Quando era miúdo assistia ao desfile de bicicletas que todas as tardes transportava muitos trabalhadores das fábricas da Quimigal até à Baixa da Banheira, depois de pela madrugada terem feito o percurso inverso. Então transporte dos mais pobres, passadas umas dezenas de anos as fábricas desapareceram e a bicicleta foi perdendo importância como transporte individual quotidiano sendo que agora é, entre nós, usada maioritariamente para lazer.
O nosso perfil de desenvolvimento levou-nos a uma dependência do automóvel, que nos congestionou as estradas e nos tirou espaço nas cidades. No entanto, e como acredito que a bicicleta voltará a ter um papel mais activo enquanto transporte individual, desta vez não como sinal de pobreza mas de desenvolvimento, espero que as alterações que a REFER está a realizar na Baixa da Banheira não sirvam de entrave a esta opção.
Não tivera já um compromisso marcado e decerto não faltaria à conversa da passada segunda-feira entre a CMM e vários comerciantes e moradores da Rua 1º de Maio e zonas limítrofes. Do que li, tanto no texto que o Nuno apresenta como na reportagem d’O Rio, não encontro evidências de que a possibilidade de transporte de bicicletas esteja assegurada na passagem subterrânea agora em construção, bem como na nova passagem a ser construída com a remodelação do apeadeiro. E, na minha opinião, esta valência será fundamental.
Não tivera já um compromisso marcado e decerto não faltaria à conversa da passada segunda-feira entre a CMM e vários comerciantes e moradores da Rua 1º de Maio e zonas limítrofes. Do que li, tanto no texto que o Nuno apresenta como na reportagem d’O Rio, não encontro evidências de que a possibilidade de transporte de bicicletas esteja assegurada na passagem subterrânea agora em construção, bem como na nova passagem a ser construída com a remodelação do apeadeiro. E, na minha opinião, esta valência será fundamental.
4 comentários:
Caro João no projecto da REFER o elevador apresenta medidas de 1,60m por 1,85m, com uma diagonal de 2,15m, portanto penso que se poderá transportar uma bicicleta.
Deixa lá João pode ser que á ultima hora alterem o projecto como fizeram com a rotunda...
"o elevador" ?
será só um?
Será que o projecto a ser da Refer a CM Moita, a propria junta de freguesia ou até o governo civil, não poderiam tentar sencibilizar a responsavel pela obra, para fazer por exemplo uma plantaforma subterrania em rampa, como a de Pinhal Novo embora que mais pequena, devido ao espaço.
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