2009-09-11

"No concelho da Moita a candidata do PS considerou o Bloco de Esquerda um aliado objectivo do Partido Comunista, o efeito dos seus 12 % de votos nas últimas autárquicas foi nulo, conseguiu um vereador, mas ao fim de 4 anos qual foi a eficácia desse vereador, comparada com a possibilidade do PS ter retirado a maioria absoluta à CDU? Eurídice vincou este desperdício de votos, acabando por considerar o voto no Partido Socialista, o único partido capaz de ser alternativa e retirar a maioria absoluta ao PCP, no município da Moita." - publicado no jornal o rio


Mais um exemplo de democracia. Penso que é lastimável esta forma de fazer política. Como sabem não sou simpatizante do Bloco de Esquerda mas penso que todas as forças políticas merecem respeito, o que não foi manifestado por Eurídice Pereira. O Partido Socialista mostra aqui desprezo pelos portugueses que residem no concelho da Moita e optam por votar no Bloco de Esquerda.
Por último, o reconhecimento de que o famoso taco a taco era um bluff, de que apenas o PS poderia retirar a maioria absoluta à CDU é o reconhecimento de que esta força faltou à verdade, porque tinha conhecimento de que não havia um taco a taco mas sim uma grande dificuldade em ganhar a Câmara Municipal da Moita. Um comportamento diferente tem Luís Nascimento em entrevista dada ao jornal o rio, onde refere que tem sondagens que dão a vitória à CDU, podendo o PSD vir a eleger 2 deputados e assim forçar uma maioria relativa da CDU.
Estamos em campanha eleitoral é altura de apresentar projectos, ideias e valorizar a discussão elevada. O voto útil não é o voto no PS e no PSD, é qualquer voto que combata a abstenção e que assim sirva para eleger a nossa Assembleia da República, as nossas Assembleias Municipais e das Freguesias e a nossa Câmara. O voto útil é aquele feito em consciência, quer seja no BE ou PP. Claro que eu como militante do PCP considero que o melhor voto é na CDU, mas como democrata só posso entender que todos os votos são úteis e quando se vota não se desperdiça, constrói-se um mundo melhor!

14 comentários:

Anónimo disse...

Belo texto!
Gosto de aprender contigo!
Cá nos encontraremos nas voltas da campanha da CDU
Um abraço
Lagartinha DE Alhos Vedros

Anónimo disse...

vamos por partes Nuno:

actualmente na moita o LN está a ser um aliado da CDU.
Se não é vai ser dai a sua defesa por parte do Nuno.
Euridice nunca prestou para nada, não era agora que iria prestar.

E por ultimo, o BE e não me refiro ao Concelho, está a colocar a CDU em quarto lugar no raking.

Não será por isso que o Nuno escreve este texto tão subtil?

Anónimo disse...

Caro Nuno, saír em defesa do BE e do PSD é muito bonito da sua parte, no entanto acredito que vindo de si fácilmente se percebe qual o seu objectivo.

Se tivesse estado presente no jantar convívio da passada sexta-feira nos Alentejanos (ao contrário do que possa pensar, teria sido bem recebido tal como foram alguns camaradas seus), teria tido oportunidade não só de confraternizar com centenas de conterrâneos como também de assistir a um conjunto de intervenções de pessoas de boa fé com ideias para o concelho e sobretudo para a Baixa da Banheira.

Reduzir o PS e a candidatura "Sim, nós vamos fazer!" a uma intervenção da candidata n.3 do PS pelo distrito de setúbal às legislativas, demonstra no mínimo falta de rigor na sua análise.

Euridice Pereira quando candidata às autárquicas 2005 assumiu a responsabilidade pelo "julgamento" que o povo manifestou nas urnas.
Agora, autárquicas 2009, as pessoas são outras, mas com a mesma e legítima vontade de vencer de forma a pôr em prática os projectos e modelos em que acredita.

Por fim deixe-me dizer-lhe que estive presente no jantar, e ao caminhar pela rua ouvia duas pessoas a comentar uma para a outra perante tanta movimentação nas imediações da sociedade:

- "O que é que passa aqui hoje?"
- "Parece que é um jantar-convívio do PS"
- "Não se cansam de levar porrada!"

Humildemente digo: Quando acreditamos numa causa, quando temos ideias e convicções, não podemos baixar os braços e deixar de lutar pelos nossos ideais.
Aliás se assim não fosse a nossa geração não vivia hoje em democracia, certo?

Saudações democráticas.

Anónimo disse...

Saudações democráticas para sim também.
Concordo consigo quando afirma."Quando acreditamos numa causa,quando temos ideias..." eu acrescento ainda ideais,porque nós no PCP, temos ideais,como sabe somos Marxistas/Leninistas e por isso lutamos,com orgulho por uma sociedade mais justa e mais igualitária.
Ah! pois é!!!

Eleições são importantes, claro tanto lutaram os comunistas por eleições livres e democráticas, mas o voto comunista não é moeda de troca!

