2007-09-05

As políticas de combate ao abandono escolar não estão a funcionar. Em 2006, Portugal não só não conseguiu reduzir essa estatística negra do sistema de ensino, como assistiu mesmo ao seu agravamento: a percentagem de jovens que saíram precocemente da escola e cujo nível de estudos não ultrapassa o 9º ano de escolaridade subiu de 38,6%, em 2005, para 39,2%.

Portugal não é um país no qual à educação seja dado um papel fundamental. Nunca o foi num passado mais longínquo, muito menos noutro não tão distante como isso, nem tem sido nas últimas décadas, apesar das evidentes melhorias. Por isso estes números não admiram ninguém. Portugal continua a ser o país da educação para os mais ricos e os restos para os mais pobres. A moda dos condomínios fechados e colégios particulares não é uma causa, é um sintoma de um país dividido entre ricos e pobres, e com este fosso a alargar-se a cada ano que passa.

Metade dos agregados (familiares), o que se pode traduzir em mais de quatro milhões de portugueses, não paga IRS porque não recebe o suficiente para isso. Somos, portanto, um país pobre e de pobres, já que temos dez milhões de habitantes, dos quais dois milhões de jovens que ainda não estão em idade contributiva e mais quatro milhões que ganham abaixo do mínimo. Destes quatro milhões, dois milhões vivem no limiar da pobreza.

12 comentários:

Anónimo disse...

vê lá se escreves alguma coisa de jeito estalinistazito aprendiz

Anónimo disse...

Seis (6) respostas ao camarada João Figueiredo:

#1
#2
#3
#4
#5
#6


Nem preciso de escrever nada; já está (quase tudo) dito.

Se este seu artigo é um recado subliminar aos seus camaradas governantes locais, está bem e até aplaudo; qualquer outra coisa é uma palhaçada.

E não lhe estou a chamar palhaço, antes que se ofenda todo.

Até mais.

Ponto Verde disse...

"A moda dos condomínios fechados e colégios particulares não é uma causa, é um sintoma de um país dividido entre ricos e pobres, e com este fosso a alargar-se a cada ano que passa."

Pena que essa moda grasse até no PCP, senão o que fazem autarcas CDU, militantes PCP a promover condominios fechados em Salões Imobiliários.

O que me refiro em concreto?

Alfredo Monteiro Presidente da CMSeixal e Jorge Silva Vereador do Urbanismo a promover a Quinta da Trindade, condominios fechados no SIL, Salão Imobiliário de Lisboa... ah, antes aprovaram tais condominios...na autarquia onde detêm a maioria...

Anónimo disse...

É a tradicional hipocrisia das virgens imaculadas do Partido do Colectivo e do seu dogma das "verdades múltiplas".

O normal, apenas.

Anónimo disse...

E provas? acusar é fácil

Anónimo disse...

Fosga-se! Que provas é que você ainda precisa relacionadas com o que o Ponto Verde escreveyu acima? Chiça que são burros! Tire lá as palas e leia novamente.

Anónimo disse...

O ano passado foi assim.

A mentira que não é por negá-la que a vão esconder.

Ponto Verde disse...

Bom as provas...são publicas :

Seixal em força no Salão Imobiliário de Lisboa
Para além das obras da autarquia, no Espaço Seixal vai ser possível visitar os dois maiores projectos da região: Seixal Baía e Quinta da Trindade.

O Seixal vai ter uma forte presença no próximo Salão Imobiliário de Lisboa, que se realiza de 22 a 26 de Novembro nos pavilhões 1, 2 e 3 da Feira Internacional de Lisboa, no Parque das Nações, e que deverá ser visitado por mais de 30 mil pessoas.

Com 500 metros quadrados, o espaço Seixal junta numa mesma área de exposição standes da câmara municipal do concelho e das empresas A Silva & Silva Imobiliária, Libertas/Nozar e Urbindústria.

A Câmara Municipal do Seixal irá expor aqueles que são alguns dos grandes projectos de desenvolvimento da autarquia, com destaque para o Plano de Ordenamento Urbano e paisagístico da Área da antiga Siderurgia Nacional, o Metropolitano Ligeiro da Margem Sul do Tejo e o Plano Estratégico de Desenvolvimento do Turismo.

O Seixal Baía, promovido pela A. Silva & Silva Imobiliária, será o ex-libris do stand do Grupo A. Silva & Silva. O projecto, com arquitectura dos ateliers de Miguel Saraiva e Nuno Leónidas, constitui um dos dos empreendimentos com melhor localização e qualidade da Margem Sul.

As belíssimas vistas sobre a Baía e Lisboa, aliadas à excelência do projecto arquitectónico e técnica construtiva fazem do empreendimento um produto procurado, facto comprovado por em apenas 4 meses após o seu lançamento, as vendas terem já ultrapassado 40% dos 128 apartamentos colocados nesta primeira fase de comercialização.

A Quinta da Trindade, um empreendimento promovido em parceria pela empresa portuguesa Libertas e a espanhola Nozar, representa um condomínio fechado, com uma forma assumidamente urbana, estruturada em quarteirões, ruas amplas e arborizadas, grandes avenidas e zonas ajardinadas que oferecem também uma vista privilegiada do Tejo e de Lisboa. A Área Residencial da primeira fase em comercialização apresenta 78 apartamentos de tipologia T1, T2, T3 e T4, em Simplex e Duplex.

O Projecto global da Quinta da Trindade prevê a construção de um Complexo Imobiliário com cerca de 1600 Fogos, num investimento de 200 milhões de euros a realizar durante os próximos 6 anos.

A Urbindústria, empresa responsável pela promoção e comercialização dos terrenos da Siderurgia Nacional, S.A. que deixaram de estar adstritos à actividade industrial, irá expor o desenvolvimento do SEIXAL BUSINESS PARK - Parque Empresarial - Parque Industrial do Seixal PIS.

Enviar noticia a um amigo Fonte: SIL / Casa Sapo

Anónimo disse...

E isso é promoção da parte da CMS?

Curem-se seus doentes mentais.

Anónimo disse...

"A Câmara Municipal do Seixal irá expor aqueles que são alguns dos grandes projectos de desenvolvimento da autarquia"

É! Foste lá vêr? Não? Então cala a boca.

Aquilo é uma vergonha de promiscuídade de interesses públicos e interesses privados do grande capital.

Já sobre a educação, um pequeno aporte via AMBIO e transcrito para aqui.

Até mais.

Anónimo disse...

"Com 500 metros quadrados, o espaço Seixal junta numa mesma área de exposição standes da câmara municipal do concelho e das empresas A Silva & Silva Imobiliária, Libertas/Nozar e Urbindústria."

A parte a sacar do que estava lá em cima era mais esta, mas a outra serve também.

Se isto não é promiscuidade não sei o que entende por promiscuidade... se calhar era preciso apanhar os gajos todos na cama num bacanal.

Ora abóboras!

Anónimo disse...

Isso não está provado, é tudo mentira, só sabem atirar para o ar. E de bacanais percebes tu mário da silva