2007-09-20








Miguel Esteves Cardoso na Festa do Avante (publicado na Revista Sábado de 13-09-2007)

Algumas citações:

“Dizem-se muitas mentiras acerca da Festa do Avante!. Estas são as mais populares: que é irrelevante; que é um anacronismo; que é decadente; que é um grande negócio disfarçado de festa; que já perdeu o conteúdo político; que hoje é só comes e bebes.
Já é a Segunda vez que lá vou e posso garantir que não é nada dessas coisas e que não só é escusado como perigoso fingir que é. Porque a verdade verdadinha é que a Festa do Avante faz um bocadinho de medo.
O que se segue não é tanto uma crónica sobre essa festa como a reportagem de um preconceito acerca dela - um preconceito gigantesco que envolve a grande maioria dos portugueses. Ou pelo menos a mim.
Porque é que a Festa do Avante faz medo?
É muita gente; muita alegria; muita convicção; muito propósito comum. Pode não ser de bom tom dizê-lo, mas o choque inicial é sempre o mesmo: chiça!, Afinal os comunistas são mais que as mães. E bem dispostos. Porquê tão bem dispostos? O que é que eles sabem que eu ainda não sei? ..."

"É espantoso ver o que se alcança com um bocadinho de colaboração. Não só no sentido verdadeiro, de trabalhar com os outros, como no nobre, que é trabalhar de graça... Porque não basta trabalhar: também é preciso querer mudar o mundo. E querer só por si, não chega. É preciso ter a certeza que se vai mudá-lo... Porque os comunistas não se limitam a acreditar que a história lhes dará razão: acreditam que são a razão da própria história... E talvez sejam. Basta completar a frase "Se não fossem os comunistas, hoje não haveria..." e compreende-se que, para eles, são muitas as conquistas meramente "burguesas " que lhe devemos, como o direito à greve e à liberdade de expressão. ..."

"... Mas não é só por isso que a Festa do Avante faz medo. Também porque é convincente. Os comunas não só sabem divertir-se como são mestres, como nunca vi, do à-vontade. Todos fazem o que lhes apetece, sem complexos nem receios de qualquer espécie. Até o show off é minimo e saudável.
Toda a gente se trata da mesma maneira, sem falsas distâncias nem proximidades. Ninguém procura controlar, convencer ou impressionar ninguém. As palavras são ditas conforme saem e as discussões são espontâneas e animadas. É bom (mas raro) uma pessoa sentir-se à vontade em público. Na Festa do Avante é automático.
Dava-nos jeito que se vestissem todos da mesma maneira e dissessem e fizessem as mesmas coisas - paciência. Dava-nos jeito que estivessem eufóricos; tragicamente iluminados pela inevitabilidade do comunismo - mas não estão. Estão é fartos do capitalismo - e um bocadinho zangados. ..."

"...Sabe bem passear no meio de tanta rebeldia. Sabe bem ficar confuso. Todos os portugueses haviam de ir de cinco em cinco anos a uma Festa do Avante, só para enxotar estereótipos e baralhar ideias. ..."


"...A Festa do Avante é sempre maior do que se pensa. Está muito bem arrumada ao ponto de permitir deambulações e descobertas alegres. Ao admirar a grandiosidade das avenidas e dos quarteirões de restaurantes, representando o país inteiro e os PALOP, é dificil não pensar numa versão democrática da Exposição do Mundo Português, expurgada de pompa e de artifício. E de salazarismo, claro.
Assim se chega a outro preconceito conveniente. Dava-nos jeito que a festa do PCP fosse partidária, sectária e ideológicamente estrangeirada. Na verdade, não podia ser mais portuguesa e saudavelmente nacionalista. ..."


"... As brigadas de limpeza por sua vez, estão sempre a passar, recolhendo e substituindo os sacos do lixo. Para uma festa daquele tamanho, com tanta gente a divertir-se, a sujidade é quase nenhuma. Raios os partam."


A coisa está tão bem organizada que não se vê. Passa-se o mesmo com os seguranças - atentos mas invisiveis e deslizantes, sem interromper nem intimidar uma mosca. ...


