Como já aqui escrevi algumas vezes, uma nova ponte ligando o Barreiro a Lisboa servindo uma linha de carácter suburbano é essencial para uma mobilidade mais harmoniosa na área metropolitana de Lisboa. Com esta nova travessia, é também a modernização da Linha do Sado que está em jogo, e ao a que a nós banheirenses diz respeito, é Lisboa e Setúbal que se aproximam.
Agora esperemos que o Governo jamé mude de opinião sobre a sua localização...
14 comentários:
Mas é a favor da sustentável ferroviária (mesmo com potencialidade de futuramente expansível para rodoviária) ou é a favor da rodo-ferroviária que só servirá para aumentar a especulação imobiliária (à semelhança do que aconteceu no Montijo e Alcochete)?
É que isso é que eu queria entender que no resto já estamos de acordo à muito tempo.
à é com H, claro.
João, cala-te. O outro ainda diz que tem um curso disto. Tu não percebes nada do assunto e só escreves disparates. Uma ponte para ligação suburbana? Onde é que leste isso?
com o aeroporto no campo de tiro de alcochete, parece-me que a melhor opção talvez seja uma ponte rodo-ferroviária. é o próprio relatório do LNEC que o afirma.
Isto é uma vergonha pá.
Deixem os homens construir coisas, pá, para dar trabalho ao povo, que precisa de comer.
Estão ai sentados m cas burguesas, anfados e querem impedir a labuta do povo, que precisa do pão para a boca, pá.
Só pensam em criticar mas o medo do povo analfabeto e sujo é muito, cheiram mal e são desdentados.
É uma vergonha pá!
Dá-lhe Falâncio!
O Povo não é
uma vergonha
o Povo não é
uma vergonha
o Povo não é
uma vergonha
o Povo é contra
a reacção
Quiri quiri
quiri quiri
quiri qui
Esta terceira ponte anunciada mas ainda não feita, preferia que a não fizessem.
Pelo ambiente e defesa de seres não humanos fizesteis um cordão humano a caminho da Carreira de Tiro em Porto-Alto, mas assim que falaram e fizeram a ponte V.Gama mandaram os passarinhos mais a sua nidificação às malvas.
Hoje apoiam e querem uma terceira ponte para rodas de ferro e ou rodas de borracha esquecendo a concentração humana e seus efeitos antropogénicos na zona estuarina + a diminuição do espaço aéreo e alimentar dos mesmos passarinhos.
É triste que ainda por cima implementem a desertificação do país já por si muito pequeno para que o citadino litorâneo navegue em confortáveis combóios eléctricos até às prais de Setúbal, e porque não até às praias de Grandola e S.Tiago do Cacem e já agora até à Costa Vicentina..!
Ó João,
Mas quem é que vindo ou indo para o aeroporto de "Alcochete" vai fazer mais 30km para vir para a Ponte do Barreiro quando a Ponte de "Alcochete" fica muito mais perto e vai acabar quase no mesmo sítio?
Isto da ponte rodoviária é duma saloice a toda a prova.
Eu ouvi a Grande Entrevista ao presidente do LNEC e o que ele disse, independentemente do que possa ou não estar escrito no "estudo", foi:
1. que gostava de ter tido mais tempo para estudar;
2. que a ponte devia ser preparada para ser também rodoviária (por adição a ferroviária) mas que a decisão de o fazer logo no ínicio era política.
Qualquer pessoa que pense um bocadinho e some 2+2 vai perceber que a "rodoviária" será mais uma machadada nos transportes públicos sustentáveis (manutenção dos barcos e comboio) e um grande negócio para os especuladores imobiliários da margem sul, especialmente os do Seixal e os do Barreiro e Moita (Alhos Vedros).
