2006-07-03

Depois de tanta asneirada que vi escrita em alguns blogs, depois da saída do governo do único ministro de esquerda, depois das emoções vividas nesta mundial, um amigo meu fez-me ver a luz. Vi a luz e a solução para um dos maiores problemas de Portugal, os fogos florestais. Faz 30 anos, ou já fez, não sei bem, afinal nem sequer tenho 29, o Partido Comunista Português apresentou em sede própria, leia-se Assembleia da República uma proposta de criação de ZIF´s, Zonas de Intervenção Florestais. Seriam Zonas onde os proprietários e outras entidades se associavam para exploração destes espaços e para operações correntes de manutenção, leia-se limpeza de matas ou florestas (a diferença entre mata e floresta tem a ver com o grau de cobertura, por exemplo uma floresta terá um grau de cobertura próximo dos 100%, o que significa que as copas das árvores estão juntas). Esta proposta recebeu os votos contra do P.S., P.S.D. e C.D.S.. Passados estes anos e muita madeira queimada e vida destruida, o P.S. apresenta esta ideia como sua, aliás ouvi no outro dia uma senhora doutora a afirmar que é a mãe destas entidades. Mãe poderá ser, que a natureza está muito bem pensada, destas entidades é que não. Chamo a isto pouca vergonha, mas parece que isso é o que não falta neste cantinho à beira mar plantado. Mas, um amigo meu tem uma ideia melhor, mais barata e mais eficaz e passa por alargar no tempo o mundial e aumentar a sua frequência. O Mundial teria como duração cinco meses, de Junho a Outubro e, realizaria-se todos os anos, o que faria com que os incêncios não acontecessem. O que não é descabido, uma vez que durante o Euro e agora durante o Mundial, o número de fogos foi e é muito reduzido. Os incendiários trocaram os fósforos por bandeiras e os grandes incendiários (aqueles que pegam fogo de avião) estão na Alemanha, num qualquer aposento de luxo. Já estou a ver o nosso 1º, o Ministro que assina Convenções contra a Co-Incineração e depois afirma que é a única saída, numa conferência de imprensa a gabar-se de ter sido ele a inventar o futebol e por estas ordem de ideias a acabar com os fogos florestais. Haja paciência.

19 comentários:

Anónimo disse...

Meu amigo, parece que finalmente vejo que escreves com alguma ironia, sem peso e com mais substância até. Lembro-me de um trabalho que me mostraste sobre a Revolução industrial, em que tu e os teus colegas fizeram uma sátira política, lembras-te, tinhas menos 10 anos que agora e, desculpa, escrevias bem melhor. A professora ao dar a nota disse que se não tivesse gostado levavam 0. Ficou-me essa, mas, porque não o publicas no blogue? Era uma mais valia sem dúvida.
Abraço e de vez em quando tenta escrever assim.
Ah, vê-lá o almoço, estás de férias podias ligar. Estou disponível na Quinta.

nunocavaco disse...

Tiago às vezes sai, outras nem por isso. Esse trabalho foi feito por mim, pelo Carlos e pelo Luís para a disciplina de História no 12º ano. De vez em quando vejo o Carlos, ou no Be Jazz, ou no Camarro, ou no Clube Naval, agora o Luís não o tenho visto, portanto estar a publicar uma coisa feita por três sem a autorização de um, não o faço. O trabalho é muito extenso, e retrata os políticos portugueses no tempo dos governos de Cavaco Silva, tranpondo-os para a época da Revolução Industrial. Utilizámos factos históricos mas, de uma forma irónica. Ao jeito do contra-informação demos nomes aos personagens. Lembro-me do Torres Coito, Banana Coiceró, Mariazinha (não me lembro de mais nomes). O Cavaco estava sempre a dizer deixem-me trabalhar, e por aí a diante. Era isso, mas com factos históricos e com uma mordaz crítica política (já se advinhava qualquer coisa). A professora deu-nos 18, mas disse que se tivesse gostado tinha-mos levado era 0.
Falamos depois no almoço de quinta, então. Um abraço.

P.S.- Itália ou Alemanha?

Anónimo disse...

Passando ao que interessa: belo verão húmido, a melhor estratégia contra os incêndios.
Por enquanto, sinto que o Pinhal do Forno está um pouco menos inseguro.
E sim caro NC, nota-se que muitos dos seus textos parecem saídos dos bancos de Escola.
Mas, e se esta é para doer ou não não me interessa, para os seus leitores fiéis mais não é preciso, porque só aparecem para marcar o ponto e cumprimentar o JF por engano.

nunocavaco disse...

Bem, segundo a opinião do Av1, não interessa se o 1º Ministro assina ou manda assinar um documento, juntamente com mais 100 países, que indica que se deve abolir a co-incineração e, depois não quer implementar em Portugal o que assina;
Não interessa se o P.C.P. à 30 anos propõe uma solução que poderia acabar com os fogos florestais e o P.S. vota contra e, passados 30 anos propõe o mesmo como se tivesse inventado a pólvora;
O que interessa é que eu escrevo mal. Não interessa o que escrevo, mas sim se dou erros ou não.
É bom saber ao que andamos, uns defendem a floresta e outros a árvore.

Anónimo disse...

Ao Nuno Cavaco não interessa que a nível local, os poderes instituídos prometam uma coisa há meia dúzia de anos e agora façam outra.
Que deixem certas "agendas" na gaveta, para embarcarem em outras.
Que os corredores verdes desapareçam sem justificação.
Que o valor ecológico dos terrenos varie conforme as conveniências e a REN possa passear de um lado para o outro.

