2009-06-24


Os Keritsu são uma banda portuguesa de JRock (rock japonês). Banda de originais com musicas escritas em Inglês e japonês. Embora se assumam como banda setubalanese, os seus elementos são oriundos de vários pontos do distrito. Juntaram-se pela paixão comum pela cultura e som que nos chega do oriente através das bandas sonoras dos filmes de animação japoneses. Recentemente lançaram no seu sitio da internet mais uma música escrita em japonês.

2009-06-22

Plenários na Autoeuropa foram uma grande resposta
por O Faísca [*]

Os plenários recentemente realizados na Autoeuropa confirmaram o sentimento de contestação dos trabalhadores da empresa. Foram uma resposta clara de que não se pode continuar a seguir a mesma linha de cedência até que um dia já não haja mais direitos consagrados aos trabalhadores.

Duas ideias sobressaíram: que os trabalhadores têm uma vida pessoal, familiar e social; que os trabalhadores não podem continuar a pagar a crise perante os altos rendimentos dos cargos executivos ligados à marca ou ao grupo.

O trabalho suplementar acresce de retribuição suplementar precisamente por se tratar de trabalho prestado no horário de descanso do trabalhador, descanso para que este possa desfrutar de actividades sociais, familiares, desportivas, culturais, etc. Daí ter que ser paga com acréscimos porque priva, durante esse tempo, o ser humano de outras actividades necessárias ao seu bem-estar, para além da actividade produtiva material. Aliás, que sentido faz apontar o alargamento da semana de trabalho quando existe uma saturação de mercado?

Já em relação aos rendimentos dos administradores da Autoeuropa, continua a nossa pergunta: quais os seus salários mensais, que prémios recebem e outras gratificações, já que foi tornado público que os 5 gestores de topo do grupo VW, em conjunto, somaram em 2008 um rendimento anual de 45,4 milhões de €uros, ou seja, um aumento de 175% em relação a 2007?

Em relação à produção, não produzimos mais devido à falta de capacidade da fábrica fornecedora de motores, o que confirma que, também ali, a solução é o seu incremento e não o ataque aos direitos consagrados.

O sentimento demonstrado pelos trabalhadores nos Plenários realizados não pode ser ignorado pela Administração e pela maioria da CT. nas negociações em curso.


17/Junho/2009

--------------------------------------------------------------------------------

Braços para trabalhar – Cabeça para pensar
Os últimos plenários realizados recentemente foram um ponto alto em que os trabalhadores demonstraram que têm braços para trabalhar e cabeça para pensar. Perante a firmeza demonstrada, a administração viu-se obrigada a recuar e retocar a sua proposta/imposição.

É mais que evidente que não é a crise, ou seja, a quebra de produção que até aqui têm alegado, que mais preocupa administração. A pressão que tem sido feita sobre os trabalhadores para impôr o aumento da semana de trabalho de 5 para 6 dias (incluindo os sábados), para além de ser totalmente contraditória com a situação de baixa de produção face à capacidade produtiva instalada, representa uma vez mais uma vergonhosa chantagem a que a administração não se coibiu de recorrer de forma rasteira. O seu objectivo é liquidar direitos aos trabalhadores, passando por cima da própria Legislação cuja revisão, apesar de a ter agravado, não foi aquilo que realmente pretendia o grande patronato, impedido pela luta corajosa que os trabalhadores portugueses moveram nestes últimos anos.

Uma vez mais, respondendo ao apelo da administração através do comunicado dirigido aos trabalhadores, não faltaram fazedores de opinião, os escribas do costume a até Belmiro de Azevedo botou sermão, numa ardilosa campanha para tentar isolar os trabalhadores da Autoeuropa da opinião pública, uma campanha onde não faltaram a mentira e a manipulação para se alcançarem os objectivos que apenas interessam ao grande capital. O governo português, através do Ministro da Economia, juntou-se ao coro, numa clara opção de classe. A crise precisa de uma saída, mas não pode passar por cima do esforço e do sacrifício dos mesmos do costume: os trabalhadores. Os lucros obtidos no passado devem servir para ultrapassar a crise do presente.

