2008-08-15





Manifestação de Outubro de 2007 com 200 000 trabalhadores







Sobre a polémica lançada por alguns sindicalistas.

Nos últimos tempos, temos lido nos órgãos de comunicação social, textos de sindicalistas criticando os sindicatos. Também temos lido, dos mesmos comentadores, textos louvando as Comissões de Trabalhadores ao mesmo tempo que atacam os sindicatos. A pergunta que surge naturalmente é a quem é que isto interessa?

Na minha opinião não interessa aos trabalhadores, porque a força desta classe reside na sua união. Na minha opinião esta abordagem ao mundo laboral, que já foi utilizada pela classe patronal e que agora já nem precisa de a utilizar, só serve para descredibilizar a luta dos trabalhadores e afirmar o princípio da inevitabilidade e, por isso, só serve aos patrões.

Nos tempos que correm, em vez de discutirmos a luta dos trabalhadores contra uma das maiores ofensivas a esta classe e estarmos a discutir estes assuntos, é perder tempo e dar argumentos à classe dominante.

Deixo-vos um pequeno exemplo, com contraditório, mas também com perda de energia.

Assim não vamos lá, vamos continuar a perder direitos, salários e até a paciência.

15 comentários:

Carlos (Brocas) disse...

E a Federação Russa e a Georgia?
Sem comentários?

joao figueiredo disse...

e os indios da amazónia?

:D

Anónimo disse...

Os patrões não necessitam de utilizar a abordagem ao mundo laboral que usavam porque agora tem quem o faça por eles. Se pensarmos um pouco (não é preciso muito) encontramos exemplos na nossa região.
Quem não conhece, no nosso concelho, personagens que à conta desse trabalho sujo recebe (do patrão) como recompensa viagens ao México e outros destinos turísticos.
É claro que o figurão em questão diz que não. Segundo ele, um comum operário, tratam-se de viagens de estudo(???). É como querer fazer alguém acreditar que o "sol gira à volta da terra".

Com os melhores cumprimentos,
O vosso melhor amigo.

Anónimo disse...

o nuno cavaco tem perdido direitos laborais?
kipena!

Anónimo disse...

errado balanço da manif. 199 mil e muitos mais a delegação da camara da moita

Anónimo disse...

O ANÓNOMO DEVE ESTAR A REFERIR-SE AO CAMARADA , DIRIGENTE DOS METALURGICOS E RECENTE ELEMENTO DO PCP, COMPRADO Á CUSTA DE UMAS DISPENSAS SINDICAIS PARA TRABALHO NA SUA EMPRESA, COM VIAGENS AO MÉXICO, ALEMANHA ETC. OU AO BONECO DAS FEIRAS , DO CC DO PCP QUE JÁ LEU OS TOMOS TODOS DO LENINE E NÃO APRENDEU MAIS QUE ISSO, QUE SE PASSEIA EM BRUXELAS AO LADO DOS GAJOS DO SIMA E AQUI ERGUE A BANDEIRA DO ANTI-SIMA.
CAVACO, TENS MAIS UM CONTRADITÓRIO NO JORNAL ROSTOS,DO COMO VOCES DIZEM VENDIDO DO CHORA (AZAR DO CARAÇAS É QUE O GAJO ELEGE SEMPRE 7 EM 11 ELEMENTOS PARA A CT, (CÁ PARA MIM AQUILO DEVE IR TUDO AO MÉXICO DE VEZ EM QUANDO)SÓ NÃO GOSTEI DAQUELA DO ARREBANHAR, MAS O RESTO ESTÁ BOM
TALVEZ O CONTROLEIRO DA CÉLULA NÃO GOSTE, LOGO ELE QUE FOI UM GRANDE DIRIGENTE OPERÁRIO, COMEÇOU NUMA EMPRESA COM 8000 OPERÁRIOS E DEIXOU-A COM 200 CONSEQUENTES LUTADORES, E MAIS 4000 ESCRAVOS A TRABALHAR À HORA COMO JÁ ALGUÉM ESCREVEU, É ISTO QUE ELE QUER NA AUTOEUROPA?, EU QUE TRABALHEI COM ELE SEI QUE É ISSO QUE QUER, DÁ-LHE UMA OPORTUNIDADE PARA APARECER NAS TVS, E CAI DAR RAZÃO AOS OUTROS DIRIGENTES DO PC QUE ANDAM DESDE 1993 A DIZER QUE AQUILO VAI FECHAR, UM DIA VÃO ACERTAR E DEPOIS, DIZER COMO EM TUDO O QUE REFEREM (FOMOS OS PRIMEIROS A DIZER QUE ISTO IA FECHAR) OS GAJOS SÃO COMUNCISTAS OU BRUXOS? UMA COISA EU SEI SE ELES ESTIVESSEM À FRENTE DAQUILO JÁ TINHA ACERTADO NAS SUAS PREVISÕES HÁ MUITO TEMPO.

