2008-04-22

Rua 1º de Maio - Que Futuro?

Foi este o tema de um encontro realizado na passada Segunda-feira, no Clube União Banheirense "O Chinquilho", entre a Câmara Municipal da Moita e alguns comerciantes e moradores da Rua 1º de Maio e envolventes. Foi uma sessão muito participada onde a Câmara Municipal informou os presentes sobre a situação das obras e comprometeu-se a estudar formas de dinamizar aquela artéria vital à Freguesia.
Neste encontro foram colocadas várias questões que foram prontamente respondidas, destaco aqui algumas delas:
- Porque é que só agora é que a Câmara Municipal da Moita vem informar do que se passa? Ao que foi respondido que estes projectos de encerramento das passagens de nível só agora têm vindo a ser discutidos com a Câmara Municipal, pelo que a necessidade de ouvir as pessoas surge naturalmente deste processo. São lançados pela REFER (dona da obra) contratos de concepção/construção que depois são comunicados à Câmara Municipal da Moita.
- Em que consiste o projecto? Esta intervenção consiste em reduzir o perigo que representa para o peão uma passagem de nível em meio urbano, substituindo-a por uma passagem pedonal inferior ampla/larga, que se pretende o mais segura possível com aposta na iluminação e com uma solução de projecto que permite ao peão observar o outro lado da passagem antes de entrar, diminuindo assim o sentimento de insegurança que estas infra-estruturas geram. Também no âmbito da modernização da linha foi feita uma passagem superior rodoviária fora dos sectores mais urbanos da nossa vila. Um apeadeiro novo, com uma passagem pedonal superior, também irá ser construído no lugar onde está actualmente o antigo, estando por isso também prevista uma requalificação na Alameda do Povo.
- Quais as licenças que a Câmara Municipal passou à REFER? A esta questão o Município respondeu que a REFER não está sujeita a autorização ou licenciamento por parte da Câmara Municipal da Moita.
- Para quando está previsto a conclusão dos trabalhos? Esta obra está apontada para terminar em Agosto de 2008.
- Haveriam outras soluções, como um túnel rodoviário ou um viaduto? Esta pergunta foi uma das mais colocadas e o que foi dito é que fazer um túnel ou um viaduto naquela Rua era tecnicamente muito difícil. Com esta solução a Câmara Municipal crê conseguir criar condições para que a rua possa ser mais apetecível e apelativa e assim reconquistada pelas pessoas e tendo como consequência incentivar a dinamização do comércio e economia local.
- Que futuro para a Rua 1º de Maio e Envolventes? Esta dúvida foi das últimas a ser levantadas e foi respondido que o quer que se faça aqui será com os moradores e comerciantes. A Câmara já em tempos apresentou uma proposta, no sentido de pedonalizar a Rua, que nesta mesma sala do Clube União Banheirense "O Chinquilho", foi assinada por dois ministros, e que não foi adiante por incumprimento do governo.
Por último, foi solicitado às pessoas que pensem e que em conjunto com a autarquia tentem construir um espaço comercial dinâmico nesta artéria que é, e se todos trabalharmos bem, vai continuar a ser, o coração da Baixa da Banheira.
Na minha opinião, ninguém que goste desta terra se deve divorciar deste processo. É agora a altura de todos podermos contribuir para uma solução que dinamize o comércio e que traga as pessoas para a Rua. Se é certo que as obras geram problemas e que não existem soluções perfeitas, as melhorias que vão originar quer a nível do transporte público, com um comboio a poucas paragens e a pouco tempo de Lisboa, quer a nível de novas valências para a Rua, são oportunidades únicas que devem ser aproveitadas.

Nuno Cavaco
Vogal da Junta de Freguesia da
Baixa da Banheira

8 comentários:

Anónimo disse...

Boa, para pedonizar uma rua tem que ser o governo.
Porra, que tudo o que não se faz é culpa do Governo.

Anónimo disse...

" estes projectos de encerramento das passagens de nível só agora têm vindo a ser discutidos com a Câmara Municipal, pelo que a necessidade de ouvir as pessoas surge naturalmente deste processo."

Só agora ?

Não digam que a Refer fez uma obra clandestina e que a CMM só agora é que soube, pelo que só agora é que chamou a população à pressa para discutir o impacto?

Pois, quem sabia era o Barão e costa !

Anónimo disse...

É curioso, alguns só gostam de utilizar partes dos escritos. É para o que lhes dá mais jeito.

A iniciativa foi boa, a Câmara esteve lá e percebeu e bem que muitos comerciantes estavam a ser informados/usados por uns alguéns...

Só peca por tardia, são necessárias mais reuniões

Anónimo disse...

" a Câmara esteve lá "
A serio? Levaram o Edifico desde a moita até à Baixa da Banheira?

Por isso é que a Grua se virou e partiu as varandas.

Anónimo disse...

Mais um contributo valioso à discussão

Anónimo disse...

Os comerciantes estavam a ser informados/usados porque quem os devia ter informado sem lhes prejudicar o uso dos seus interesses fugiu com o rabo à seringa enquanto pode.
Nem devia ter havido lugar a dúvidas. Mal o projecto entrou na Camara ter sido logo posto à discussão com os inteessados e não reagir marcando sessões de esclarecimento após a revolta dos comerciantes e banheirenses ter despoletado.
Já agora, não haveria um cantinho no boletim municipal para informar cabalmente o impacto da coisa ? E a passagem de peões porquê só mais para o verão?

nunocavaco disse...

Já agora qual é a data de publicação do boletim municipal? Há quanto tempo se iniciou a obra?
Está concluído o processo?
Sabe quantas reuniões a Câmara Municipa fez para minorar os impactos?

A força da afirmação deve ser bem sustentada.

Anónimo disse...

O Regresso de "El Cavaco".
Em cheio diga-se!