Tudo o resto é Fado!
não tomo os outros por estúpidos, e é claro que a ponte que servirá o aeroporto será, essencialmente, a ponte Vasco da Gama. A ligação Barreiro Chelas servirá para aliviar a pressão sobre as pontes já existentes, e a 25 de Abril há muito que precisa.
e também acho um erro associar a ponte Barreiro-Chelas apenas ao novo aeroporto. ela faz falta mesmo sem o aeroporto. um erro seria fazer uma ponte apenas para o aeroporto, desaproveitando as estruturas ferroviárias e rodoviárias que já existem, e ao longo das quais habitam 150.000 pessoas só nos concelhos do Barreiro e Moita, para construir outras apenas dedicadas ao aeroporto. a solução para a mobilidade não passa por restringir o acesso rodoviário a Lisboa. se assim fosse fechava-se o IC19, a A8, a A5, etc…
bons estudos de mobilidade, claro! mais e melhores transportes públicos, interligando a margem sul entre si (não acha estúpido ser necessário ir a Lisboa para se deslocar da Baixa da Banheira a Almada?) e ligando a margem sul à margem norte a preços acessíveis, provavelmente alguma restrição rodoviária, etc, etc…
e em termos ambientais até é preferível melhorar a mobilidade em zonas urbanas consolidadas e promover a reconversão urbana e industrial da margem sul, do que lançar uma ponte para uma zona mais "livre", não é?
errata: "a solução para a mobilidade na AML não passa apenas por restringir o acesso rodoviário a Lisboa"
"A ligação Barreiro Chelas servirá para aliviar a pressão sobre as pontes já existentes, e a 25 de Abril há muito que precisa"
Sabe que isto foi o mesmo discurso aplicado à ponte Vasco da Gama. O resultado foi o que se viu.
"a solução para a mobilidade não passa por restringir o acesso rodoviário a Lisboa"
Passa sim! A situação em Lisboa já está insustentável.
Sabe qual vai ser o resultado de uma terceira ponte rodoviária:
1. Desinvestimento no ferroviário a sério para o que basta olhar para o que a Fertagus prometia ser e o que é e o que está a acontecer às vias de acesso à 25 de Abril desde Coina;
2. Portagens mais altas a médio prazo nas pontes e portagens citadinas em Lisboa à semelhança de Londres.
"(não acha estúpido ser necessário ir a Lisboa para se deslocar da Baixa da Banheira a Almada?)"
Eu não faço isso... nem é preciso, mas enfim.
"e em termos ambientais até é preferível melhorar a mobilidade em zonas urbanas consolidadas e promover a reconversão urbana e industrial da margem sul, do que lançar uma ponte para uma zona mais "livre", não é?"
É. O Tagus Park e envolventes não foram criados com mais estradas. infelizmente foram-no com mais prédios que até têm levantado alguns processos, como sabe.
Só para esclarecer isto:
«"(não acha estúpido ser necessário ir a Lisboa para se deslocar da Baixa da Banheira a Almada?)"
Eu não faço isso... nem é preciso, mas enfim.»
Comboio para Pinhal Novo + Fertagus até Almada. Fica mais barato e é mais relaxante.
Até mais.
a ponte vasco da gama serviu para desviar algum transito da 25 de abril e para desviar de lisboa quem não necessitava de lá entrar, fazendo um percurso norte-sul. entretanto o parque automóvel continuou a crescer, enquanto que as melhorias no transportes públicos chegam muito devagar, sem pressas...
essencialmente, para além de favorecer a expansão urbanistica do montijo e alcochete foi um postal "porreiro" da expo98.
errata: "a solução para a mobilidade na AML não passa apenas por restringir o acesso rodoviário a Lisboa"
2:47 PM, Janeiro 15, 2008
quanto à viagem da Baixa da Banheira até Almada, se para uma viagem isolada as contas a ficam ela por ela, quem necessitar de fazer o trajecto diariamente paga mais no trajecto Pinhal Novo - Pragal do que pelo L123...
Deixei aqui outro comentário.
Em todo o caso o PREÇO dos transportes públicos não é justificação para más opções.
Eu, às vezes, custa-me a comprender as posições dos camaradas do PCP.
Você ainda é um camarada do Partido, certo?
"para desviar de lisboa quem não necessitava de lá entrar, fazendo um percurso norte-sul."
O que não aconteceu porque o transito principal que se queria desviar era o dos PESADOS e esse continua quase todo a seguir pela 25 de Abril, grande parte por causa do preço das portagens. São as estatísticas.
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