2007-05-09










A respeito da linguagem utilizada e da livre escrita singular em nome de um colectivo

Face ao comunicado do Secretariado da Comissão Concelhia da Moita do PCP de 7 de Maio de 2007, no blogue um por todos e todos por um, surge um post que dá razão total à opinião do PCP. Vejamos então:

Diz o comunicado no ponto 1:

“Os conteúdos avançados em blogues e email´s pelos organizadores, a forma como é anunciada, fazendo crer tratar-se de um problema nacional mas na prática incidindo sobre o concelho, numa manobra que visa denegrir esta terra, as suas gentes e os seus eleitos autárquicos, merece o desacordo do PCP.”

E no blogue no texto de resposta assinado por res publica e portanto de carácter individual, surge a pergunta:


“Finalmente, seja-nos permitido perguntar:
É isto o PCP?”


Então, será que o texto foi escrito por um colectivo ou é obviamente uma apropriação do grupo por parte de um indivíduo para marcar posições particulares, ainda por cima salvaguardadas pelo nome fictício do postador (res publica).


Ainda relacionando os textos, podemos ler esta pérola:


«Diz o PCP local que a Conferência é uma “…manobra que visa denegrir esta terra, as suas gentes e os seus eleitos autárquicos”. Errado. Falar-se de modo crítico de quem erra não é de modo algum dizer-se mal da terra onde nasceu ou onde mora.
Aliás “denegrir” é um termo racista, que visa associar “mau” com “negro”. É algo como dizer que “um burlão nos negócios age como um judeu”, e que “roubar é uma ciganice”. Ou algo como “lento como um alentejano”, ou do género da errada referência à “trissomia 21 como mongolismo”. São linguagens do passado, impróprias de um Partido como o PCP.»


Por aqui se vê o carácter do “res publica”, que para além de tentar colocar ideias erradas na linha de pensamento do PCP, fruto de uma interpretação maldosa e tendenciosa do comunicado, formula um juízo de valor sobre o Partido Comunista Português que não passa de uma ferida mal curada, que infectou e que gerou febres altas e delirantes.

E a isto eu pergunto e deixo no ar:


Será que os fins justificam os meios?

27 comentários:

Anónimo disse...

Quem disse que a palavra denegrir é um termo racista devia voltar à escola primária e voltar a aprender a lingua portuguesa.
O mais importante é o seguinte, esse movimento é organizado por um especulador imobiliário que mente e quer é encher os bolsos dele e dos seus patrões, esse especulador é um antigo militante do PCP com um passado muito triste e com desejo de vingança.
Muito grave também é o facto desse movimento de especuladores ter anunciado a presença e o apoio de certas pessoas que recusaram estar presentes desde o inicio, pessoas que não apoiam o movimento especulador. Não passam duns mentirosos, os resultados eleitorais na várzea falam por si, a CDU venceu com larga maioria, o que prova que a população não está com o movimento dos especuladores que querem betonizar a várzea, o movimento inimigo do ambiente que quer destruir tudo o que é verde para encher os bolsos à conta do betão.

Anónimo disse...

O Nuno e o Anónimo têm carradinhas de razão.
Tal não é o desplante que nesse blogue "um por todos, todos por um" surge igualmente a passagem seguinte, a propósito de em Lisboa querem calar a voz do PCP, e de o PCP na Moita falar sempre em silêncio.

Ora vejam:
..."E sob pena, sobretudo isso, de o PCP ficar calado e nada afinal dizer sobre matérias tão relevantes como estas, numa iniciativa séria e isenta de Cidadãos voluntariosos de exercerem cidadania, aqui, agora, sobre assuntos cruciais para Portugal e para os Portugueses.

Se isso acontecer, alguém terá calado a voz do PCP na importante discussão na Conferência da Moita sobre Política dos Solos.

Quem?

O próprio PCP.

Porquê?

Porventura por julgar erroneamente que a nossa crítica cidadã às más práticas de governação local, indignas do PCP, são críticas ao PCP.

Errado.

Não são.

Quem aqui na Moita afunda o PCP e faz corar de vergonha os verdadeiros amigos do PCP, ou tão só as pessoas com 2 dedos de testa e vergonha na cara, são uns indivíduos que usam camisola da cor e emblema na lapela à maneira dos deserdados, mas de facto exercem o poder debaixo das ordens e ao serviço de 5 ou 6 grandes especuladores fundiários, e sua corte de certo tipo de autarcas, assessores, funcionários e ‘yesmen’ à sua roda, na babugem."

Unknown disse...