Segundo notícias surgidas na comunicação social, a recente reunião anual de accionistas da Volkswagem decidiu aumentar os dividendos em relação ao ano de 2007. Assim, referente ao ano de 2008 foram distribuídos mais de 700 milhões de euros.

Por outro lado não podemos esquecer que o governo português disponibilizou cerca 900 milhões de euros para o chamado Programa de Apoio ao Sector Automóvel (PASA) para que as empresas ultrapassem as quebras de produção/vendas, evitando despedimentos e garantindo os salários aos trabalhadores abrangidos.

Perante este cenário de luta em que se encontram os trabalhadores da Autoeuropa, é preciso ter ânimo e resistir às ofensivas da administração. Os comunistas estão na primeira linha na defesa dos postos de trabalho. Fazem-no de cabeça erguida, sempre com os trabalhadores e garantem tudo fazer para que os nossos direitos, liberdades e garantias sejam respeitados.


29/Maio/2009
[*] Boletim da Célula dos Trabalhadores do PCP da Autoeuropa.

2009-06-19

A propósito das eleições no Irão.

2009-06-08

Resultados na Vila da Baixa da Banheira

Baixa da Banheira

CDU................. 3420, 41.87%
PS................... 1640, 20.08%
BE................... 1347, 16.49%
PSD................... 574, 7.03%
CDS-PP............... 326, 3.99%
PCTP/MRPP.......... 153, 1.87%
...

Vale da Amoreira

CDU.................. 639, 24.69%
PS ................... 570, 22.02%
PSD .................. 544, 21.02%
BE ................... 339 13.10%
CDS-PP .............. 209, 8.08%
PCTP/MRPP........... 52, 2.01%
...

Resultados do Concelho da Moita

PCP-PEV 35.31%, 7924 votos
PS 20.71%, 4647 votos
B.E. 16.78%, 3765 votos
PPD/PSD 10.6%, 2379 votos
CDS-PP 4.98%, 1117 votos
PCTP/MRPP 1.98%, 445 votos
MEP 1.04%, 233 votos
MPT 0.67%, 150 votos
P.N.R. 0.63%, 141 votos
P.H. 0.56%, 125 votos
MMS 0.53%, 119 votos
PPM 0.32%, 72 votos
POUS 0.14%, 32 votos

2009-06-01

Encontro de "Os Verdes" sobre Eco-Desenvolvimento

No próximo dia 3 de Junho, quarta-feira, pelas 21.00 h, o Partido Ecologista "Os Verdes" promove um encontro sobre "Eco-Desenvolvimento".

Numa altura em que as catástrofes naturais devastam regiões imensas, em que a pobreza traduz a precariedade do desenvolvimento, as problemáticas ambientais se acentuam a ritmos preocupantes, é tempo de traduzir a sustentabilidade dos processos de crescimento no eco-desenvolvimento.

É com o objectivo de reflectir sobre estas matérias, com o objectivo de ter em cada pessoa um agente de mudança para um mundo e para um país melhor, que “Os Verdes” promovem um encontro subordinado ao tema “ECO-DESENVOLVIMENTO”.

Esta iniciativa terá lugar no Ginásio Atlético Clube, na Baixa Banheira, e contará com a presença de:

Nuno Cavaco
João Pedro Figueiredo
Heloísa Apolónia – Dirigente do Partido Ecologista “Os Verdes” e Deputada a Assembleia da República

Moderador: Jorge Taylor – Dirigente do Partido Ecologista “Os Verdes”

Com as eleições europeias surgem avaliações ao trabalho dos eurodeputados. Deixo aqui uma ligação a uma dessas páginas:

Relação entre todos os eurodeputados

Relação entre os eurodeputados portugueses


A Ilda Figueiredo é aqui apontada como a melhor eurodeputada portuguesa.

Também o GUE-NGL o grupo parlamentar europeu que a CDU faz parte apresenta os eurodeputados mais trabalhadores.