2007-09-02

O Ginásio Atlético Clube da Baixa da Banheira, foi mais uma vez assaltado!
Desta vez os amigos do alheio, deram-se ao luxo de partir o alarme enquanto este tocava. Depois sentaram-se no bar a beber leite com chocolate!!! Roubaram somente o tabaco da sua preferência e andaram noutros compartimentos. No final, depois de terem partido vários vidros (o que não faz barulho nenhum) levaram o objecto mais valioso que encontraram (uma tv a cores). No sábado de manhã às portas do Ginásio estavam os populares indignados com o roubo no clube.
Entre os vários comentários que ouvi, retive um que acho ser esclarecedor do espírito contraditório que graça em algumas pessoas. "Quando a luz do Ginásio fica acesa durante a noite, ninguém os cala (aos moradores vizinhos do Ginásio) de indignados que ficam de não conseguirem dormir por causa dela, agora pelos vistos ninguém ouviu o alarme a tocar e o partir dos vidros!!". Ao termos este tipo de comportamento (não chamar a policia) estamos simplesmente a convidá-los para nossa casa, pois estes acabam por perceber que podem fazer de tudo, que ninguém diz nada!
Assaltar o Ginásio é como assaltassem o espírito banheirense, feito destas colectividades que juntaram várias gentes de sítios diferentes, unindo-os através das diversas modalidades, eventos e escolas, ajudando o enriquecimento cultural e social da nossa gente.

37 comentários:

Anónimo disse...

Miúfa, tiveram miúfa.

Anónimo disse...

av1 ficava-te bem condenar a criminalidade em vez de gozares com a situação.

Hulk Madeira disse...

Não consigo entender como é que não se consegue dormir por causa de uma luz acesa.

Anónimo disse...

Foi o nazi que assaltou o ginásio, tem cara de salazar, logo é culpado.

Anónimo disse...

estúpido anónimo o av1 ou :d tem razão. porque as pessoas têm medo que participar e sofrer represálias dos teus amigos.

Anónimo disse...

anónimo estúpido? deves ser tu, afinal és anónimo ahahah

Anónimo disse...

Parece ou é certo que hoje em dia um assalto aqui outro ali, todos os dias ou todas as horas não importa...As pessoas deixaram-se levar pelo absentismo moral, pela leitura capitalista neoliberal: aprender para quê, trabalhar para quê? O professor ensina na escola? A cultura que se diz praticar nas colectividades de cultura e recreio será a mais adequada. O municipio da Moita, as juntas de freguesia, os directores escolares, os pais e suas comissões, nos departamentos, nos postos de trabalho ou nos gabinetes facultam alguma coisa de
conhecimento para os educandos? Por acaso o governo da nação não está aos tiros aos professores? Os professores não pretendem ter a escola ao pé da casa? E porque o movimento associativo não mostra uma figura mais reivindicativa? Haveria muito para dizer sobre esta tendência necrófila da nossa cultura. O roubo, os assaltos, a pedofilia, a prostituição não viram do mesto tipo de vida que levamos?
Estou contra o assalto todos os assaltos. Mas o movimento associativo deve de estar ao serviço das populações e só a elas!!!

Luis do Nascimento disse...

Boas questões! Só é pena apresentar-se como anónimo. Se queremos lutar contra a maré, temos que procurar assumir as nossas opiniões sem receio para não sermos confundidos com outros anónimos. De qualquer maneira, levantou questões pertinentes que pode sempre aprofundar, se assim entender, pois este é um espaço de livre pensamento desde que respeitemo-nos uns aos outros.

Anónimo disse...

O que importa quem faz as perguntas? Que tem o anónimato a ver com o resto? para não haver confusões não fui que fiz as perguntas.

Anónimo disse...

Os banheirenses padecem todos, agora até o LN, do pecado de quererem controlar tudo.
Como não conseguem discutir ideias só querem nomes, nomes, nomes.
Esperava outra atitude do Luís, bm menos apalermado que outros, mas a esperança nem sempre é a última a morrer.

Luis do Nascimento disse...

Quando lamentei o facto do autor do texto escrever como anónimo não retirei o valor do comentário. Penso é que este estado de coisas que o "anónimo" descreve só muda quando as pessoas perderem a miufa de serem conotadas com aquilo que pensam.
Eu penso assim, se amanhã pensar de outra forma, vai ser o mesmo nome que vai aparecer e não outro, se tiver que ser palerma por isso, pelo menos saberão quem é.

