2007-04-16

A respeito das Revisões dos PDM´s e das mais valias

É muito estranho que nenhuma Revisão de PDM tenha sido aprovada, pelo que isto levanta algumas dúvidas sobre a seriedade dos procedimentos que levam a que isto aconteça. Tais dúvidas podem e devem ser colocadas. Na minha opinião a não aprovação das Revisões interessa a número pouco significativo de portugueses, porque estas aprovações, "afectariam" a sua vida económica, vejamos então:

1- Nos PDM´s em vigor a classificação de solo urbano coloca nas mãos dos promotores todas as possibilidades de construir, com a novas revisões isso não se passa assim. Por exemplo, se num concelho existem 20000 fogos e 10000 destes não são usados, as Câmaras Municipais podem argumentar que não entendem como pertinente mais construção e como tal não a autorizam mediante estes argumentos. Com os PDM´s em vigor isto nunca poderia acontecer.

2- As mais "valias" no nosso quadro legal de ordenamento do território podem ser consideradas de duas formas, nos espaços a ceder às Câmaras Municipais(e em alguns casos infra-estruturas e equipamentos) e no encaixe financeiro que resultam das operações sobre o território. Ora, se analisarmos o comportamento de muitos municípios observamos claramente que as mais valias estão destinadas aos promotores. No nosso concelho isso não se passa assim. Os executivos da CDU que por cá têm passado sempre souberam reivindicar parte das mais valias para as populações. São exemplos disto a construção de estradas.


3- Por último e para não me alongar. Do ponto de vista da democracia é profundamente errado que uma estrutura regional, não eleita, como é o caso das CCDR´s, tenham tanto poder sobre a aprovação e acompanhamento dos processos de revisão dos instrumentos de ordenamento do território. Isto é estranho e anti-democrático uma vez que estas estruturas poderão funcionar como forças de bloqueio (uma vez que são "controladas" pelos governos). A resolução para este problema passa pela regionalização.

Assim, a não aprovação dos planos interessa aos especuladores imobiliários e aos grandes interesses instalados, porque mantêm a posição de domínio sobre o território. É por isso notório a proliferação desta indústria especulativa (vejam o caso das empresas imobiliárias, parecem cogumelos a nascer e sempre a aumentar o seu volume de negócios).

27 comentários:

Anónimo disse...

Post admiravelmente aparelhista.
Pior que um cego é que é mandado para tapar os olhos aos outros.
Foi bonito ouvir a "boca" em plena AORS?

E eu não defenderia muito políticas remodeláveis a curto-médio prazo.
Quem avisa, amigo é.

Unknown disse...

Escrever o que se pensa é aparelhista?

Não será também aparelhista estar do contra só porque o homem que escreve isto é do PCP?

Anónimo disse...

"Aparelhista" é escrever o que convém no momento ao Colectivo (?), independentemente do que se pensa.
O Paulo já percebe assim melhor?

Unknown disse...

O que eu percebo é que você não comenta o post, atira à pessoa.

O Nuno tem razão ou não?

O que está errado?

Assim eu percebia ...

Unknown disse...

Afinal comenta o post e até de uma forma pertinente, ainda que mal educada, pelo que deixo uma pergunta ao Nuno:

É ou não verdade que com os novos pdm´s as autarquias contral melhor a construção e porue é que com os velhos isto não acontece?

* No entanto acho estranho que nenhuma Revisão tenha sido aprovada.

Unknown disse...

Ah, mas já agora gostava de saber o que o Av1 sugeria para a Várzea?

Qual era a solução?

Ponto Verde disse...

É precisa muita lata e achar que os cidadãos são burros para escrever uma barbaridade destas, só não estranha por vir de quem vem:- O negacionista mor das alterações climáticas.

Anónimo disse...

O Nuno não nega as alterações climáticas. O Nuno tem muitas dúvidas acerca do Aquecimento Global. Percebes a diferença?

nunocavaco disse...

Com os PDM´s em vigor qualquer promotor pode aprovar qualquer construção, desde que esteja de acordo com o regulamento e em espaço urbano; os novos permitem que as Câmaras Municipais possam indeferir estas pretensões desde que argumentem de forma razoável e talvez seja por isso que não são aprovados :)

Quanto ao ponto verde espero que vá comer caracóis para Paio-Pires, dizem que é bom.

Anónimo disse...

Engraçado que andam aí certos defensores do ambiente, que choram baba e ranho quando se corta uma árvore, a defender a betonização da várzea (avp, ângelo especulador da remax, ps, be e o tontinho do psd)

Anónimo disse...

hi hi hi...
Se estes pobres de espírito do tipo NC e seguidores não vomitassem veneno, tinham piada.

