2007-08-04

A paranóia do clima em Português

O nosso Instituto responsável pelo estudo e previsão do tempo/clima (são distintos, muito distintos) apresenta e muito bem, relatórios mensais onde entre muitas coisas se refere à comparação entre as médias dos valores registados e a média das normais climatológicas.

Curiosamente, quando num mês se registam valores inferiores aos das normais o tipo de escrita é diferente de quando ocorre o inverso. Porquê?

Vejamos:

- Para um mês mais quente

"O mês de Maio de 2007 caracterizou-se por valores médios da temperatura média do ar superiores aos valores médios em todo o território.
Referência para os períodos de 7 a 12 e 16 a 19, com valores altos da temperatura do ar; e para os primeiros dias do mês, com valores da temperatura do ar muito baixos, muito inferiores aos respectivos valores médios.
Quanto à quantidade de precipitação, o mês de Maio classificou-se como chuvoso nas regiões do interior Norte e em parte da região do Alentejo e normal a seco no restante território.
Em 31 de Maio de 2007 mantém-se a situação de seca fraca em parte da região Sul."


- Para um mês mais frio

"O mês de Junho de 2007 caracterizou-se por valores médios da temperatura média do ar inferiores em cerca de 0.5 °C em relação ao valor médio no período de referência.
De referir que valores médios da temperatura média do ar inferiores aos de Junho 2007 ocorreram em cerca de 20% dos anos.
De realçar que dos 10 Junhos mais quentes 6 ocorreram desde 2000 (2004, 2005, 2003, 2000,2006 e 2001); Junho de 2004 foi o mais quente, seguido de Junho 2005; Junho 2003 o 5º, Junho 2000 o 8º, Junho 2006 o 9º e Junho 2001 o 10º.Em Portugal Continental, os valores da quantidade de precipitação ocorridos no mês de Junho de 2007 permitem classificá-lo como chuvoso (150 % em relação à média de 1961-1990).
Junho 2007 foi, em Portugal Continental, o 11º mais chuvoso desde 1931 (depois de 1974, 1988, 1939, 1970, 1971, 1964, 1958, 1963, 1935 e 1977). Em termos de totais médios do território pode assim afirmar-se que este é o Junho mais chuvoso dos últimos 20 anos.
De referir, no entanto, que os valores agora observados estão longe dos maiores valores anteriormente observados em Junho de 1974 e de 1988.
Em 30 de Junho de 2007 mantém-se a situação de seca fraca em parte da região Sul."


Porque tanta justificação. Junho foi um mês mais frio que o habitual, é normal. Não é normal é não se justificar os meses mais quentes como o que é demonstrado neste exemplo.

Será que anda tudo maluco, ou é só o tempo? Espero de que a ideia de se tentar passar que todos os meses são mais quentes do que a média seja apenas por incompetência e não por...

9 comentários:

Anónimo disse...

E gajos bons?
Onde é que eles estão?

Anónimo disse...

Caro anónimo,

Se eu fosse o AV1 respondia-lhe, mas assim calo-me.

--------------------------------------

Caro Nuno,

Cá espero a discussão à séria, que esta não é. Ou é para deixar cair?

Até mais.

nunocavaco disse...

Quer discutir o quê?

Comece que eu dou opinião.

A disse...

Olha, passei só para te dizer que abri de novo o Psicologias da Treta (apeteceu-me) e falo em ti,caro amigo :)

Beijinhos

Anónimo disse...

Não sei se reparou mas tem comentários e links e etcaeteras em vários dos artigos "ambientais" e respostas suas népia.

Vá lá responder (e com alguns links para factos que não acabem em organizações americanas ligadas aos conservadores) e depois continuamos.

Para homem de Esquerda as suas ligações ambientais são, no mínimo, estranhas.

Mas isso sou eu a falar que sou um ignorante.

Até mais.

Anónimo disse...

Ainda bem que reconheces a tua ignorância, porque só tens dito é asneiras ò marinho. NC não lhe respondas, ele não é ninguém apenas finge que é alguém.

Agora podes vir responder ó marinho que eu deixo-te já aqui a resposta antecipada, vai fazer um broche a um cavalo, ou então a um cão, já que gostas de chamar cão aos outros e de os ameaçar como fizeste com o NC.

Sim marinho tás esquecido? disseste ao NC para ele ter cuidado porque sabias onde ele mora, onde trabalha, quais os amigos e familia, que sabias a matricula do carro.

Isso faz de ti o quê marinho?

Anónimo disse...

Ai! Ai!

Quando se faltam os argumentos salta a linha dos "vigilantes" em estilo e em força.

Já há pouca pachorra para isto!

Venham de lá os "polícias bons", se faz favor, por um bocado de ordem na pocilga.

Agradecidos

Anónimo disse...

Argumentos faltam-te é a ti e ao amiguinho especulador corrupto da remax. "policias bons" deves tar-te a referir aos tótós que fazem este blog e não se sabem defender.

Anónimo disse...

márinhozinho faz-te lá de vitima inocente, só sabes é ameaçar pessoas, mas depois armas-te em bonzinho, vitima, tem vergonha seu pidesco.