2007-06-15

Desabafos à hora de almoço

Excelente artigo de opinião de José Carlos no jornal o rio.

Algumas notas de fundo sobre a questão das mais valias urbanísticas:

Não me parece nada mas nada sério que não se discutam dois assuntos fundamentais a nível da geração de mais valias urbanísticas:

1º Porque é que não se socializa a questão das mais valias, isto é, porque é que não se permite única e exclusivamente loteamentos municipais? Desta forma as mais valias eram apropriadas pelos municípios.

2º Porque é que a especulação imobiliária de último reduto, ou seja, a venda dos imóveis não é estabelecida em limites, com um limite superior (em termos financeiros é claro)? Assim os lucros brutais das imobiliárias e dos bancos não eram obtidos à custa do esforço titânico dos compradores.

Parece-me simples. É só legislar o único problema é que este tipo de medidas não se coadunam com as políticas liberais (retirando levemente o neo) que os governos têm seguido.

Por último e porque é uma questão que está na agenda política, a questão da delimitação das Reservas Nacionais, a Ecológica e a Agrícola. Estas foram delimitadas pelos municípios o que gerou uma manta de retalhos por que quem as aprovou (entidades regionais, não eleitas) não utilizou bom senso. A manta de retalhos é tão caricata que por exemplo, num limite de concelho, em terrenos com características semelhantes, podemos ter REN de um lado e um loteamento de outro. Assim, esta delimitação e aprovação deveriam ser feitas pelo menos a nível regional para pelo menos termos uma Reserva Regional, pelo menos. Assim as Reservas são Municipais e nunca Regionais quando têm o nome de Nacional.

10 comentários:

Anónimo disse...

Por falar em sindicalismo, parece que UGT teve a distinta lata de vir à Câmara Municipal falar contra as manifestações e colocar na cabeça dos trabalhadores da câmara que os seus problemas se devem à gestão comunista da mesma.

Esqueceram-se de falar num acordo que assinaram ontem, acordo este que prejudica os trabalhadores que hoje os ouviram.

LATA

Anónimo disse...

Existem alguns destes na própria CGTP, tal como o artigo linkado refere.

Anónimo disse...

Eu gostava de saber onde andaram este tempo todo parece que é a primeira vez que vieram a CMM... Assim se ve o que lutam pelos trabalhadores. Mas os trabalhadores não são parvos percebem bem estes movimentos ...

Anónimo disse...

Indo por pontos:

1º - É melhor perguntar ao Presidente da Assembleia Municipal o que ele acha disso, pois parece que acha o contrário.

2 - Interessante como se fala em imbiliárias e banmcos, mas se esquecem os construtores civis que financiam o poder moiteiro nas jantaradas freiráticas.

Portanto, seria por uma vez interessante que quando o meu caro assessor escrevesse, tivesse a vergonha na cara que aconselha aos outros e não dissesse da verdade apenas um terço, ou um quarto, ou mesmo um décimo.

Porque saber e omitir, opinando apenas o que ionteressa, para mim equivale a mentir.

Anónimo disse...

av1 mentiroso és tu

Anónimo disse...

:D

Ponto Verde disse...

Veja-se o caso da Fonte da Prata:

www.a-sul.blogspot.com

Anónimo disse...

Veja-se o caso das mentiras do ponto verde e o seu único neurónio

Anónimo disse...

Veja-se o caso da trabalheira da Judiciária na CMM.
O JC (não é o Jesus Cristo)já está bem emparelhado no aparelho partidário, pois claro.

isabel mendes ferreira disse...

e -----




assim des.vai este país.



---------------------.




beijo.



e bons dias....

se puder ser....o que me parece um pouco dificil nos dias de hoje...