"...Quando se fala na capacidade de “mobilização” do PCP pretende-se criar a impressão de que os militantes são autómatos que acorrem a cada toque de sineta. Como falsa noção, é até das mais tranquilizadoras. Para os partidos menos mobilizadores, diante do fiasco das suas festas, consola pensar que os comunistas foram submetidos a uma lavagem ao cérebro.
Nem vale a pena indagar acerca da marca do shampô.
Enquanto os outros partidos puxam dos bolsos para oferecer concertos de borla, a que assistem apenas familiares e transeuntes, a Festa do avante enche-se de entusiásticos pagadores de bilhetes.
E porquê? Porque é a festa de todos eles. Eles não só querem lá estar como gostam de lá estar. Não há a distinção entre “nós” dirigentes e “eles” militantes, que impera nos outros partidos. Há um tu-cá-tu-lá quase de festa de finalistas. ..."


"...É uma sólida tradição dizer que temos de aprender com os comunistas... Infelizmente é impossível.A verdade é que se sente a consciência de que as coisas, por muito más que estejam, poderiam estar piores. Se não fossem os comunistas: eles.
Há um contentamento que é próprio dos resistentes. Dos que existem apesar de a maioria os considerar ultrapassados, anacrónicos, extintos. Há um prazer na teimosia; em ser como se é. Para mais, a embirração dos comunistas, comparada com as dos outros partidos, é clássica e imbatível: a pobreza. ..."

"...Resistir é já vencer. A Festa do Avante é uma vitória anualmente renovada e ampliada dessa resistência. ... Verdade se diga, já não é sem dificuldade que resisto. Quando se despe um preconceito, o que é que se veste em vez dele?"

Para reflexão

13 comentários:

Anónimo disse...

A cocaína não perdoa.
MEC, um dos meus heróis de adolescência ficou neste estado.
É pena.
Ele já dmitiu o drama que viveu e as sequelas que deixou.
Agora notam-se muito.
Até ficou com a cara do Luís Orelhas Vieira.
E isso é muito, muito triste.

Anónimo disse...

Quando o MEC começa a dizer bem do PCP está tudo virado do avesso.

Bom! Mas o outro do CDS também acabou como ministro do PS, por isso já nada admira nesta malta.

Até o Jerónimo sobe nas sondagens por dizer o mesmo de sempre e o PS ganha com maioria absoluta apesar de nos lixar todos os dias.

Enfim! Portugalidades.

Anónimo disse...

vieira é vermelho
mec diz bem da cdu
logo
vieira e mec
deve haver uma esplicação geologica para o facto

Anónimo disse...

av1 o teu ódio primário pelo PCP é digno de pena, se ele criticasse o Avante era o maior, como diz bem do Avante é a cocaina. És um triste av1, és um patético.

Anónimo disse...

Grande MEC, surpreendeu-me uma vez mais pela positiva.

Anónimo disse...

Básicos anónimos, a piada era por causa do orelhas Vieira.
Se é para embestarem, embestem por serem lampiões.

Anónimo disse...

Não é triste, triste, trisre, mas é istultícia a mais evocar ou retransmitir palavras ou textos de uma pessoa que só parece sê-lo! O MEC politicamente é reacionário da pior espécie...Controla-te ò NC, então já chegamos aí. Onde está um comunista ou está um homem de bem ou então não é comunista, e, este mec é tudo menos um homem de bem. Não interessa se ele andou agarrado ou não, neste caso é triste, confesso, mostrar que a F do Avante é fixe só porque o mec lá esteve e falou bem dela. Foi por aqui, com atitudes branquiadoras que a maioria dos PC's cairam!

Anónimo disse...

O jf é um estalinista parvalhão

Anónimo disse...

o jf é um censurador pidesco

Ponto Verde disse...

Que bom que os comunistas aplicassem na prática o que não passa de retórica e teoria.

Quantos Gins ofereceram ao MEC durante a visita ?

Anónimo disse...

a ti ninguém te oferece nada ponto preto

Anónimo disse...

O joazinho bardamerda estalinista já anda a apagar comentários

Anónimo disse...

Quando nao se pode contadizer o que e verdade, caminha se para os atques pessoais... Enfim, estive lá e vi...
RESISTIR É VENCER!


A vida sao 2 dias a festa do avante sao 3...