Anónimo disse...

LN é bem verdade o que diz sobre o anonimato, mas a liberdade de que fala, ela não é tanto assim. Claro que vivemos numa democracia, mas democracia burguesa e neoliberal, onde expressar liberdade não é o mesmo que liberdade de expressão. Mesmo aqui no nosso rincão (Concelho da Moita)quem expressar liberdade está sujeito a perigos e contratempos que não só de opinião. O medo instalou-se em todo o país, é verdade indesmentível e o nosso rincão não escapa à regra. A extrutura parasitária que nós deixamos montar por acreditarmos nas pessoas - As famílias políticas criadas anacronicamente dentro dos
partidos aqui dominantes - Os grupos de influência deixados a esmo, primeiro na periferia e depois já estruturados envoltos nesse mesmo poder, não nos trouxe grande coisa. Aí reside, na minha opinião, o perigo de sermos molestados. E acredite, pessoalmente, não tenho medo, mas posso por em perigo meus amigos e familiares. Acredite que não é por falta de coragem! Com respeito total e neste espaço cá caminharei!Também pensei assim. Era jovem e a minha escola foi feita não nos liceus mas com o operariado comunista e outros revolucionários.
E ainda hoje combato nessa frente. Mas nem tudo que luze é ouro nem tudo que balança cai...

Luis do Nascimento disse...

Nem todos têm a mesma forma de se expressar, uns preferem o anónimato por temerem represálias, outros simplesmente acreditam que se as houver (as represálias), só lhes vêm dar razão e isso de certeza lhes dará mais força para continuarem a defender as suas ideias.
Não foi por causa do Tarrafal que muitos deixaram de lutar por aquilo que pensavam.
Embora em jovem tenha lutado, como diz, junto do operariado, diz que ainda luta pelos seus ideais, mas tem que reconhcer que existe muita gente desse tempo, que mesmo sem poder, "dá a cara à luta" por aquilo que pensa. Penso que a melhor maneira de tentar mudar alguma coisa é exorcisarmos esses medos cinzentos em nome das novas gerações, pois doutra forma nunca nos sentiremos verdadeiramente livres. Mas se é através do anónimato que se sente mais livre, força!!

Anónimo disse...

Os contextos vividos então são diferenciados. O Tarrafal, Caxias, Aljube,Angra do Heroismo e Peniche na ditadura fascista. A instrução hodierna, a massificação cega, o ensino acorrentado nesta "democracia" de hoje. Em qualquer dos casos rondava e ronda perigos desiguais...Uns lutavam, em medo, pela democracia, sonho dos libertários. Outros lutam para que ela não se acabe. Tal é a verdade!
Todavia, se tivesse de escolher, presumamos, ficaria num impasse e, no entanto, em escolha recorrente,e porque um povo fascizado como bolchevizado ainda hoje vive em palpes de aranha. Sequelas do passado que indisfarsável continua a nos corroer...

Luis do Nascimento disse...

Por viver hoje em palpes de aranha, é que não pode ter a mesma atitude como no passado, senão anda em circulos. Hoje existe a liberdade, embora ministrada em muitos aspectos, permite sermos também participantes activos na vida democratica. Se assim não fosse de certeza teria mais dificuldade em participar mesmo como "anónimo" neste post, porque existem meios de saber a localização e tinha já a PIDE à sua perna.

Anónimo disse...

porque existem meios de saber a localização e tinha já a PIDE à sua perna

Mas ela anda por aí...
Bsta olhar para os telhados do antónio e ver o que fazem com os que dão a cara.

Anónimo disse...

Enquanto que situações destas e destas continuarem a acontecer com o compadrio e apoio do(s) poder(es) instalado(s) podem bem ter a certeza que o descrétido nesta democracia será cada vez maior e o anonimato uma necessidade bem mais premente.

Até no caso recente da Verde Eufémia o que se passou foi isto e o que passou para fora nem vale a pena mencionar.

Até mais.

Anónimo disse...

Naturalmente, como pessoa humana gosto de circular. ouço,vejo e apalpo,cinto as palpitações do meu próprio ser e através dele as dos outros. Não calarei e tenho ajudados outros ao longo dos tempos vividos a não se calarem. Já agora tenho de lhe dizer que tenho sofrido muito por ser assim. Agora com mais idade, ou por ter descoberto que de peito aberto nada levava nem deixava aos outros, a não ser a pancada verbal ou outro tipo de pancada muito usada hoje em dia pelo telemóvel. O que digo e faço na Moita a minha terra, tem a ver com ameaças a familiares meus, que por sinal perfilham pouco + ou - o meu ideal de libertação sem peias nem amarras. Haverá tempo para se definirem posições.E meu amigo LN atrás de tempo tempo vem. A história que decorre nestes últimos anos tem a ver com o poder local instalado. As ameaças, os fingimentos, as falsas ordens são de agora, não antes. Já passamos por muita coisa nesta vida e pode ficar ciente de que lutarei de peito aberto quando tiver a liberdade de conhecer pela raiz, quando puder participar na e com verdade. Enquanto existir a tentativa de frear, de qualquer modo o oponente,enquanto as coisas de todos nós continuarem a serem tratadas somente por meia dúzia, sem ser vendido nem comprado, actuarei mais cuidadosamente. Bem sei que nas actuais formas de comunicação "electrónica" a localização é fácil. Trabalhei muitos anos no ramo. O meu comportamente não se deve à existencia de pides ou sequer cirocos, o meu problema são os bufos de todos os tempos e pior ainda, de quem os aceita, e aqui na Moita, meu amigo, são à menhanha..!

Anónimo disse...

Cambada de mentirosos, ninguém é perseguido por nada no concelho da moita, vocês realmente são esquizofrénicos no vosso ódio contra a CDU e CMM, felizmente ninguém liga à vossa doença, são tão tristes que até dá dó. O que se diz no António do Telhado é tudo verdade, só que vocês estão do lado dos mentirosos e dos eleitos que fugiram cobardemente, apenas para serem contra a CDU, mas felizmente a população sabe ver a verdade.

Anónimo disse...

"Não foi por causa do Tarrafal que muitos deixaram de lutar por aquilo que pensavam." - LdN

Há muitos Tarrafais e nem todos são de pedra. Por vezes os de pedra até são preferíveis aos outros, e eu até sei bem do que estou a falar pois conheço quem sofreu dos dois: dos de pedra antes do 25 e dos outros depois do dito.

"ninguém é perseguido por nada no concelho da moita" - Municipe

Você anda desatento, de certeza, ou então é cego. E não há pior cego do que o que não quer vêr.

Anónimo disse...

Claro que a partir do primeiro ou segundo comentário já nada disto acima tem a vêr com o que o Luís do Nascimento escreveu... mas isso também é normal.

As conversas são como as cerejas...

Anónimo disse...

Tem tudo a ver...O problema é que a maioria foge à raiz da questão - a de se saber se vivemos ou não numa sociedade desenvolvida, criteriosa e sádia...Pessoalmente, entendo que não vivo nessa sociedade progressista para que tanto me esforcei. Ainda há dias assaltaram o Centro de Trabalho do PCP na Moita, o que não é a primeira vez, também de lá levaram alguns materiais comestíveis, e mais entraram pela porta da frente! Quer isto dizer alguma coisa? Claro que quer dizer e muita coisa. Uma sociedade criada nos moldes em que esta foi, só podia dar nisto, em crime colectivo e organizado. Antes votava na oposição democrática, depois votei FEPU, APU e CDU em coligação ou sem ela. Tenho afirmado ao longo dos tempos que existem comunistas com cartão do pcp, que existem comunista sem cartão do pcp e outros ainda sendo comunista não estão para se vangloriarem da sua identidade política. Gostaria, sem ofensa para ninguém, que se revissem no estatuto da verdade, porque só esta é revolucionária. Famintos de pão e luz/Escravos do rei milhão/Soltais os braços da cruz/Abraçai a instrução! Até mais ver...tenho de me preparar para seguir prá Quinta da Atalaia (Festa do Avante)

Anónimo disse...

Mário da Silva os links que mostrou são alguma perseguição? Que eu saiba são apenas a verdade dos factos, dita duma forma humoristica, mas verdadeira. É verdade ou não que os dois eleitos do ps, que diziam estar tão preocupados com o concelho, abdicaram do cargo para o qual foram eleitos? Acha isso correcto? Foram correctos para com quem neles votou? Isso não é fugir às responsabilidades? Ou eles só estão disponiveis para governar? Para oposição não querem? E sobre o Chora então nem preciso comentar, quem trabalha na Auto Europa sabe muito bem o que se passa.

