O Voto contra do Partido Socialista
O Partido Comunista Português apresentou na passada Quinta-Feira, na Assembleia da República, um Projecto de Resolução sobre a Estratégia de Desenvolvimento para o nosso Distrito, depois de este ter sido discutido pelas Instituições da Região. Este projecto parte de um exaustivo diagnóstico que identifica problemas e potencialidades, que serve de base à formulação de objectivos e linhas de desenvolvimento estratégico nas áreas das acessibilidades e transportes, valorização territorial e ambiental, educação e qualificação profissional, reforço da rede de cuidados de saúde, construção e requalificação do parque escolar, desenvolvimento do aparelho produtivo, da inovação e da qualidade, do desenvolvimento turístico, da dinamização do sector primário e da valorização do potencial estuarino. O Partido Socialista votou contra!
A nossa intenção é enquadrar e enraizar no quadro de Desenvolvimento Regional Integrado e Sustentável do Distrito as infra-estruturas propostas durante décadas pelo PCP e que sucessivamente eram votadas negativamente ou com a “indiferença da abstenção”, quer pelo PS, quer pelo PSD, e que agora, finalmente o governo do PS anuncia, não sem a luta das populações, não sem recuos governativos e não sem inqualificáveis declarações de elementos do partido socialista - quem não sem lembra do deserto de ideias de Mário Lino ou das preocupações bombistas de Almeida Santos?
Com esta rejeição o partido socialista recusa o debate e a participação democrática das populações, das instituições do distrito, enfim dos maiores interessados.
Para além de tudo o que foi escrito, tenho por imposição moral, condenar a intervenção na Assembleia da República do Sr. Vítor Ramalho, deputado socialista eleito pelo nosso distrito, que a justificar este voto negativo, debitou entre tantas outras alucinações que o PCP, ou melhor a CDU, tem uma maioria conjuntural autárquica devida a uma fraca afluência às urnas, que quando aumenta gera vitórias do PS, como foi o caso em Setúbal com Mata Cáceres e no Barreiro com Emídio Xavier. O “nosso” deputado considerou também que o coração dos cidadãos do Distrito é favorável ao PS e do alto da sua sapiência desconsidera o PSD, CDS-PP e o Bloco de Esquerda, afirmando que os votos nestes partidos são perdidos ou não contam para este campeonato, porque não são capazes de vencer eleições autárquicas. A mim, isto parece-me ligeiramente arrogante e mostra a qualidade da democracia que o Sr. Ramalho defende, e que aliás está bem expressa no processo da Lisnave, conduzido pelo próprio, que o digam os trabalhadores da GESTNAVE. Mas não fica por aqui, para disfarçar, na parte final da sua intervenção, afirma que não é sectário ao contrário dos proponentes, tudo bem, mas quem recusa o debate e a participação democrática das populações, das instituições do distrito, não me parece que seja bem aquilo que afirma ser!
O que o PCP pretende com este projecto é que ao invés da falta de estratégia e de investimento por parte dos sucessivos governos no nosso Distrito, com as parcas justificações de que têm uma estratégia nacional para alegadamente não apresentarem a regional, que o Poder Central se articule com o vasto trabalho desenvolvido pelo Poder Local e pelas Instituições do Distrito, como é exemplo adequado o PEDEPES - Plano Estratégico para o Desenvolvimento da Península de Setúbal, participado por cerca de 300 entidades públicas e privadas, desde empresas a sindicatos, passando por autarquias e associações, o que convenhamos não é bem a linha política de PS e PSD- acabando com a visão caótica, subordinada aos interesses das multinacionais e dos grandes grupos económicos e financeiros, assumindo assim as suas responsabilidades no desenvolvimento da região e na melhoria das condições de vida das populações.
Por último e porque merece a nossa reflexão refiro também que o PSD votou contra, contrariando a lei das probabilidades, que lhe conferia desta feita uma abstenção na jogada. Ainda dizem que na política não existem surpresas.
Nuno Cavaco
Membro da DORS do PCP
8 comentários:
Camarada
Surpresas não direi.
Confirmações de que esta cambada é sempre movida por dúbios interesses de tachos e afins e que se para chegarem á magedoura for preciso prejudicar as populações que não os elegem fazem-no sem qualquer especie de consciencia.
Um abraço
Camarada, você já viu o que é que o palhaço do pontoverde escreveu sobre si no a-sul (www.a-sul.blogspot.com) ?
«COMO OS EXTREMOS SE TOCAM
- Da Baixa da Banheira sempre que aqui tomamos posição sobre Al Gore ou o aquecimento global, considerando que uma das suas causas, como o considera o Nobel da Paz e um painel de reputados cientistas , é a actividade humana e os gases com efeito de estufa , sempre tivemos um contraditório assinado por Nuno Cavaco, Ilustre membro do PCP local e autarca , uma posição aliás idêntica à de ... George Bush!
- Sempre que aqui também falamos do uso da bicicleta e incentivamos esse uso , temos recebido alguns "mimos" de gozo vindos também da área do PCP , pois é exactamente o que alguns membros do ... Partido Republicano fazem nos USA (clique ) , curioso , não ?
Estarão os Republicanos muito à esquerda , ou o PCP bem instalado com ideias de direita, uma coisa é certa, os supostos extremos , bem que se tocam...»
Não vi mas vou ver.
Quando comecei a escrever sobre aquecimento global, alertei para esta postura, quem opina de forma diferente é catalogado como amigo das petrolíferas ou amigo do BUSH.
Mas o mais curioso é o louvor a GORE e a referência ao prémio nóbel. Quem não se lembra dos bombardeamentos na Jugoslávia? Como é que alguém que ordenou estes bombardeamentos pode ser um nóbel da paz?
Quanto aos reputados cientistas..., também existem outros com opinião contrária, mas esses são os amigos ...
Vivam as FARC.
Viva a Festa do Avante.
Viva Nuno Cavaco.
Viva o Papa.
viva o nuno cavaco, o meu comunista preferido
nuno cavaco para presidente da moita
Nuno Cavaco em Presidente!?... só se o lobie de Alhos Vedros perder na demanda daquela Concelhia.
Enviar um comentário