para gastar com os banqueiros
Esta gente não presta mesmo!

Mas preocuparam-se com o BPN, tadinhos deles...pois até tinham avião para transportar prostitutas, para animação do final das reuniões da administração
Gente fina, pois claro,gente muito séria, claro com tanta despeza levaram o banco ao fundo.
Filhos da puta, peço desculpa, eu nunca disse que era fina, mas uma Lagartinha até se passa, sim porque o meu sangue é quente

Noutro Pais, tudo isto seria caso de polícia, aqui é caso de ajudinha a esta corja de ordinários,exploradores de quem trabalha.

Abraços da Lagartinha de Alhos Vedros

Anónimo disse...

Isto é uma verdadeira rede de malfeitores, esta gentalha, parasitas da Sociedade.Pois esse tal Oliveira e Costa, que até foi Secretário de Estado de Cavaco, seu Homem de confiança, meteu como seu hmem de mão um tal Oscar Silva, economista, que por sua vez é sócio de um Tal Benjamim Correia, conhecido no mudo da noite Nortenha.

Isto tem muito que se lhe diga, mas fica tudo abafado, o outro esta preso mas deve sair antes do Natal, por razões humanitarias, é velho, doentinho, etc.
A crise não é para todos!
Triste País, governado por esta gente p.s, que só protege desavergonhados.
Um Abraço forte para os amigos que por aqui vêem conversar

Merceeiro Honesto

Dr. Jekyll e Mr. Hyde disse...

PORQUE RAIO APAGA O DOUTOR NUNO CAVACO OS COMENTÁRIOS?

Dr. Jekyll e Mr. Hyde disse...

MAS O OLIVEIRA E COSTA É SUFICIENTEMENTE CORAJOSO PARA DAR A CARA, E TU MERCEEIRO LADRÃO QUE NEM IMPOSTOS PAGAS?

Ana Camarra disse...

Nuno

Realmente um perfil ciado em Dezembro, só para embirrar contigo é mesmo coisa á Dr. Jekyll ou será de Mr Hyde?!
Uma coisa de mentes perturbadas...~

Beijos camarada

nunocavaco disse...

Camarada só consideremos quem queremos. No meu caso a minha camarada tem muito valor e o resto é conversa.

Bjo

LuisPVLopes disse...

Dr. Jekyll e Mr. Hyde

Pois, a tradução cá para mim é:
PS (Partido dos Sabujos) e o BE, (Brincar às Esquerdas, muleta do PS que por enquato, se esconde ou em inglês se Hyde)
Esperem pelas eleições em 2009, onde o PS não vai ter maioria absoluta e, é ver os Brincalhões às Esquerdas (BE), a correr para o colo da intrujona canalha do Partido alegadamente Socialista.

Abraço ao pessoal do Banheirense

Ouss