2009-04-10


Recuperação do Convento de S. Paulo

Para quem conhece o Convento de S. Paulo localizado no Parque Natural da Arrábida às portas de Setúbal sabe da beleza existente neste local, zona arborizada com um parque de merendas onde perto do convento existe uma fonte de água. O edifício foi adquirido pela Associação de Municípios da Região de Setúbal durante a década de oitenta mas só agora foi iniciada (esperemos) a recuperação. Este local tem sido ao longo destas três décadas completamente destruído. Conheci o local no início da década de 90 e na altura, ao entrar neste local mesmo em pleno Agosto ressentia-mo-nos da humidade ai existente: a água era distribuída por toda a área em canais em forma de meio-cano; a vegetação era muito diversificada e luxuriante; o edifício era coberto pelas trepadeiras, tanto no exterior como no átrio interior; existiam ainda azulejos nos vários espaços do convento. Passados alguns anos quando regressei, o fogo tinha consumido a área e os canais de agua já não existiam nem a humidade, o edifício tinha sido vandalizado e os azulejos desaparecido. Há pouco tempo tentei visitar o local mas estava interdito. Este fim-de-semana passei por lá e fiquei surpreendido por ver finalmente, embora tarde (mais vale tarde que nunca), que o convento estava finalmente a ser recuperado. Não sei o que está previsto para o local, só espero que continue a ser um local onde a população tenha fácil acesso, pois este é um património que deve ser desfrutado por todos aqueles que gostam de aliar cultura com natureza.

1 comentário:

Unknown disse...

Sobre o descaminho de estatuária, azulejos e elementos arquitectónicos de edifícios históricos nacionais, recomenda-se a consulta ao site americano da actividade comercial do, até á pouco tempo, presidente da Associação Portuguesa de Antiquários, onde se pode observar um inacreditável catálogo de peças desses géneros, actualmente á venda nos E.U.A. (e só do estabelecimento de Palm Beach pois as peças mais valiosas estão expostas em Manhattan).

http://www.solarantiquetiles.com/

Não obstante não duvidar da licitude desta actividade, que não ponho em causa, é pertinente interrogarmo-nos sobre quantas destas exportações definitivas de património histórico-artístico com mais de cem anos, é que foram solicitadas, e autorizadas pelos serviços competentes do Ministério da Cultura ?

Antiquário que até presta serviços de consutadoria á PJ no programa "SOS Azulejo" (?).

http://mais.uol.com.br/view/7945qmbpogar/tradicionais-azulejos-de-lisboa-sao-cada-vez-mais-roubados-0402306ECC916326?types=A&

Peças que há cerca de duas décadas são sistematicamente furtadas em Portugal por catálogo e por encomenda, por elementos de uma organização criminosa internacional, constituida por bandos de gatunos operacionais, de etnia cigana, e seus associados italianos e dos Países Baixos, que os organizam e distribuiem a mercadoria ilícita pelo mercado mundial. Indivíduos sobejamente conhecidos das autoridades judiciais nacionais, e internacionais, e que estranhamente não são eficazmente combatidos. Sendo classificados de um "grupo de ladrões ainda não identificado" !

http://sic.aeiou.pt/online/video/informacao/Reportagem+Especial/2009/1/sospatrimonio.htm

Faz-se entretanto pesquisa na net, designadamente na Ebay, para alegadamente cumprir e explicar o desempenho de funções, onde se detectam azulejos avulso, produto da pequena delinquência, e "esquece-se" o impune "comércio a grosso" das obras de arte valiosas.

http://video.msn.com/video.aspx?mkt=pt-br&vid=6f951fda-f648-4302-a426-462c531a269d

http://mais.uol.com.br/view/1575mnadmj5c/roubo-de-azulejos-em-portugal-ameaca-patrimonio-historico-040262DCC16366?types=A&

Bustos roubados estão certamente a ter muita procura entre os clientes estrangeiros desta organização criminosa, e designadamente no Alentejo e nas cercanias de Lisboa têm sido furtados vários com características semelhantes e sempre antigos.

http://alandroalandia.blogspot.com/2008/04/estatuetas-da-fonte-esto-de-regresso.html

http://riodasmacas.blogspot.com/2009/05/roubo-de-estatuaria-em-colares.html

http://altodapraca.blogspot.com/2009/05/monumento-nacional-assaltado.html

http://odistritodeportalegre.com/noticia.php?codigo=241

Cumprimentos