2007-10-16






Não é novo este meu incómodo com a questão do clima. Após várias discussões percebo que o assunto não é muito fácil de entender por quem não tem bases, e entenda-se por bases, conhecimentos de geografia, astronomia e física.

Muitos são aqueles que falam sem pensar, sem recorrer às tais bases, batendo no peito e esgrimindo a palavra ambiente. Mas será que sabem que o que se pensava há 20 anos é diferente do que se pensa agora? Ou, será que sabem que os cientistas estão divididos e a forma mais correcta de clarificar é a investigação?

Só com investigação é que podemos chegar a respostas. Não tenho dúvidas que o homem interfere com sistema climático, só não sei qual a responsabilidade dele nas alterações climáticas, se é que estas realmente estão a acontecer.

Aqui podemos traçar 3 cenários:

1- O do Al Gore que implica começarmos a consumir energia renovável e ponto final, porque ele não ataca os consumos directamente, abrindo caminho para a energia nuclear.
2- Investigar mais e tentarmos produzir energia mais limpa e segura.
3- investigar mais, tentarmos produzir energia mais limpa e segura reduzindo realmente os consumos. Não com a poupança da pinga de água, que também é importante, mas comprando menos bens supérfluos e produzindo de forma mais eficaz e amiga do ambiente.

Os cenários constituem-se como opções que podem ser apresentadas de várias formas:

1- Exagerando, como é o caso do Al Gore que até mente.
2- Informando.
3- Informando e prevenindo.

A minha quezília com o Al Gore, que agora é prémio nobel da paz mas que já esteve envolvido em bombardeamentos e portanto em guerra, tem que ver com o meio escolhido para passar uma ideia que não é má de toda. Mas devemos apresentar a verdade. Fica para a história a mostra da morte de ursos, apontada por Al Gore como uma consequência do aquecimento global mas que afinal foi devida a uma tempestade.

7 comentários:

Anónimo disse...

O al gore é um vendido aos interesses instalados, não tem qualquer preocupação ambiental.

Ponto Verde disse...

Os seus argumentos estão cada vez mais sem argumento, já agora um desafio simples e que não mete o Al-Gore:

UM desafio no blogue A-SUL , um estudo comparativo Metro Sul do Tejo - Metro do Porto , a apresentar no próximo FORUM DE DISCUSSÃO ou num qualquer orgão de informação livre!

www.a-sul.blogspot.com

Anónimo disse...

Tenho a impressão que esta coisa do aquecimento Global e o apresentado pelo Al Gore atendendo à responsabilidade das humanas gentes não deixa ser como a Melancia do Alentejano que deixou de ser do tamnho de uma roda de carreta para passar a ser uma normal melancia.

Não possui qualquer conhecimento científico que possa afirmar isto e aquilo sobre estas coisas climáticas a não ser as que venho verificando localmente aqui na Moita, é certo. Mas já dá para verificar que a geografia de hoje 2007, neste municipio é totalmente diferente do de há 60 anos atrás.
A moldura desse tempo de vinhedos, pinhal, montado e da horticultura natural, as valas reais, como se chamavam, vinham cheias de água etc. etc. não existem! Culpas de quem e a quem devolver...Tabu!

Anónimo disse...

Mais valia irem lêr mesmo o que é que o Al Gore disse sobre a energia nuclear antes de armarem em parvos... mas isso era pedir muito.

Anónimo disse...

Ir lêr? LÊR? AHAHAH, e se aprendesses a LER para depois saberes escrever? LOL

Anónimo disse...

O comentário ilustrado do costume nesta casa. Parabéns, professor.

Anónimo disse...

Boa Professor, esses anónimos têm a mania de vir aqui atacar e falar dos erros dos outros, mas depois não gostam quando alguém lhes aponta os erros deles.