2009-09-23

Vote consciente!

Nesta altura de eleições apesar de já haver quem saiba em quem vota por fidelização partidária ou por outro entendimento, existe também aqueles que deixam a decisão até ao último minuto antes de colocar a cruzinha no boletim e inseri-lo na urna de votos. São esses “bons portugueses”, que na realidade fazem com que as empresas de projecções falhem.


Os políticos, esses por mais dinheiro que gastem em campanhas nunca vão entender isso. Prova disso mesmo são as constantes peripécias rocambolescas de propaganda e contra-informação que todos os dias vêm a público, em vez de esclarecerem a utilidade do seu voto e darem um exemplo à sociedade de seriedade politica, resvalam quase sempre o seu comportamento para a mediocridade do ataque e fait divers. É um velho costume bem conhecido de todos, quando não se tem ideias, fala-se dos outros e nas suas ideias de forma depreciativa para desviar as atenções da própria falta das mesmas. Falam para as multidões numa retórica virada não para o esclarecimento mas para o share, julgando com essa atitude ter o que procuram, o Poder. Passados 35 anos após o 25 de Abril alguns continuam a tratar o povo como se ainda estivessem no “tempo da outra senhora”, esqueceram-se por completo que as novas gerações, na sua maioria, cresceram num pais livre e pluricultural, onde o conceito de barreiras étnicas e culturais existem somente na bocas de alguns velhos senhores que aprenderam o que sabem em livros de História obsoletos. É certo que há ainda quem persista em voltar aos tempos de segurança despótica por terem tido aí a segurança que hoje reclamam, ignorando que a politica de hoje não é feita para alguns mas sim para todos aqueles que embora se sintam portugueses ou tenham optado viver entre nós, preservem a sua identidade, a sua subjectividade, que Abril nos deu. Não quero dizer com isto que não existam regras, é obvio que têm que existir se não existe justiça, mas elas têm que funcionar com todos sem distinção.

O poder dos meios de informação foram determinantes para o amadurecimento da nossa democracia, por isso mesmo é que eles são apetecíveis a todos os que procuram o poder. Um anacronismo num mundo onde a barreira de informação, devido ao avanço dos meios de comunicação, só existe para lá das estrelas. Hoje, através da internet, pode-se aceder a muita informação e contra-informação e retirar as nossas conclusões, sermos os juízes das nossas pesquisas e das nossas escolhas sem que nos delimitem as barreiras (até ver).

Por isso, faço votos que votem em consciência e com a consciência que são livres de escolher o melhor caminho que pensam ser, para que o nosso “rectângulo” seja melhor governado para o bem de quem nele habita, pois de outro modo não faz sentido.

3 comentários:

Anónimo disse...

Isso parece-me um bocado o desespero de quem, segundo as sondagens, está prestes a passar para 4º lugar...
Custa-me a crer que esses "bons portugueses" que, para vós, não são considerados Bons Portugueses enquanto não aderirem aos ideais da cassete, vão votar em algo completamente ultrapassado e descontinuado como o PC só pela simpatia do seu líder nas ruas da Baixa da Banheira, freguesia enorme descrença na política muito graças a vcs e à vossa política local!

Manuel Madeira disse...

Permitam-me começar por citar um excerto de um texto de Guerra Junqueiro, datado de 1896 sobre a pátria:
"Uma burguesia, cívica e politicamente corrupta até à medula, não descriminando já o bem do mal, sem palavras, sem vergonha, sem carácter... Um poder legislativo, esfregão de cozinha do executivo; este criado de quarto do moderador; e este, finalmente, tornado absoluto pela abdicação unânime do País.A justiça ao arbítrio da Política, torcendo-lhe a vara ao ponto de fazer dela saca-rolhas. Dois partidos sem ideias, sem planos, sem convicções, incapazes, vivendo ambos do mesmo utilitarismo céptico e pervertido, análogos nas palavras, idênticos nos actos, iguais um ao outro como duas metades do mesmo zero, e não se malgando e fundindo, apesar disso, pela razão que alguém deu no parlamento, de não caberem todos duma vez na mesma sala de jantar."
Após a leitura deste excerto de Guerra Junqueiro, é-nos possível deduzir que, na actualidade, decorridos 2 séculos, nada mudou na política da nossa pátria. Os partidos que nos têm governado nos últimos 34 anos desenvolvem políticas de atentado á soberania nacional, de desrespeito dos direitos com o sacrifício dos trabalhadores portugueses e de um cada vez maior empobrecimento de Portugal no seio da União Europeia.Isso é o que temos tido e se não alterarmos o nosso comportamento eleitoral é o que o PS e o PSD, com o acólito CDS nos têm oferecido e continuarão a oferecer. É urgente a mudança.
Basta estarmos atentos para percebermos que desde a sua fundação até ao presente quem tem trabalhado com e para as populações , no sentido de transformar com qualidade o nosso país é e tem sido a CDU.
É facilmente verificável o nosso trabalho na Assembleia da República, através da apresentação de projectos de desenvolvimento (na segurança, na saúde, no desporto...) que de legislatura em legislatura têm sido apresentados para serem incluídos em PIDDAC. Mas, estranhamente(?), sucessivamente REPROVADOS pelas maiorias PS, PSD e CDS.
Os mesmos bonacheirões que depois aparecem no nosso concelho, como se nada fosse com eles, a destilar lágrimas de crocodilo e a reinvindicarem o que há décadas, no interesse da população, nós temos projectado mas a nível nacional eles, com as suas maiorias, têm boicotado.
Desse modo, deixam claro que, contrariamente ao que pretendem fazer crer, não respeitam as populações, não são de confiança e não podem merecem o seu voto.
Todos esses senhores, mais ou menos alinhados à direita, e outros de que me tenha esquecido de referir, primam pela absoluta ausência de trabalho (ninguém os vê em parte alguma) bem como de projectos concretos para um novo modelo de sociedade.
Por tudo isto, não podemos apoiar quem nunca vimos ao lado das populações nos seus momentos de maior ou menor dificuldade.
Não podemos apoiar quem localmente diz uma coisa e a nível nacional faz o seu contrário. Mas também não podemos apoiar, por não terem valor acrescentado, aqueles que não tendo organização visível e credível, fazem da demagogia e do show-off mediático a sua sobrevivência.
Por tudo o referido, mas particularmente por todo o trabalho em prol do progresso e desenvolvimento no interesse das populações, no próximo dia 27 vote num projecto de mudança política. Vote CDU!

Anónimo disse...

Claro, o voto que não nos engana é na CDU!
Eu tenho um amigo que me disse"A nossa militância é uma estafeta, devemos passar o testemunho, não deixar cair e fazer cada vez melhor, até chegarmos à vitória final"
Eu não sei quando será,mas se não fizerem batota(imprensa e todos os meios de comunicação manipulados, por exemplo, estou certa de que a vitória não só será certa, como será rápida.

Votemos então CDU!

Abraços da Lagartinha de Alhos Vedros