2007-06-05

Estive agora a ler a carta do vereador Luís Nascimento publicada no jornal o rio, e na minha opinião e salvo alguma má interpretação denoto alguns receios na sua tomada de posição. Sim, tenho esse direito é que eu tal e qual o avô do vereador fui educado a dar sempre a minha opinião (quando a tenho):

1- Começa o vereador a falar em "partido único" e que o Vitor Alves Pereira deseja silenciar quem dele discorda. Não sei onde leu ele isto, eu li a carta do Vitor Alves que nem foi dirigida ao vereador do PSD mas sim ao Presidente da Câmara e não entendi nada disso. Presumo que sejam os preconceitos e desconhecimento que Luís Nascimento tem do PCP que o levem a delirar desta forma, repito delirar porque não é verdade e não está escrito em lado nenhum.

2- Outra coisa que não percebo são as opções do vereador se fosse o responsável pelo pelouro do urbanismo. Ele que já afirmou que optaria por planeamento estratégico, e para quem não sabe o que é, consiste em não fechar portas e portanto estar receptivo às oportunidades, isto é, não aprovar um PDM rigído com tudo definido, e vem agora criticar a gestão urbanística da Câmara Municipal da Moita e falar em comissões? O vereador não pode criticar uma gestão urbanística que considera que tem falta de transparência e apregoar que se fosse ele o responsável aprovaria um PDM do já se vê, ou seja um PDM que seja construido á medida das oportunidades. É contraditório.

3- Depois insinua (levemente mas insinua) que um militante do PCP concorda com tudo o que é decidido e feito pelo partido, o que é falso. Eu sou militante do PCP e muitas vezes não concordo com a decisão. A diferença do PCP para o PSD é que nós funcionamos em colectivo, ou seja se 10 militantes estiverem reunidos e se chegar a uma conclusão, a conclusão é dos 10 ainda que 1 não concorde. Não concordando não a tem de defender mas nós consideramos que não é correcto vir atacar os outros. A nossa democracia é esta, a do PSD será outra e como não a conheço não a critico mas sei que é diferente, e aconselho o vereador Luís Nascimento a não criticar o funcionamento do PCP, até porque não o conhece.
O mais grave nesta parte é que defende o funcionamento do seu partido, que considera bom, mas desmarca-se de tudo o que o PSD faz de mal, até porque não foi membro do governo, o que a mim, militante comunista me faz confusão, porque me ensinaram no partido que devemos estar cá para o bom e para o mau, aliás postura que devemos ter em todos os aspectos da nossa vida.

4- Depois refere que em alguns concelhos, geridos pelo PSD (mas penso que queria alargar a todo o campo político) fazem-se negócios que lhe levantam dúvidas. O que é caso para perguntar, quais os concelhos e quais as dúvidas? Não se pode escrever estas coisas tão levianamente.

5- Afirma também que o autor da carta considera que toda a gestão CDU é santificada. Eu já li muitos artigos do Vitor e nunca li nada que me permitisse chegar a esta conclusão, mas colocar palavras na boca dos outros deve ser um daqueles dons de advinhação que permitiram ao vereador ler nas estrelas que um dia ia ser Presidente da Câmara Municipal da Moita.

Só quero deixar estes cinco apontamentos e intencionalmente não me pronunciar sobre o que escreveu a respeito de uma situação particular, porque não faço política assim. Como já escrevi várias vezes para mim a democracia tem regras e o cargo de vereador não é o de juíz e muito menos de professor de religião e moral.

9 comentários:

Unknown disse...

Não conhecendo a 1ª carta não posso emitir opinião em muito do que aqui se escreveu, mas não posso deixar de concordar, ainda que o nuno não o escreva claramente, que este vereador é da velha guarda, do tipo populista.

Apresenta-se como o guardião da moral, assumindo que as suas posições estão numa linha em que a superioridade moral é coerente e robusta. Ainda me lembro de uma célebre reunião de câmara em que Luís Nascimento pousava para a fotografia e alguém lhe disse só faltam as pancadas de Mouliere, na mesma em que se referiu a Brito de Apolónia como o seu Presidente de Câmara favorito. Isto é populismo e com isto não estou a matar o "mensageiro", estou a apenas a escrever que a mensagem não cola porque não é honesta.

Ainda assim considero pertinente a referência a Comissões, é sempre positivo quando alguém sem responsabilidades efectivas fala em democracia participativa e transparência. Pelo que deixo um apelo ao Luís Nascimento:

Se pensa mesmo assim saia do PSD porque a prática desta partido não é essa e nunca a implementaram. E aqui não há qualquer hipótese de fuga. Luís Nascimento tornou pública a sua admiração por Cavaco Silva que como todos sabemos considera a democracia participativa um erro, uma deriva, uma entrega de poder a quem não sabe decidir. Assim admita que se enganou ou que anda a enganar os outros.

Paulo Bernardino
(curioso da política)

Unknown disse...

