2008-02-13

Humberto Delgado (15 Maio 1906 - 13 Fevereiro 1965)

4 comentários:

Anónimo disse...

A eternização no poder da CDU na Margem Sul baseia-se num mar de equívocos , muita propaganda e alguns mitos.

Dentro desta última classe tem sido útil à manutenção do poder por parte da CDU e à desculpabilização da sua ineficiência e inoperância no que se refere ao ambiente e qualidade de vida das populações , a criação do inimigo externo como causa de todos os males e de todas as perversões nas boas intenções do PCP.

É óbvio que o inimigo externo a abater é o denominado "Poder Central" como se o PCP estivesse à margem , como se esta margem não estivesse tão perto desse poder como a capital o está ... a razão denunciada de todos os males está em si nos Governos, em todos os governos de todos e quaisquer partidos que não incluam a clarividência da CDU.

Logo, tudo o que é feito... é consequência do empenho dos exemplares autarcas CDU, tudo o que não é feito... é culpa do Poder Central que "não investe na Margem Sul" , que não olha para a Margem Sul, que quer prejudicar a Margem Sul!!!

Inocentes de toda e qualquer critica está claro está a CDU , já que a culpa é sempre dos outros...

É muito curioso ver diáriamente exigências de deputados e outros eleitos do PCP em autarquias onde ,ou estão em minoria, ou nem sequer estão representados , não aplicando o mínimo dessas exigência nas autarquias por si geridas, é a velha história do "faz o que eu digo , mas não olhes para o que faço"...

A que propósito vem isto ? Bom vem a propósito da discrição com que são geridos investimentos do "mau" poder central na Margem Sul, lembro nos últimos anos , o alargamento da ponte 25 de Abril , comboio FERTAGUS até Setúbal e ligação à linha do Sul (e do Norte) , alargamento da A2, Construção do IC 32, Ponte Vasco da Gama , o Metro Sul do Tejo...agora o projecto do Novo Aeroporto de Lisboa ... não querendo ser exaustivo, não me parece mau o investimento dos Governos na Margem Sul ...

O que têm aproveitado os autarcas desta banda ?

Bom, face às acessibilidades e meios de transporte...têm betonizado, massificado a paisagem, permitido que a mancha de betão se alastre em mancha de óleo ... é isso que têm feito... de resto têm deixado degradar o espaço urbano e natural, têm abandonado o património histórico construído e ignorado e violado normas de protecção ambiental ... em suma , não tem havido um investimento dos municípios em complementariedade e acompanhando a dinâmica de investimento quer do Estado quer da União Europeia, nomeadamente em questões tão essenciais como o saneamento básico .

O espaço urbano da Margem Sul está degradado, está mal cuidado, não tem qualidade, por isso as obras que estão a ser feitas a propósito do programa POLIS , nomeadamente no Barreiro e na Costa de Caparica (apesar de não gostar de algumas das soluções encontradas) , são uma lufada de ar fresco fundamental à revitalização ... vejo um enorme trabalho e investimento do Estado (Todos Nós) nessa obra de renovação urbana na qual o silêncio das autarquias e dos autarcas é ensurdecedor, no mesmo local onde há um ano apareciam nos noticiários a criticar o mesmo governo e as mesmas instituições...

Será que as autarquias, nomeadamente a de Almada vão acompanhar o investimento ali feito via Polis para algo mais do que alimentar uma vez mais a especulação imobiliária ?

Olhando para o resto da Costa, nomeadamente o mega Bairro da Lata a nascer aos olhos de todos ali perto da Via Rápida... mas longe das vistas da autarquia...

Duvido !

Quem será que vão culpar desta vez?

joao figueiredo disse...

para os autarcas CDU já não era nada mau que o governo cumprisse a lei de financiamento das autarquias, e no caso particular do concelho de Almada e do "mega Bairro da Lata a nascer aos olhos de todos ali perto da Via Rápida" era muito bom que o ponto verde escrevesse a verdade sobre quem construiu e abandonou os bairros amarelo, branco e cor-de-rosa, por exemplo.

sobre as vias de comunicação na margem sul, basta comparar com as existentes a norte de Lisboa para se perceberem as diferenças de investimento.

mas pronto, o Cacém, a Amadora, Oeiras ou Sintra é que são bons exemplos de urbanismo...

Anónimo disse...

"mas pronto, o Cacém, a Amadora, Oeiras ou Sintra é que são bons exemplos de urbanismo..."

Excluíndo Oeiras e Sintra era melhor a CDU calar a boca, ó camarada.

Pelo menos em Oeiras sempre há o Tagus Park e mais dois ou três do género que serviram só para levar para o concelho as sedes das empresas mais lucrativas e inovadoras de Portugal, com o correspondente rejuvenescimento da população e as benesses "derramadas" para a Câmara Municipal como é de Lei.

O resto das trafulhices já nem é defeito mas feitio do autarca-político-tipo produzido neste rincão à beira-mar plantado.

O que isto tem a vêr com o Humberto Delgado e em que medida é que ele era um homem de Esquerda é que vocês me hão-de um dia explicar melhor.

Anónimo disse...

UM DIFUSO MAL-ESTAR

Relatório recente. Podem vêr excerto e link para o pdf e site original aqui.

Até mais.