UM TRABALHADOR ATENTO ....

Anónimo disse...

OLHEM SÓ, O CHORA/UM TRABALHADOR ATENTO... ENFIOU O CARAPUÇO.
VAIS DIZER QUE AS VIAGENS (DE QUE ME FALASTE) AO ESTRANGEIRO, DA AMÉRICA À EUROPA, QUE TENS FEITO, "OFERTA"/AGRADECIMENTO DO PATRÃO ALEMÃO, FORAM PELOS TEUS LINDOS OLHOS.

Anónimo disse...

Bem, penso que está tudo esclarecido, o artigo do Chora no Rostos é um hino. Abandona a ideologia, liberta-se das revoluções e ainda se preocupa com os administradores. Um homem do CDS-PP não fazia melhor!

Anónimo disse...

Aos dois últimos anónimos, que para mim são um só e alguém que viveu os últimos anos à sombra dos tachos do Partido, que envolveu ou envolveram caso esteja errado, o meu nome, em comentários neste Blog e sobre os quais fui alertado, resolvendo lê-los e seguindo o mesmo conceito do Presidente da Câmara, João Lobo, que afirma ser de canalhas os escribas anónimos nos blogs, coisa com que concordo quero no entranto esclarecer para evitar no futuro aquilo que no povo designa por estupidez, esclarecer o seguinte:
Parece que faz muita confusão a esta gentinha, o facto de a CGTP apelar à criação de Comités Europeus de Empresa.
Ora é no âmbito destes comités , que tanto eu como outros coordenadores de CTs, por exemplo o Malveiro da Lisnave, o coordenador da Benteler e outros se deslocam uma, duas ou três vezes por ano, conforme o acordo de constituição desses comités, a cidades onde as empresas cujos trabalhadores representam por eleição proporcional (este facto é importante) tem fábricas
São essas cidades que conheço na Europa e algumas apenas por várias horas apesar de no mínimo a estadia ser de três dias, que se passam em reuniões de CTs, um dia e meio, uma reunião de meio dia com a Direcção de R.Humanos, e outro dia para reunião com a Administração da fábrica os representantes dos accionistas, onde livremente se debatem os problemas de cada fábrica e onde se colocam as questões em relação ao futuro das mesmas.
Cada dia que fique a mais nestas viagens é pago do meu bolso, o hotel e a alimentação, pois o bilhete é sempre de ida e volta, e já agora já fiquei duas vezes em Praga em casa do Coordenador do sindicato da SKODA (podes informar os serviços de informação do Partido)
È claro que para alguns isto são questões da social democracia, pois o interessante era a auto-gestão como exemplo do progresso das empresas dos países ditos socialistas, onde os Directores eram tratados por camaradas e onde sei hoje por contacto com muitos desses trabalhadores, os mesmos eram presos ou despedidos da fábrica quando se queixavam ao “sindicato” do camarada Director.
Para além dessas viagens fiz duas de formação uma a Valência e outra a Hermozilho (México) durante seis semanas cada uma tal como mais de 400 trabalhadores da Autoeuropa, tal como duas de estudo a Bratislava e Gior(Hungria) uma em 1999 quando os camaradas tiveram a maioria durante 6 meses na CT no final dos quais os trabalhadores os expulsaram e exigiram eleições, e outra a Barcelona para vermos a SEAT a fazer vários tipos de carro na mesma linha de produção e o ano passado, para vermos pessoalmente o impacto do KVP (no principio era o PRIS) como escreveu o homem mais premiado da Autoeuropa à pouco tempo no pasquim da célula, acrescento já agora que nestas viagens sempre foram membros da lista apoiada pela célula do PC).
Espero que fiques esclarecido sobre as viagens, e já agora se tens algum problema com os tais comités de empresa coloca-o à CGTP, pois eu sei que tal como Marcelo Caetano vocês preferem viver orgulhosamente sós a travar lutas globais contra a globalização do capital, por isso o fracasso da vossa representação nas multinacionais que ainda estão em Portugal.