Assim, cheiram a besunto rançoso, tipo brejneviano.

obs. importante:
Quem considerar que Brejnev foi um grande defensor do Socialismo poderá considerar este meu comentário um verdadeiro elogio.

Sobre o ranço untuoso, olhe, também pode olhá-lo pelo lado bom: ponha os óculos doi sectarismo e pense em torresmos às moscas à porta da Mercearia.
Háquem adore.

Anónimo disse...

Uma vez mais os defensores da betonização da várzea não têm argumentos e limitam-se a comentários sem qualquer sentido e tentativas de ataquezinhos.

Anónimo disse...

Este último comentário não entendeu.

"Assim, cheiram a besunto rançoso, tipo brejneviano" ... pode não ser um ataquezinho, mas antes sim um elogiozinho.

"brejneviano" ou talvez "brejnevista" pode ser algo de agradável, para quem adore Brejnev, seja o falecido (RIP), seja os actuais.

"Qualquer coisa+ista" é umadesignação comum, e por vezes auto-referida com grande entusiasmo.

Daí...

Anónimo disse...

Conferência:

"Vamos betonizar a Várzea para o António Ângelo ganhar dinheiro".

Vá lá é só um tijolinho.

Na Moita, dia de São Nunca à Tarde, pela fresquinha.

Anónimo disse...

Coferência:

Vamos transformar a Várzea (terra de uso agrícola num largo vale) em Betonázea.

Betonázea a concelho, Ângelo a Presidente.

Espectáculo

Anónimo disse...

O que é uma "coferência"?
Uma conferência no "cofé"?

E logo duas vezes, que é para a malta não perder a piada.
Tenham vergonha.
Alguém quer encher a Barra Cheia de apartamentos se já é RAN?
Vocês é que anda a recortar a REN para dar aos amigos que "ajudaram" na campanha.
Deixem-se de hipocrisias.

Olhem que o chefe já tem o patim no pé direito. Só falta no esquerdo que para o empurrar há já muitos na fila, mesmo aí "dentro".

Anónimo disse...

Homem adulto, dá pelo nome de Pedro Carvalho Pereira, não dá sinal de vida para os lados da Moita, onde costuma também residir.

Alvíssaras, dão-se Alvíssaras
Desapareceu de casa de seus Familiares

Homem adulto, dá pelo nome de Pedro Carvalho Pereira, não dá sinal de vida para os lados da Moita, onde costuma também residir.
É pessoa respeitada e muito experiente e com pergaminhos na sua área de actuação.
Agradece-se e dão-se alvíssaras a quem ajudar ao seu regresso urgente ao nosso convívio, desesperados que se encontram a Família e Amigos.
Tem sido visto para as bandas do Barreiro, Montijo e Sesimbra, no pleno uso das suas faculdades, mas a Moita anseia pelo seu regresso.
Pedro,
Volta, pelo teu lado, estás perdoado, e pelo nosso lado, desculpa qualquer coisinha.
Na verdade, gostamos todos de ti:
Uns mais,
Outros assim assim,
Outros menos,
Mas a todos fazes falta.
E lembra-te:
Aqueles que deixastes a tratar da tua casa e dos teus assuntos não te conseguem substituir, parece que estão a dormir na forma, desligados que estão do sentir das gentes.
És tu que fazes falta aqui, é de ti que esperamos uma palavra.
Aliás, neste preciso momento, fazes também tu muita falta.
Esses aliás que têm gerido os teus interesses e o teu património, parece que andam esquecidos do teu legado, daquilo que a todos habituastes.
Volta.
Diz qualquer coisa.
Não deixes que todos falem, e tu fiques calado.
Assinado:
a) Quem gosta de ti,
a) Quem simplesmente te considera e respeita.
a) Quem não gosta de ti, mas pensa mesmo assim que fazes parte da gente.
Volta depressa.
Diz qualquer coisa!

in
http://varzeamoita.blogspot.com/2007/04/homem-adulto-d-pelo-nome-de-pedro.html

Anónimo disse...

Eu até podia assinar: povo de alhos vedros, não o faço, entendo que era hipocrisia ao contrário de outros

Encontrem-se a vocês e depois descubram os outros.

bruno

Anónimo disse...

Este PDM não interessa ao ângelo nem aos seus patrões porque assim não podem ganhar dinheiro.
O argumento dos ângelos é que, como se construiu na fonte da prata, também se pode construir na várzea, ora por esse ponto de vista extremamente estúpido, constrói-se em todo o lado e acabam-se com todos os espaços verdes. Está a doer muito aos especuladores imobiliários não poderem ganhar dinheiro na várzea.
E certos pseudo defensores do ambiente já não se importam com a betonização da várzea desde que seja para atacar a CMM e a CDU.
Felizmente a população da várzea está com a CDU, a prova disso é que o movimento do ângelo já existia em força na altura das eleições e a CDU venceu na várzea com uma vantagem esmagadora. Acho que isto basta para perceber que as pessoas da várzea não querem a betonização da mesma.
Ah gostava ainda de dizer ao av1 para assumir a sua identidade quando escreve no Banheirense, porque todos percebemos quando é ele a escrever. Quero também dizer ao av1 para não perder tempo a fazer mais um post no avp onde diz que nunca vem ao Banheirense porque não liga a nada do que aqui é escrito e que não foi ele quem escreveu comentários aqui etc...
Já não pega.

