2007-10-03

Direito à Saúde

No passado dia 27 de Setembro de 2007, em Assembleia de Freguesia da Baixa da Banheira, os eleitos da CDU apresentaram uma Moção sobre o Direito à Saúde, onde entre várias considerações, se diagnosticava o estado da saúde no país e na freguesia. A Moção lembra o muito que se ganhou com a Revolução de Abril e com a Constituição da República Portuguesa, que levaram à criação do Serviço Nacional de Saúde há 28 anos, dando alguns exemplos, retratados pela diminuição considerável da taxa de mortalidade infantil (de 39 por 1000 para 5 por 1000) e pelo aumento da esperança de vida à nascença (de 69 para 78 anos).
No final e depois de constatar de que nos últimos anos o Serviço Nacional de Saúde se tem vindo a degradar, exigia ao governo o seguinte:

- A promoção e valorização do Serviço Nacional de Saúde, tendencialmente gratuito;
- A defesa do acesso com igualdade de oportunidades dos portugueses à saúde;
- A dotação do Centro de Saúde da Baixa da Banheira dos Recursos Humanos necessários ao seu bom funcionamento;
- A construção de um novo Centro de Saúde no espaço para ele já reservado pela Câmara Municipal da Moita através da cedência de terreno.

Apresentada a Moção esta foi aceite para discussão por todas as forças políticas presentes, com excepção do Partido Social Democrata (por falta do eleito). Esgrimiram-se argumentos que no geral iam no sentido do documento apresentado, o que ficou expresso pela votação: 13 votos favoráveis (11 da bancada da CDU e 2 do Bloco de Esquerda), 3 abstenções e 1 voto contra da bancada do PS.
A reforçar as exigências ao governo, o Serviço Nacional de Saúde Português foi classificado em 19º lugar, num ranking europeu, entre 29 países, pela Health Consumer Powerhouse, depois de ter sido considerado o 12º melhor do Mundo, há alguns anos atrás, na última classificação da Organização Mundial de Saúde, o que demonstra a degradação que este tem vindo a sofrer, frutos das políticas seguidas pelos sucessivos governos, o que manifestamente demonstra a justeza das exigências desta Moção ao governo, pelo que lamentamos as abstenções e o voto contra da bancada do Partido Socialista.

Os eleitos da CDU da
Assembleia de Freguesia da Baixa da Banheira

5 comentários:

Anónimo disse...

Esses rosinhas n kerem saber da saúde ng, kerem é ser do contra e fechar tdo o k puderem. É o combate ao défice à conta do bem estar das pessoas, pelas quais os rosinhas n têm kk respeito, só sabem é pedir o voto e prometer mentiras, pk cumprir n cumprem nada.

Vigilante

Anónimo disse...

Ó Sr. Vigilante, quem quer que seja, você não acha que deveria deixar as drogas pesadas?
Sinceramente, você já enjoa com as suas conversas.
Deixe lá o pessoal escrever o que lhe vai na gana e, critique, mas com calma e dizendo algo com jeito.
É que assim faz figuras tristes.

Anónimo disse...

Só digo a verdade sr outro, doa a kem doer.


Vigilante

Anónimo disse...

isto parece mais conversa de controleiro não é de vigilante.

Anónimo disse...

O "outro" é o controleiro estalinista do joão figueiredo