Quanto ás questões da revolução e da ideologia, estuda os novos conceitos do marxismo, não te deixes ficar parado no inicio do século XX, no meu tempo, ensinava-se no partido, que o marxismo e o leninismo não eram dogmas, mas teorias para adaptar à vida a todo o tempo e momento, e com isso vais ver que os conceitos de trabalhador por conta doutrem estão hoje muito mais alargados, que muitos executivos são trabalhadores (com salários muito superiores é verdade, mas também com mais estabilidade de emprego pois nas multinacionais, rodam de três em três anos pelo mundo fora como digo no artigo que escrevi para o rostos) para além disso existem trabalhadores que detêm acções das empresas onde trabalham e que aplaudem sempre que elas sobem e elas sobem sempre que são anunciados despedimentos (ou rescisões como agora se diz), e olha que da PT à BRISA passando pela EDP etc, são aos milhares, o que nos obriga a ter outro conceito de operariado, para além dos milhares de jovens com formação superior completamente proletarizados.

Quando souberes ler e interpretar estas questões à luz do marxismo, porque eu não sou leninista, por isso não te vou pedir que as leias à luz de tal teoria, que eu hoje duvido que exista, pois parece-me que toda ela foi um desenvolvimento do marxismo adaptado à época vivida por Lenine, e a quem alguém quis ver o seu nome associado resolvendo chamar-lhe leninismo para que mais tarde lhe juntassem o estalinismo (teoria esta que teve tanto de desenvolvimento como de cruel e assassina).

Uma coisa te garanto quer tu queiras quer não, eu assumo-me como socialista no conceito marxista da palavra e é por uma sociedade socialista, onde todos, mas mesmo todos, tenham direito a liberdade de expressão, de reunião e de culto, seja ele politico ou religioso, onde os cidadãos sejam os que estão comigo ou contra mim tenham os mesmos direitos e onde eu aplica a máxima …..Um Homem inteligente até com um burro aprende……coisa que neste concelho alguns detentores do poder do seu conceito de verdade e de inteligência, ainda não aplicaram, ouvindo apenas os da sua tribo e já agora uma picada no PDM os da tribo do capital e das mais valias urbanísticas.
António Chora

Anónimo disse...

Aproveito para dizer que não aplico os conceito de cobardia aos blog anónimos, pois infelizmente no concelho onde vivemos se os mesmos assumissem aidentidade provavelmente já lhes teriam passado com um carro por cima ou já tinham sido despedidos do emprego, tal é o copmbate que fazem ás forças da ditadura da maioria existens no concelho.

nunocavaco disse...

Em primeiro lugar, agradeço o comentário do António Chora que vem aqui e assina com o seu nome, assumindo o que escreve.

Em segundo lugar, e porque me parece de bom tom e de máxima urgência, apelo para que neste cantinho não ofendam as pessoas que emitem opinião.

Em terceiro lugar e começando por algum lado, também eu quero dar a minha opinião sobre o assunto e começo pela última parte, com a qual não concordo. António Chora deixa no ar que o PCP poderia passar por cima de alguém com o carro? Bem, isso não, até porque vindo de quem vem é incorrecto.

