2008-08-17

Par acabar com a pobreza


Swift propôs ironicamente no século XVIII uma solução radical para acabar com a pobreza: os ricos comerem os pobres.

Na Itália de Berlusconi, ao mesmo tempo que se ordena à Justiça que não investigue os métodos usados pelo primeiro-ministro para enriquecer, a solução da direita no poder para resolver o problema da pobreza é… escondê-la debaixo do tapete. Assim, em oito cidades (entre elas Assis, a do "poverello") é agora proibido pedir esmola.

O objectivo é não mostrar aos turistas que a Itália dos ricos é, afinal, a Itália dos pobres, pois, como notava o nosso Garrett, para fazer um só rico é sempre necessário um grande número de pobres.

No Portugal de Salazar, por motivos idênticos, foi proibido o pé descalço. Quem não pudesse comprar sapatos devia manter-se escondido e não andar na rua.

Hoje, para o CDS de Portas, o que está em causa é o Rendimento Social de Inserção. O Estado deve apoiar os ricos (que "criam emprego"; e as estatísticas mostram o número de empregos que têm sido criados pelas escandalosas riquezas que por aí se vêem), não os pobres.

Para estes, há os chás de caridade.


Manuel António Pina

2 comentários:

WOLKENGEDANKEN disse...

Entao nao é excelente solucao que os ricos comam os pobres e depois, finalmente, Berlusconi come a todos :))Mas, vamos la ver: os italianos nao votaram em Berlusconi ?? E que esperavam ??!!

E acabo de esclarecer-me sobre o porque entre os portugueses de certa idade está tao mal visto ir descalco.

Muito obrigada por esse blog interessante

WOLKENGEDANKEN disse...

E esqueci-me de mencionar que a mentalidade comsumista nao é no fundo outra coisa que essa: a pobreza é uma vergonha --> há que esconder a pobreza --> é preciso comprar a qualquer, mas a qualquer preco alguns objetos de prestigio --> a felicidade chegara no dia que se tem o suficiente dinheiro para comprar o que o mercado considera necessario --> esse dia nao chega nunca --> nunca ninguem pode ser feliz .......... isso é o circulo vicioso do neoliberalismo

e ainda por cima impede um luta razoavel contra a pobreza