2009-01-29


Ontem, durante a apresentação o BxB-Inferface surgiram imagens, imagens com pessoas, imagens com histórias, histórias que formam a história colectiva da Baixa da Banheira.

O BxB-Inferface é uma ferramenta que permite um trabalho estruturado de recolha, e que suscita a que se revelem pequenas e grandes histórias, como aquela de um pequeno curso de água que deu origem a uma rua, ou a revelação feita pelo Dr. Raul Coelho sobre os meandros do processo de elevação da Baixa da Banheira a freguesia, ou ainda como tantas outras que se foram contando enquanto a exposição "Pessoas, Memórias e Lugares" foi visitando e crescendo nas colectividades da Baixa da Banheira.

Ao serem percorridas, algumas imagens suscitaram imediatamente o comentário dos presentes. Exemplos? Tantos: as mortes que levaram à construção das antigas cancelas da Rua 13, as praias antigamente existentes por esta "banheira do Tejo", as primeiras escolas, os primeiros professores, as campanhas de alfabetização ou as colectividades. Mas além dos que falaram, foram as conversas paralelas sobre esta ou aquela fotografia, esta ou aquela história, o indicador de que há ainda muito "húmus" por onde crescer.

Este é um processo aberto, participado e que tem todas as condições para crescer, e não só no mundo virtual, mas também lá fora, porque é a falar que estas histórias se revelam. E para tal, nada melhor do que trazer o BxB-Interface para a Rua.

Mas este projecto engloba também uma galeria de artes, onde os banheirenses poderão partilhar os seus trabalhos, e está preparado para incluir contribuições em texto, áudio e vídeo. Quem o visitar agora verá que ainda está em fase se implantação. Mas para já visitem-no, e se puderem contribuam.

Sem comentários: