2006-01-31

Um pouco de história e nostalgia
O nosso amigo Brocas enviou-nos uma fotografia da equipa de ciclismo do G.A.C. - Ginásio Atlético de Clube. A fotografia, segundo o nosso amigo, é do início dos anos 80 e eu pouca idade tinha, pelo que preferia brincar a acompanhar o desporto da nossa terra. Mas deixo aqui um repto a todos, que tal reconstruirmos a história desta fotografia. Não percam a pedalada.

(Um muito obrigado ao Brocas pela colaboração)

18 comentários:

nunocavaco disse...

Parece que o Av1 no Alhos Vedros ao poder já "postou" sobre o assunto. É engraçado ele referir que a fotografia o fez recuar 30 anos, porque eu que nem 30 anos tenho ou ler o seu post recuei alguns também. Como dizia alguém, recordar é viver.

joao figueiredo disse...

Creio não estar muito enganado se disser que isto foi o "Grande Prémio de Ciclismo da Baixa da Banheira, realmente algures nos 80's. Com menos certezas diria ainda que foi mais ao menos nesta data que se realizaram as primeiras festas da Baixa da Banheira da "era moderna". Se assim foi, também nesta altura foi lançado o número zero do jornal A Voz da Vila. Tentarei confirmar estes dados.

joao figueiredo disse...

será que era mesmo a equipe de ciclismo do Ginásio? julgava que quem tinha ciclismo por esses tempos era o Banheirense..

Anónimo disse...

Era o Banheirense de facto. Teve uma boa escola da modalidade, que infelizmente desapareceu.

Se não estamos enganados este grande prémio é anterior às ditas «festas modernas». É de início dos anos 80.

Anónimo disse...

Nuno Cavaco, não se fie em certas informações que lhe dão sobre o ciclismo banheirense. Repare no informador, o gajo é de Alhos Vedros (olha o banheirismo a subir!).

nunocavaco disse...

Vou tentar falar com um ex-ciclista do banheirense para me contar. No entanto eu também tenho uma costela alhosvedrense, nasci em Alhos Vedros.
Um abraço

Anónimo disse...

Eu não quis anteriormente dizer que a equipa de ciclismo não era do Ginásio pois não tinha a certeza, pois não tenho qualquer memória de ciclismo no Ginásio mas sim no Banheirense( o que fica na estrada nacional )
por lá até passou Luis Sequeira que chegou a conseguir um honroso 10º lugar numa Volta a Portugal.
Por lá também passou o seu irmão Lúcio Sequeira que conquistou vários troféus nas categorias jovens, creio que depois acabou por não seguir carreira como sénior.
Deixo aqui um abraço ao meu amigo e colega de escola Lúcio.
Gosto da ideia de se escrever sobre a história do desporto banheirense, pois esta terra já deu alguns bons nomes ao desporto nacional.

joao figueiredo disse...

o ginásio teve uma boa equipa de ciclismo, e chegou mesmo a participar na volta a portugal, mas lá para os anos 60, se não estou em erro...

Anónimo disse...

A Baixa da Banheira está cheia de alhosvedrenses. ;-)

E falta traçar a história desse desporto, de algumas das suas figuras, dos seus emblemas. Seria mais interessante do que as monografias dos movimentos associativos.

nunocavaco disse...

Hélder se conseguisses falar com o teu amigo era importante para tentarmos escrever a história da modalidade.

Anónimo disse...

Eu actualmente não tenho o contacto do meu amigo mas, o irmão dele tem uma loja de bicicletas na Baixa da Banheira e conheço também pessoas do Banheirense que tiveram ligadas á modalidade como directores e técnicos e podemos falar com eles e ver o que se pode fazer.

Anónimo disse...

Pois... recuei até ao pré-25 de Abril, aí a 71, 72.

Mas na história do movimento associativo na BB não constam essas informações ?
Publicação da CMM, de José Rosa Figueiredo, online com uns brutais 26 Mb para descarregar ?

Eu vou ver, mas nenhum de vocês tem o livrito propriamente dito ?
Poupavam em telefonemas...

joao figueiredo disse...

tenho isso em casa, confirmarei mais logo

Anónimo disse...

Já vi...
Página 14 - Banheirense. Esqueceram-se do Serafim Vieira e do Vital Fitas que ainda tiveram um certo nome.
Foi a partir da sua decadência que surgiu em 1988 o Clube de Ciclismo da BB (p. 23).

E viva a banda larga...

Carlos (Brocas) disse...

Peço desculpa se induzi em erro mas prontos já foi a algum tempo atras e a memoria já era.

Mas foi salutar.

nunocavaco disse...

Caro Brocas eu agradeço a imagem e não acho que tenha errado, aliás fez desenrolar um gosto pela história e o tentar seguir de factos. Pode ser que um dia possamos escrever sobre a história da modalidade da Baixa da Banheira e aí o amigo Brocas deu um grande passo. Obrigado.

Unknown disse...

É de facto curioso e nostálgico ler estes comentários sobre a história do ciclismo Banheirense.

É com orgulho que vivi a história e fiz parte dela.

A Origem

"Foi em 31 de Julho de 1982 - Setúbal nos campeonatos distritais de rampa que se deu o começo desta secção de ciclismo. Pela primeira vez vários associados deslocaram-se para apoiar meia dúzia "putos" aqui da Baixa da Banheira. Os nossos sócios apoiaram-nos bastante com entusiasmo e alegria. Entre os sócios comentou-se: "porque não hão-de estes miúdos correr pelo Banheirense!?" Aqui ia aparecendo a origem da formação de ciclismo.
Os sócios que lá estiveram começaram por sentir o sabor da vitória, um desses miudos foi campeão distrital de rampa na categoria de ASPIRANTES. Os sócios do Banheirense festejaram.
1 de Agosto de 1982 - Lavradio, um circuito bem escalonado com vista espectacular, foi cenário de mais uma corrida onde os tais "putos" que estiveram em Setúbal também participaram. Foi mais uma jornada de sofrimento para os sócios e amigos, todos ansiosos pelo desfecho da corrida. E foi assim que os "putos" deram um espectaculo maravilhoso, as voltas foram correndo, aguardava-se o desfecho e nos últimos 500 metros uma imagem impressionante, a cor rubro das camisolas viam-se ao longe, aproximando-se da meta. Vitória para um atleta da Baixa da Banheira, uma alegria!
Assim nasceu o ciclismo no Banheirense, levando o nome da Baixa da Banheira por essas estradas fora.

Primeira equipa de ciclismo Banheirense:

Luís Sequeira - Sócio nº 140
Joaquim Bento - Sócio nº 400
Jorge Penha - Sócio nº 436
Vitor Risso - Sócio nº 427
Orlando Russo - Sócio nº 428
Joaquim Guimarães - Sócio nº 418
Joaquim Silva (treinador) - Sócio nº 361


Cumprimentos saudosos
Lúís Sequeira

Paulo Artur disse...

Ola a todos

Tenho algumas photos desse tempo do benheirense gostava de saber se a algem que tenha tamben algumas.

Paulo Artur - Equipa Quinta do Conde 2