2007-04-22


Esta semana reparei que esta casa histórica da Baixa da Banheira ostenta um placar onde se publicita o pedido de licenciamento para "edifício plurifamiliar".

Não me lembro de alguma vez ter visto aquela casa habitada e o espaço encontra-se degradado há muitos anos, mas nem assim a sua beleza deixa de me impressionar. Mesmo sabendo que a futura ligação ferroviária a Lisboa possa aguçar o apetite de quem ali quer construir, o que aqui proponho é simples e nada original: que não se permitam alterações de grande relevo na fachada neste e noutros edifícios das imediações.

Há já muitos anos que não é possível manter uma rua inteira com as habitações térreas iniciais, mas ainda é possível pontualmente manter alguns espaços e edifícios que pelas suas linhas sejam relevantes. De memória lembro-me rápidamente de alguns, e este é sempre um dos primeiros, não só pelo edifício em si, mas como pelo local onde está implantado. Do outro lado da Rua do Trabalhador estão logo alí a barbearia e a antiga taberna do Barbosa, do outro lado da Praceta de Portugal estão edifícios altos mais recentes, e no meio da rotunda está plantada uma árvore (araucária excelsa) e o busto do Padre José Feliciano.

1 comentário:

Anónimo disse...

Ao kontrário do k disse o meu amigo, o meu regresso é aki no banheirense e em principio apenas hj para dar um rekado ao av1
O rekado é:
Olá JM se kiseres um dia destes vamos tomar kafé na Cacav e falar sobre edições de livros em Portugal, sobre a situação duma editora em partikular
Rekado dado, um dia destes volto para falar sobre os podres dum espekulador imobiliário korrupto

Vigilante aka V