2008-11-04

Não aceitamos ser prejudicados, mais uma vez!!!

O Programa de Investimentos e Despesas de Desenvolvimento da Administração Central, vulgarmente conhecido como PIDDAC, apresentado pelo governo do partido socialista segue a tendência dos anteriores. Para 2009 prevê uma redução efectiva do investimento na Península de Setúbal, adiando o investimento em equipamentos e investimentos de máxima importância para a região. Na prática, o governo inscreveu mais 84,7 milhões de euros no PIDDAC em relação ao ano passado, com um total de 180 milhões de euros, mas estes diluem-se em alguns investimentos como: o estabelecimento prisional de Grândola, a ampliação do molhe leste do Porto de Sines, a variante Alcácer- 2ª fase e a ligação “Sines-Grândola Norte”, perfazendo mais de 113 milhões de euros. Este aumento em PIDDAC é muito localizado e específico e apesar de ser muito propagandeado não está orientado para resolver os problemas do distrito. Estudando um pouco mais esta questão, poderemos constatar que estes investimentos poderão ter como objectivo a entrega das actividades portuárias a grupos privados – à GALP e PSA no porto e a entrega das actividades logísticas na plataforma do Poceirão à Mota Engil, que tem na sua administração, Jorge Coelho, ex- ministro, ex-porta voz e “ex-homem do aparelho” do partido socialista.

Nos últimos anos, o Distrito de Setúbal foi o mais penalizado em termos de investimento da Administração Central. De 2002 a 2007 as verbas inscritas neste programa diminuíram em cerca de 60%, com a justificação da crise, mas com um aperto onde o espigão do cinto não encaixava nos mesmos furos, porque nos restantes distritos as verbas foram reduzidas em 20%, cerca de 3 vezes menos. Nestes últimos anos não foram feitos investimentos em áreas fundamentais como a saúde, educação, acessibilidades, associativismo e segurança.

Mas se ao nível do Distrito e da Península de Setúbal as contas foram as referidas, a nível concelhio assistimos nesta proposta a uma verdadeira castração das populações. O concelho da Moita vê reduzido o investimento previsto em 89,1%, o concelho da Alcochete em 88,7%, o do Barreiro em 61,3%, Palmela em 48,4%, Seixal onde as reduções chegam aos 25%, mas pelo contrário a verba prevista para o concelho do Montijo aumenta cinco vezes para obras de cariz essencialmente municipal. São números expressivos, que falam por si, mas que devem ser do conhecimento de todos.

Pode-se dizer que neste governo encarnou o espírito de ajudar os poderosos, porque com o dinheiro do orçamento do estado, ou seja com o dinheiro de todos os portugueses, consegue socorrer a banca com milhões de euros e na mesma leva fechar Centros de Saúde e Escolas e não investir em equipamentos e infra-estruturas essenciais para os portugueses como Hospitais, Escolas, Instalações de Forças de Segurança e Acessibilidades. Sendo já da História da Sociedade e da Economia do século passado, que os períodos e locais em que houve maior prosperidade no mundo corresponderam exactamente aos períodos e locais onde houve uma melhor redistribuição da riqueza, e apesar da crise financeira, económica e social que se nos apresenta, Sócrates e o PS preferem continuar na mesma rota: Tirar aos pobres para dar aos ricos!

Mais uma vez a luta é o caminho! O PCP, não esquecendo uma vez mais e como sempre, as dificuldades por que passam os trabalhadores e o povo português, proporá na Assembleia da República as alterações necessárias para que este instrumento corresponda aos interesses das populações, dos trabalhadores logo, também obrigatoriamente, do desenvolvimento do país.

Nuno Cavaco
Membro da DORS do PCP

6 comentários:

Anónimo disse...

Pois é amigo Nuno, este governo do P.S. é uma caixa de surpresas, quando nós pensamos que já vimos de tudo, aparece sempre mais.
Bom, o PIDDAC não é propriamente uma surpresa, quando foi que as autarquias CDU foram contemplados com financiamento para os seus projectos?
Não se aguenta, agora o Sócrates diz que é hora de se apoiar o Sr. Governador do Banco de Portugal...Pois o Sr. Constâncio, sabe-se lá porquê, não reparou nas falcatruas do BPN,depois o Sr Vieira da Silva meteu lá o dinheirinho da Segurança Social, também não sabia que naquele banco vários auditores, tinham sido dispensados, por terem concluído que existiam práticas clandestinas.
Enfim tudo claro e democrático!
Não se podem trucidar?

AI as coisas que me contam, disseram-me que a SrªGovernadora Civil de Setúbal, tem para seu uso 5 carros, entre BMW e Citroens, pois é para não se enjoar, fica mais barato ao Governo Cívil dar-lhe 5 carros do que aturar-lhe os enjôs e apanhar vomitado!

Abraços
Lagartinha de Alhos Vedros

Anónimo disse...

O PS não gosta do distrito de setúbal e gosta ainda menos da Moita.

Espero que a população da Moita continue a não gostar do PS e dos seus afilhados o BE.

Anónimo disse...

Qual a razão porque o nunocas, a seguir a um post, algum tempo depois para tentar disfarçar, efectua um comentário?

Anónimo disse...

Que engraçado, sobre o post, nada ...

Há que denunciar

Anónimo disse...

Quando andaram a lamber o cu á eurudice, para serem, e foram, contemplados com a verba do picdac para a ampliação da colectividade dos Alentejanos que é só a 2ª sede do PCP na BxB, não refilaram, e trataram de guardar o dinheirinho que tanto geito dá.

Anónimo disse...

Zé Lecas veja como isto está mal, você sendo do partido socialista acha bem que a Dona Euridice contemple alguém. Quem é a Euridice para ter determinado poder?

Você acha que num país em condições essa senhora era governadora civil?

Que é essa dos Alentejanos serem a 2ª sede do PCP na BxB, não será também o União Banheirense, o Ginásio, o Juventude, o CAB?

Com vê os membros do pcp são activos e dão muito à comunidade