É bom saber que NC é fiel ao poder que lhe paga, defendendo-o em todas as circunstâncias e malabarismos e só se incomodando em apontar o dedo aos outros.

É bom saber que NC acha que escreve grandes novidades, em especial no que se refere ao amor a Freitas do Amaral e a questões ambientais que todos conhecem.

É bom saber que NC não se interessa em escrever de forma capaz - por exemplo a conjugação do verbo "haver" - apesar de gostar de espaventar um currículo que afirma dizer ter o grau de Mestre.
Mestre em quê, meu caro?

É bom saber que uns defendem a floresta que os protege, enquanto eu apenas já me preocupo em defender as últimas árvores que restam para nos ajudar a sobreviver.

É bom saber que NC se aprendeu alguma coisa nestes anos de blogosfera, não gosta de o mostrar em público, optando sempre e cada vez mais pela subserviência aos interesses de um poder que não admite ter errado estrondosamente na revisão do PDN.

É bom saber que há quem só cultive a memória para apontar o dedo aos outros e lançar-lhes as culpas.

Porque foi o Poder Central que mandou construir, por exemplo, o dique da Moita com custos brutais e que, ao mesmo tempo, deixou degradar as antigas marinhas de Alhos Vedros.

Porque foi o Poder Central que aprovou os projectos de urbanizações aqui no concelho, em que os fiscais apareciam apenas na hora do almoço.

Porque é o Poder Central que se preocupa m andar a arranjar com cuidado certos recantos do concelho, junto a moradias de gnte "desconhecida" enquanto não há gente disponível para recolher entulhos deitados por aí a esmo.

É bom saber que a NC não incomode dinheiro público gasto a pagar bilhetes para festivais taurinos que glorificam ilegalidades.

É bom saber que um tijolo ainda é um tijolo.

Carlos (Brocas) disse...

A questão se calhar é que, todos defendemos a mesma coisa, só que de modo diferente.
Uns defendem por carolice, outros por interesses instalados.
Os por carolice quase nunca chegam a lado nenhum, os que têm interesses instalados levam anos e anos para por vezes fazerem coisas muito simples porque há prioridades....

isabel mendes ferreira disse...

e ninguém o MATA??????????????




enorme abraço NUNO.

sofyatzi disse...

Há que têr paciência...E isso é coisa que não falta aos portugas...
Podes têr certeza!

Beijocas ;)

alice disse...

caro nuno

agradeço a tua visita

espero ser merecedora das tuas palavras

amanhã, apagamos o fogo francês?

beijinhos,

alice

Luna disse...

É como dizes haja paciencia
beijocas

nunocavaco disse...

Já me chamaram tudo mas "jumento diplomado" é a primeira vez.
Com elevação deixo ao meu "amigo" os melhores cumprimentos e uns míseros parabéns por conseguir ser sempre tão criativo.
Um abraço e um abanar de rabo ou crina deste seu conterrâneo.

Vanda disse...

Nuno, muito obrigada por teres viajado até chipre :)) e teres gostado :)) enfim obrigada pela tua visita :)) e palavras!

Perdoa-me só ter vindo hoje agradecer mas a net da tmn devido ao mundial, julgo eu, nem sempre está :)) vai e vem :)) e quando clicava no eu nome para te visitar caía...mas hoje consegui! :)

um beijinho e volta sempre :))

não prometo é viagens tão aprazíveis :))

Van

Anónimo disse...

Gestão de áreas florestais comuns:

Forestis, desde 1992. Vêr os links do menu.
Incêndios e FORGEST
Organizações Florestais Sub-Regionais
Protocolo RTP e Forestis

A diferença entre "Estado Centralizador" e "Estado Regulador" está no papel que a "Sociedade Civil" tem ou não tem.
Nós, infelizmente, não temos nem um nem outro mas somente uma misturada imcompreensível e inconsistente dos dois.

Um abraço.

Anónimo disse...

Ontem numa conversa de «bastidores», ao estilo do mata e esfola e torna a esfolar, ouvi palavras muito duras em relação à tua pessoa. Tão duras e ao mesmo tempo tão rídiculas que parei para pensar e cheguei à brilhante conclusão de que sabia quem era o teu estimado amigo Trotsky. Deixo-te pistas:

- Conheces o fulano;
- É mais baixo que tu;
- Tem um cargo no P.S.;
- Tem uma particulariedade, muitas vezes o que te chamam, também lhe chamam a ele;
- Aproximadamente tem a mesma idade;

É assim, a isto se chama política suja, mas vindo daquele lado não se podia esperar outra coisa.
Um abraço.

P.S.- Trotsky vai já a correr postar contra mim, não te esqueças ...

Anónimo disse...

Só uma coisinha a politica suja é melhor que a politica de "Colarinho Branco".
Ao Vargas e outros porque é que vocês não voltam para a barraca de onde sairam e deixam andar por cá quem quer trabalhar e/ou expor/discutir ideias?

Bolas pá, já enoja tanta adivinhação, ofensa maldizencia.

Um Abraço Nuno e desculpa o desabafo.

AV disse...

Muito bem João !

AV2

nunocavaco disse...

Também concordo com o João e com o Av2.

Anónimo disse...

Quer então dizer que o trotsky é o nuno cavaco do PS
bom saber porque vou ter uma conversa com ele

Anónimo disse...

visitem o arremacho. na moita o crime compensa.