2007-09-10
















A Festa

A 31ª Festa do Avante foi mais bela, mais fraterna, mais completa que as outras. No espírito de cada construtor da Festa está presente esta ideia. Este orgulho individual de trabalhar para um objectivo comum que foi plenamente conseguido, recarrega baterias com esperança e confiança para as lutas futuras.
Foi assim com 30ª Festa e com as que a antecederam. Milhares de camaradas e amigos deram o melhor de si para que as coisas corressem de feição.
Mas a Festa não são só três dias. Inicia-se com a sua concepção, desenvolve-se com a implantação, consolida-se com a sua abertura e funcionamento e termina com a desimplantação, envolvendo milhares de camaradas e amigos.
Nascida do Portugal de Abril, do sonho de uma sociedade melhor, nestes 3 dias o sonho é realidade e cada construtor da festa fica comovido com cada nova edição.
O trabalho voluntário destes milhares de homens e mulheres tem a sua paga na participação e alegria dos milhares de visitantes que usufruem da sua/nossa produção.
Como alguém disse um dia, a riqueza de um partido são os seus militantes, e nós no PCP sabemos isso melhor do que ninguém e é por isso que a cada acorde da Carvalhesa nos sentimos tocados e revigorados.
Mas tudo isto incomoda muita gente. Pessoas mesquinhas e arrogantes que do alto da sua frustração querem acabarem com a festa. Desde atentados terroristas nos primórdios desta festa a leis específicas ou quase específicas para dificultar o trabalho deste partido. A Festa tem resistido e a cada novo ataque têm sabido os comunistas responder com uma nova Festa, mais bela, mais fraterna e mais solidária.
Os ataques à Festa do Avante, que não é uma Festa só dos comunistas, que é de todos os democratas, obedecessem a uma linha com um objectivo específico e cirúrgico, dificultar a acção do PCP na luta por uma sociedade melhor. Mas o que não nos mata, torna-nos mais fortes, e a nossa resposta é a mesma do costume. Uma nova festa ainda mais bela do que a anterior!
Os arautos da desgraça já previram que esta festa terminaria um dia. Nas suas cabeças o trabalho voluntário (só possível porque a consciência dos camaradas e amigos que o fazem é elevada e norteada pelo objectivo comum atrás referido), não faz sentido nos dias de hoje. A forma de como no seu dia a dia tratam os outros leva-os a acreditar nisto mas desenganem-se aqueles que por os mais variados interesses não querem que a festa se faça. Ontem, tal como hoje e amanhã, nós queremos fazer a festa e este nós não é abusivo porque com as baterias carregadas de esperança e confiança só pode ser assim.
Para o ano lá estarei/estaremos para a nossa Festa.

Nuno Miguel Fialho Cavaco
Membro da Direcção de Organização
Regional de Setúbal do PCP

15 comentários:

Anónimo disse...

Durante todo o ano pode fazer trabalho voluntário para ajudar os desabrigados da vida.
Não precisa de guardar o suor para uma semana por ano ajudar uma organização partidária.
Quer ser bondoso e voluntário?
Inscreva-se na Caritas.

Anónimo disse...

Eu não faço, mas pelo menos não me armo em solidário, fraterno e coiso.

Anónimo disse...

a que teve menos gente.
a proposito, que é isso de publicar uma foto onde estou sem euu dar autorização?

nunocavaco disse...

Na foto dá para ver quem é e que estava lá pouca gente, eramos tão poucos que conseguimos encher o recinto da festa, mas tudo bem, quem consegue encher o Pavilhão Atlântico consegue fazer melhor. É para o ano.

Um abraço

Anónimo disse...

Camarada Nuno,
Ali se ve os verdadeiros Comunistas aqueles que se arrepiam com a internacional que entoam o Avante camarada com uma voz tão forte que sentimos capazes de mudar o mundo é isso que sinto quando ao meu lado no meio da imensa multidão estavam um casal que se emocionava com as palavras de Casanova e com entusiasmo batiam palmas a Jerónimo.
Isto é o que importa o espírito da festa junta todos (novos e velhos)numa perspectiva de trabalho colectivo e por mais que isso doa a muitos é o que faz o pc diferente de todos os outros partidos, a sua organização o colectivos.
Boa foto.

nunocavaco disse...

Camarada estas tuas linhas deveriam estar no artigo, fazem sentir o estado de alma que lá se viveu.

Anónimo disse...

Não é de admirar que estivessem lá poucas pessoas, com preços do Algarve, KFC e Pizza-Out presente, o que poderiamos esperar desta festa, juntamente com a obrigação do PC atingir um determinado valor de lucro para cumprir "Obrigações", ainda dizem que é o partido dos trabalhadores?
coitadinhos....

Anónimo disse...

quem te disse que estavam lá poucas pessoas???

Anónimo disse...

O lecas anda bêbado de manhã à noite, sabe lá ele o que diz.

Anónimo disse...

Camarada militante,

É pena é que depois os camaradas no poder façam tudo ao contrário do que andam a apregoar na festa.

A dislexia politica é, cada dia mais, a pedra de toque e para os militantes só sobra a fé de que o dito é o feito.

Até mais.

Anónimo disse...

Vejam no António do Telhado a história verdadeira de mário da silva

http://antoniodotelhado.blogspot.com

Anónimo disse...

Viva o homem da verdade, viva o António do Telhado

Anónimo disse...

eu estive lá, eu posso entrar em todo o lado, dar-me com quem quero, sem ser proíbido e apontado por alguém...tal como acontece no teu partido,e é por ter estado lá agora e em muitos anos anteriores que me sinto abilitado a fazer a aviação que fiz, Ó ESTÙPIDO.

Anónimo disse...

sentes-te abilitado? ainda bem que não estás habilitado.

Ó lecas, mas tu és apontado em todo o lado, pela tua estupidez

Anónimo disse...

À parte outras coisas, este artigo estava giro, mas este artigo está mesmo de partir o côco a rir.

Já estou a vêr o coro de protestos mas quem não tem humor não merece nada.

Até mais.