O assunto do planeamento estratégico já aqui tinha sido debatido e levantado pelo nuno:

http://banheirense.blogspot.com/2007/02/existe-uma-questo-em-que-tenho-andado.html#links

São muito interessantes os comentários a este texto, a ler.

Anónimo disse...

Este paulo é um tipo giro. Não sabe exactamente do que se fala, pelo que não pode dar opinião, mas depois dá.

Se calhar sobre a visita da PJ não tem opinião porque não sabe. E nesse caso não dá opinião mesmo ou diz, como o outro, que espera pelos tribunais.

Se não gosta de Cavaco Silva, que ganhou mais eleições do que João Lobo, podia ter aproveitado a vinda dele ao Vale para expressar as suas dúvidas.

Arnaldo Tomatos
(um político curioso)

Anónimo disse...

O facto da PJ "visitar" a CMM é sinal de quê? quanto a mim é sinal de que há uma investigação. Por haver uma investigação significa automáticamente que há crime? não me parece. Por ultimo se o MP acgar que há matéria para acusação, os acusados também não são automáticamente culpados pois não? Claro que não para isso existem os tribunais.
Certas pessoas aparecem aqui a falar do partido único e da democracia etc... mas depois querem fazer pseudo investigações, acusações e julgamentos ( leia-se linchamentos ) nos blogues. Afinal quem são os ditadores?

Anónimo disse...

onde está acgar, é obviamente achar

Unknown disse...

Não é a primeira vez que aqui dou a opinião, ninguém comenta nada do que escrevo e apenas me atacam. Continuam que eu quando bem entender vou dar sempre, mas sempre a minha opinião.

E continuo, na minha qualidade de cidadão, preocupado com os políticos populistas que aparecerem na crista da onda afirmando que fariam tudo bem, quando nem sequer explicam o que fariam.

Anónimo disse...

Luís Nascimento (o vereador e não o co-autor do Blog):

Obrigado pela atenção com que leram a minha resposta ao Vitor Pereira, apesar de não concordarem inteiramente com as minhas opiniões, é com satisfação que reparo que as lêem e estudam.
Sobre o ponto 1 - trata-se de uma resposta ao facto de Vitor Alves Pereira ter na sua carta aconselhado o nosso Presidente a pôr em tribunal todos os que falam mal da sua proposta de PDM (vêr o artigo dele), se isto não é um desejo de partido único, então o que é?
Sobre o ponto 2 - estar receptivo às oportunidades, não significa tomar opções que suscitam dúvidas quanto à sua honestidade. No artigo agora publicado, ensino como se poderia fazer.
Sobre o ponto 3 - Não falei de "um militante do PCP", há bons e maus militantes em todos os partidos, falei que pela forma como defendia este PDM e propunha processos em tribunal a todos os que não o defendiam, o Vitor Pereira agia como um fanático... acredito que há militantes do PCP que tb eles colocam reticências a este PDM.
No ponto 4- Tenho dúvidas sobre ilegalidades em muitos Concelhos (de todos os partidos), em muitos governos (sim, que raio... os autarcas não tem o exclusivo das ilegalidades), e já muitas vezes dei exemplos. Para não ir mais longe, todos os casos que estão a ser investigados pela Judiciária.
No ponto 5 - Gostei da piada, através dela reparei que tb leu uma entrevista já com quase um ano, onde disse essa frase. A frase foi dita e assumo-a, mas diga também a conclusão da frase: "... esta terra e esta gente merece isso". Continuo a pensar o mesmo, as gentes da Moita, de Alhos Vedros, da Baixa da Banheira, do Vale da Amoreira, do Gaio, do Rosário, de Sarilhos, do Penteado, da Chão Duro, da Barra Cheia, etc. MERECEM que eu disponha de 4 anos da minha vida para endireitar a nossa Câmara e a nossa terra. Porque VOCÊ, amigo Nuno Cavaco, VOCÊ... MERECE!! (embora ainda não saiba, e julgue que só merece esta governação de faz de conta que tem tido)
E por si, fá-lo-ei!
Abraço amigo!
L.N.

Anónimo disse...

paulo, mas a tua opinião distingue-se das do cavaco e do figueiredo no quê? nem vale a pena comentar.

nunocavaco disse...

Caro vereador Luís Nascimento

Leio o que escreve com muita atenção, aliás, raramente concordo o que é saudável. Não vou rebater novamente os pontos vou apenas escrever que não acho que esta governação é de faz de conta, acho que a oposição é um pouco assim e o amigo vereador faz parte da oposição.

Tabém gostava de ver o amigo vereador preocupado com outros assuntos, acho que eu mereço bem como todos os outros munícipes. Problemas gerados com a Lei das Finanças Locais, o próprio traçado do TGV que muito prejudica a Moita, esses problemas que eu considero graves e que considero que a oposição não lhes dá a atenção devida.

Um abraço democrático
Nuno Cavaco ou vulgarmente conhecido por NC