Anónimo disse...

O PCP é, por princípio e por pergaminhos de luta, um Partido pela transformação social, pela verdade, pelos menos poderosos, pelos trabalhadores, pelos pequenos agricultores, por Portugal, pelos Portugueses, etc.

Os seus defensores na moita são a ralé da defesa dos interessesdos mais ricos, dos mais trapaceiros, dos violadores da lei, dos destruidores do Solo Rural, dos inventores das inverdades e dos golpes sujos.

Socorro, com amigos desteso PCP bem pode dispensar os seus contrários.

De vitória em vitória, levá-lo-ão aos êxitos do SED em 1989 na DDR e do PCUS pouco depois na CCCP.

Força, avancem, coragem.
O abismo para que correm cegamente já espreita!

Anónimo disse...

O PCP que eu saiba está a defender os menos ricos, está a combater os especuladores imobiliários, está a defender terra verde contra a betonização, portanto não sei o que podem querer mais?

Anónimo disse...

"que eu saiba..."

O Senhor só fala pelo His Master's Voice e pouco mais deve saber que a cantiga do Hino do Partido do PDM

ver:
http://varzeamoita.blogspot.com/2007/04/novo-partido-local-o-pdm.html

Se fosse um aluno normal, recomendava-lhe

http://umportodostodosporum.blogspot.com/2007/04/as-ruelas-e-as-vias-em-zig-zag-do.html

Mas como é um aluno especial, digo-lhe Boa Noite, e .

Unknown disse...

É vergonhoso o que se passa em determinados blogues. O av1, pessoa intratável e acusadora, insinuou que eu sou técnico municipal na Câmara da Moita.

É FALSO

NEM MORO NO CONCELHO, MORO NO MONTIJO E TRABALHO EM LISBOA

Ele que se chateia por atacarem o seu anonimato acusa-me de ser quem não sou.

TENHA VERGONHA.

Tenho a minha opinião e não são uma cambada de fascistas como o av1 e António Ângelo que me vão calar.

O 25 de Abril aconteceu para que estes vermes não se comportassem assim.

Anónimo disse...

Esta personalidade de seu nome "Paulo" chama fascistas aos opositores.

José Estaline serviu-se desse argumento e de outros em tudo similares para passar à espada pessoas como Sergei Kirov, Marechal Tukhachevsky, Bukharin, Leon Trotsky, Osip Emilyevich Mandelstam, Nikolai Yezhov, para mandar deportar e matar milhares de outros que ousaram dizer não, fosse de um ponto de vista "de dentro do PCUS, mas alternativo a Stalin", fosse de um ponto de vista "de fora do PCUS, alternativo ao PCUS".

Resultados?

Demoraram 40 anos a chegar, mas levaram à derrocada do edifício, sucumbindo nos destroços da implosão tanto os Chefes como os Yesmen.

Ai tristeza, tristeza, está o PCP a ser defendido na Moita por esta ralé.

Anónimo disse...

Ralé são os anticomunistas primários que se aproveitam disso para ofender toda a gente que está contra a betonização da várzea.
Não passam dum monte de corruptos que quer encher os bolsos com a especulação imobiliária na várzea.
uma vez mais recordo o resultado eleitoral na várzea, a população esteve ao lado da CMM e da CDU, o resto são especuladores que tentam encher os bolsos a enganar as pessoas, nada mais que isso.

Unknown disse...

O Sr. (salvo melhor nome e arranjo centenas deles) que escreveu o comentário acima parece que me conhece. Não me conhece. Não sou do PCP, não porque discorde do partido mas porque estou farto de política e farto estou de pessoas cobardes que se fazem passar pelo que não são (tipo bufos da PIDE).

Assim a personalidade de nome é "bom fazermos um exercício de memória" devia recordar que quem se fazia passar por "amigo" e actuava de forma reles e cobarde, insinuando, escutando e denegrindo, era o SALAZAR e a ua malta (possíveis amigos do meu "amigo") que também tentava calar quem tinha diferenças de opinião.

A MIM NÃO ME CALA

Anónimo disse...

O Paulo deve querer dizer: o sr que escreveu 2 comentários acima:)
Quanto ao resto estou completamente de acordo.