Acha mesmo "Senhor Saudações Democráticas" que numa sociedade em que a Informação é dominada por grandes interesses económicos o voto é mesmo livre?
Acha mesmo que uma sociedade burguesa aceitaria eleições se corresse o risco de perder os seus privilégios?

Bom aproveitemos estes espacinho eleitoral para tentar chegar ao Povo

Abraços e boa Festa Moiteira para todos!
Lagartinha de Alhos Vedros

Anónimo disse...

Realmente esta intervenção é uma miséria, já não falando das propostas do PS para a Baixa da Banheira. Precisam de estudar mais.

Anónimo disse...

Ui

Anónimo disse...

Oh Nuno anda mesmo desatento! A entrevista do Luís Nascimento onde refere que tem sondagens assim assado é ao Rostos e não ao Rio, quem lhe disse isso enganou-o.
Nessa entrevista como em outras ele refere outras coisas igualmente importantes, como o facto das batatas da Moita serem as melhores do mundo, mas estranhamente não vi esse assunto debatido aqui. Partilha dessa opinião? Acha que se deve dar prioridade ao cultivo da batata de casca vermelha em detrimento da amarela?

nunocavaco disse...

Caro anónimo o jornal "O Rio" também saí em papel. Pode consultar a última edição.

Anónimo disse...

Nuno, eu voto e sempre votei PS e nada me fará mudar de opinião. Nem sempre concordo consigo, quase nunca, mas convenhamos que o voto no BE não aquece, nem arrefece. Que fizeram eles pelo nosso concelho? Qual é a postura do BE nas autarquias? Qual o seu modelo de desenvolvimento? São perguntas que ainda não têm resposta. Quanto ao PS e por uma questão de coerência vai ter de reconhecer que neste mandato apostou em Setúbal, com a ponte, plataforma logística e aeroporto. Reconheço que algumas são propostas antigas do PCP mas, como é óbvio, vocês não foram governo e não as podiam fazer pelo que era bom começarem a reconhecer este mérito do PS.
Lamento a forma como Euridice Pereira se referiu ao voto no Be mas concordo com a ideia.

Anónimo disse...

Tem razão Nuno, desconhecia essa entrevista ao Rio. Mas como o Luis Nascimento diz sempre a mesma coisa, se reparar na estrevista online ao Rostos também é referida essa sondagem. Mas como o próprio Nuno já referiu, essas sondagens aparecidas do nada deram o resultado que se viu há 4 anos atrás.

Anónimo

Anónimo disse...

Quem se esqueceu do "TACO a TACO"?
Cá por mim, olhe o BE com o desavergonhado do Chora,de que bem conhecemos o estranho envolvimento e à vontade com o ministro Pinho dos cornos, mais o ultra revolucionário Morgado que bebe com o Chora amigo do ministro Pinho, na esperança de algum tachinho, é tudo anti-comunismo purinho.
O Nascimento quer é boa vida e dias passados sem trabalhar.
E é assim que iremos ver a CDU aumentar a sua votação, porque é sem dúvida a única força com o Programa que Melhor serve o PAÍS e claro o Concelho

AH! pois é!!!

Beijos cá da Isabel Moiteira

Ala que se faz tarde para ir para a Festa

Anónimo disse...

Pois batam muito no BE, que isso só motiva o povo da Moita, e do resto do país, a votar cada vez em maior numero no BE.

Anónimo disse...

Meus senhores, será que andamos anestesiados?

Para alguém merecer credibilidade e voto, não é importante conhecermos as propostas que apresenta à sociedade?
Perceber que mudanças propôe, de que forma elas podem ser implementadas e o valor acrescentado das mesmas para a nossa qualidade de vida?
É que criticar é fácil e qualquer um pode fazê-lo.
Agora, trabalhar?

O problema dos virtuosos e pseudo-nodernaços é exactamente esse, a disponibilidade e capacidade para trabalhar, transformar e desenvolver a nossa terra.
Se, nos decorridos 35 anos, etivessemos à espera deles, ainda hoje estávamos sem nada fazer num qualquer clube de discussão, mas com acesso reservado à elite intelectual da terra.
É que na história do nosso concelho, e nos outros não é diferente, nunca ninguém os viu misturados com o povo e muito menos chegarem-se à frente para fazer alguma coisa.

Com saudações revolucionárias,
O vosso melhor amigo.

Vamos a votos disse...

A serio ... onde estão as propostas do PS do PSD e de BE para a Moita(concelho), venho para a rua discutir não apareçam apenas nas festas com os jornalistas de trela o povo é pacifico não como embora a vida esteja dificil ainda não somos canibais. Mas acredito que a esquerda a CDU vai ver a sua votação aumentar para as proximas eleições, as Legislativas, pois é lá que tudo se decide mesmo o que sa passa na nossa pequena moita.
Por isso vamos mesmo votar. Não gostava de enconttar malta a falar mal do govermo e a dizer que não foi votar está é a nossa unica arma ....