Em quarto lugar, e porque a liberdade de expressão e o direito de opinião são para todos, penso que ultimamente alguns membros de CT´s incluindo o António Chora, contra quem não tenho nada, apenas discordâncias políticas profundas, estão mais ocupados na Comunicação Social a atacar o PCP e a CGTP, que a defender o interesse dos trabalhadores. Não considero, e até porque não conheço, o trabalho efectuado por estas pessoas, o que sei é que tem vindo a ser reconhecido pelos seus colegas e isso, aqui, não me vão ouvir questionar. Uma coisa é o trabalho desenvolvido na empresa, outra é a ideologia de cada um, e é aqui que eu discordo de António Chora e de outras pessoas.

Já por mais de uma vez li, e escrito por António Chora, que devemos deixar de parte as ideologias e atacar os problemas concretos (mais ou menos isto). Oras se é assim, e eu não questiono esta posição, porque vem agora António Chora falar em Marxismo ou em Socialismo? Ou somos pragmáticos ou então temos de ter cuidado com o que escrevemos!

Já a parte do Leninismo é totalmente descabida e fora de contexto, porque o leninismo tem por força o que António Chora considera pertinente, e passo a citar: "... a travar lutas globais contra a globalização do capital.", pelo que no fundo estamos de acordo e é de acordos o que nos diferencia. António Chora considera directores parceiros, o que eu louvo e sinceramente penso que o deveriam ser mas, entendo que estes homens, por mais boa vontade que tenham, são regidos pela lógica da globalização do capital, que se entranha juridicamente e politicamente nas sociedades e é aqui que se dá a luta secundária, porque a primária dá-se nas empresas, porque por mais bons directores que existem, sendo estes assalariados ou não, defendem a classe que detém os meios de produção e exploram (nem que seja por força do salário) quem vende a sua força de trabalho. Isto é política, isto é luta de classes e daí, na minha opinião nenhum sindicalista, membro de CT pode fugir, ainda que tenha de ceder perante situações concretas.

Por último, não concordo e condeno as referências ao PDM e ao Presidente da Câmara ainda por cima por um pessoa que se mostra ofendido por comportamentos semelhantes quando estes são cometidos por outros. Já o falar em ditaduras é no máximo não querer discutir.

O Broncas disse...

Interessante...

O Broncas disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Anónimo disse...

Boa noite,
Não sendo um visitante regular deste blog, mas de quando em vez faço algumas visitas, por achar alguns posts interessantes.Mas o que realmente me traz aqui é o facto de verificar a existência de um link ao meu artigo de opinião no jornal digital Rostos, para dizer o seguinte: Não cofundam a minha opinião de ser contra os sindicatos, muito pelo contrário até porque sou sindicalista. A minha opinião é de afirmar que a promiscuidade entre sindicalismo e política não é benéfico para os trabalhadores, logo defendo que a reorganização do movimento sindical deverá passar por uma análise profunda sobre o que está errado? Porque têm os movimentos de trabalhadores nos actos eleitorais para as comissões de trabalhadores uma adesão em massa e nos sindicatos não? O movimento de defesa dos trabalhadores tem forcosamente de reforçar a credibilidade dos sindicatos seja através das comissões de trabalhadores ou não!Mas este elo de ligação tem de existir! Os trabalhadores têm dificuladade em seguir orientações de pessoas estranhas às empresas que surgem nos plenários, eu tenho a experiência disso na empresa onde trabalho, em plenários que já fiz com o secretário geral da CGTP e outros membros do Conselho Nacional da CGTP.
Nada me move contra os sindicatos,nem contra o PCP!
Cumprimentos
Daniel Bernardino

nunocavaco disse...

Caro Daniel

Não o conheço pessoalmente mas sou um leitor dos seus artigos. Temos opinião diferente como já reparou.

É sempre bem vindo a esta "casa" porque é de debate que se melhoram as ideias e opiniões.