Anónimo disse...

quem trabalha na autoeuropa tanto sabe que vota nele e não no outro bagulho que é vosso camarada.

Anónimo disse...

Não é isso que eu ouço e não sou camarada de ninguém. O chorão é um vendido e a verdade não muda.

Anónimo disse...

Aqui neste blogue dizem que há 3 verdades.
No que ficamos?

Anónimo disse...

@ municipe

É verdade ou não que os dois eleitos do ps, que diziam estar tão preocupados com o concelho, abdicaram do cargo para o qual foram eleitos? É

Acha isso correcto? NÃO. Mas está lá o Vitor Cabral (que era o nº 3 da lista), o Guerra (que era o nº 4 da lista), e esses também foram eleitos e não viraram as costas. Aos camaradas da CDU eleitos, que são muito pouco democráticos em relação a eles e a toda a oposição, convém-lhes fazer por esquecer isso. Dos outros, os "camaradas" não eleitos, nem se fala sobre o que lhes convém. O "camarada" João de Almeida também se pirou logo a seguir às eleições e não me venha com a desculpa esfarrapada que foi dada que todos sabemos porque saiu e porque se candidatou mais aquela vez.
E da reforma inaceitável e criminosa (foi um camarada seu de renome que o disse num jornal) do seu "camarada" João Lobo também não oiço muitas vozes de fúria e critíca dessa banda... mas enfim! Critérios morais e verdades múltiplas.

Foram correctos para com quem neles votou? NÃO. Mas eu prefiro mil vezes um Vitor Cabral do que uma Eurídice, mas isso a vós se calhar faz-vos confusão.

Isso não é fugir às responsabilidades? Não me apetece recordar outros novamente. Quem não quer ser cordeiro não lhe veste a pele, se me entende.

Ou eles só estão disponiveis para governar? É como se vê.

Para oposição não querem? Acho que para se ser oposição nesta terra e nestas condições só homens de muita coragem e barba rija.

Chega-lhe? Nenhuma destas respostas invalida o que disse antes, pelo contrário. É que para mim os "cartões" não contam pevas e nem lavam mais branco.

Até mais.

Anónimo disse...

Eu não sou deste blog av1 por isso n posso responder.

Anónimo disse...

Mário da silva ainda bem que concordamos que tanto a euridice como o pinhão agiram mal. Logo também devemos concordar que não há perseguição nenhuma ao se dizer a verdade sobre eles. Quanto ao resto acho bem que se critique e diga a verdade sobre todos os que errarem e agirem mal.

Anónimo disse...

E$ o que dizer da Odete Santos que era deputada pelo distrito e foi obrigada a sair do Parlamento?

Anónimo disse...

Mais uma mentira, no PCP existe um acordo de rotatividade dos deputados, o BE faz o mesmo ou pelo menos fazia, logo ninguém foi obrigado a sair do parlamento, aliás nenhum deputado eleito pode ser obrigado a sair. Já aqui no concelho houve dois rosinhas que foram eleitos e fugiram da população que tanto diziam defender.

Anónimo disse...

A Luísa Mendonça assinou esse acordo?

Anónimo disse...

Essa não quis cumprir, deu o dito pelo não dito. Há pessoas assim.

Anónimo disse...

E a nova assessora do gabinete que foi eleita para a Asembleia Municipal? É o quê?

Anónimo disse...

Nada disso interessa quando é do "nosso" partido. Só interessa quando é do partido dos "outros" (seja ele qual fôr desde que não seja do nosso ou da "melancia"). Ponto parágrafo.

E quem não percebe isto ou é burro ou não tem arte.

Anónimo disse...

Pá! Ó Nuno! 'Tá mal, caramba!

Então tu que andas cá há tanto tempo e andas sempre a dar o coirão ao manifesto e a levar na cabeça e insultos e tudo, e tudo isso a ganhares uma porcaria, e vem agora essa Mónica e salta logo para Assessora do chefe.

Poça, pá! 'Tá mal, pois 'tá!

Anónimo disse...

A mónica é competente e esse burro que assina camarada, não sabe que o NC foi eleito pela população para a JFBB? Pois parece que não.