2009-01-12

A REFER está a reconstruir vários equipamentos no troço da Linha do Sado compreendido entre o Barreiro e o Pinhal Novo. Na Baixa da Banheira estas alterações afectam o antigo apeadeiro e a antiga passagem de nível, agora a ser transformado em passagem pedonal inferior, obras há muito reclamadas e importantes para a melhoria da qualidade de vida dos banheirenses, apesar dos incómodos causados durante a sua construção.




Maqueta do antigo apeadeiro da Baixa da Banheira
(imagens encontradas nesta página de modelismo ferroviário)



Pormenor da obras na Alameda do Povo, na Baixa da Banheira.

Contrariamente a algumas opiniões que tenho ouvido por aí, não me faz confusão nenhuma de que o material circulante agora a uso na Linha do Sado não seja novo. Se o material é bom e estava disponível seria um desperdício comprar novo.

E é a questão do desperdício que me levanta dúvidas quanto ao volume das obras nas estações do Lavradio, Barreiro A e Barreiro. Não será um desperdício com a nova ponte aí à espreita?

1 comentário:

Anónimo disse...

Caros amigos,

Entendo que a modernização e a electrificação da Linha do Sado no troço compreendido entre Pinhal Novo-Barreiro com a eliminação de passagens de nível e a construção de novas estações mais funcionais eram necessidades à muito sentidas e reivindicadas pelas populações dos concelhos da Moita e Barreiro.
Na Baixa da Banheira, procedeu-se à transformação da antiga passagem de nível pela actual passagem pedonal inferior, o que foi uma opção infeliz pois devia ser construída uma passagem inferior mista (pedonal e rodoviária) entre a Rua 1º de Maio até ao entroncamento com a Rua de Trás-os-Montes e a Rua Bento Gonçalves. Tal opção permitiria uma melhor circulação e mobilidade de peões e automóveis entre a Zona Norte e a Zona Sul da Baixa da Banheira. Infelizmente a actual opção foi um erro da falta de visão estratégica e de negociação da autarquia perante a REFER que irá afectar a vida futura dos Banheirenses.

Ricardo