A questão central é que na conferência vão participar membros do PS e PSD os dois partidos com responsabilidade no caótico urbanismo português. Na conferência são apresentados como salvadores da pátria e isso é limpar as responsabilidades de quem as têm. Depois existe a questão do PCP que legitimamente não quer participar e disse porquê, não vejo porque é que alguns ficam tão ofendidos. Participar numa conferência deste tipo, como objectivos locais claros, não é promover o debate no sentido de solucionar o problema, é atacar sem escrúpulos a força política que governa a autarquia. Para provar isto basta ler o blogue da conferência.

Tudo o resto são especulações.

Anónimo disse...

Nuno, tenha tino e vergonha.
Não se deve afirmar publicamente o que se sabe e admite, em privado, ser apenas uma táctica de guerrilha para tentar descredibilizar quem está colocar em movimento uma iniciativa sem paralelo no concelho.
Vocês só sabem usar meios públicos para organizarem eventos partidários.

Anónimo disse...

Vergonha tenham os especuladores que querem encher os bolsos à conta da betonização da várzea.

Anónimo disse...

Vocês não têm vergonha nenhuma. Têm dado cabo de tudo, destruído todos os pinhais, todos os recantos que podiam e não podiam, apenas porque os terrenos são baratos para os amigos e agora tornaram-se mentirosos e caluniadores, só para defenderem quem anda a meter ao bolso com negócios com a CMM?
Ainda por cima vendem-se por um lugar no quadro.
Que tristeza.

Anónimo disse...

Triste e mentiroso és tu, quer dizer choram baba e ranho por causa de umas árvores, mas depois betonizar a várzea e encher os bolsos dos especuladores duma certa imobiliária já é bom.

Anónimo disse...

O idiota do av1 pensa k kdo eu lhe xamo de JM k me refiro a um tal de José Miguel, mas n. O av1 xama-se João Manuel.


Vigilante

Anónimo disse...

O av1 chama-se João Manuel? Já sei quem é o palhaço

Anónimo disse...

O av1 chama-se João Manuel, frequenta a cacav e trabalha numa editora, em breve divulgo o nome

joao figueiredo disse...

e o que é que nós temos a ver com isso?

se há coisa que abomino é esta estupidez de andar sempre com picardias. deixam lá os pobres em paz na terra deles. chamaram burro ao nuno mais uma vez? já lhe chamaram coisas piores. a ele e a muito mais gente, e é pena porque quando querem até têm piada.

não merecem a atenção que lhes dão, a não ser que seja mesmo essa a intenção...

Anónimo disse...

Por aqui se vê o carácter do “res publica”, que para além de tentar colocar ideias erradas na linha de pensamento do PCP, fruto de uma interpretação maldosa e tendenciosa do comunicado, formula um juízo de valor sobre o Partido Comunista Português que não passa de uma ferida mal curada, que infectou e que gerou febres altas e delirantes.

E a isto eu pergunto e deixo no ar:


Será que os fins justificam os meios?
- Nuno Cavaco

Aparentemente, SIM.

Anónimo disse...

Mário da Silva convida a ler um link importante.

A não perder.

Unknown disse...

Nesta blogosfera democratica não é permitido a alguns manifestarem a sua opinião, é o caso do Nuno. Mas também me parece que ele não é homem para ficar calado.

Anónimo disse...

joao figueiredo said...
e o que é que nós temos a ver com isso?


É presunçoso o rapazinho, pensa que tudo o que é escrito nos comentários é dirigido a ele, pois não é, a informação sobre quem é o av1 é para quem quiser ler.

Anónimo disse...

O problema do av1,ou se preferirem do João Manuel, é o seu egozinho frágil, ele tem passado o tempo a atacar o Nuno Cavaco e o Nuno Cavaco não lhe liga, simplesmente não lhe dá importância porque a verdade é essa, o João Manuel(av1) não tem importância, é um badameco que se julga alguém e que quer tentar ter importância politica.
O Nuno Cavaco faz bem em não ligar, em ignorar o joão manuel(av1) porque ele desesperado por atenção, ele anda irritado por não ter resposta do Nuno Cavaco aos ataques que faz. O egozinho do joão manuel(av1) funciona assim, se o ignoram ele sofre, porque quer protagonismo, mas ao mesmo tempo esconde-se por detrás dum nick.

Anónimo disse...

Impressionante esta argumentação deste "alhosvedrense"

Nota-se que tem:
- uma grande mente com muita massa cinzenta.

Pela descrição e pela inteligência deve ser... já sei, a presidenta da assembleia de freguesia de Alhos Vedros.




C

Carlos (Brocas) disse...

Santa Estupidez.
Benza-os Deus!

Anónimo disse...
Este comentário foi removido por um gestor do blogue.
Anónimo disse...
Este comentário foi removido por um gestor do blogue.
joao figueiredo disse...

faz um blog teu e aí podes dizer o que quiseres e como quiseres. e se tiveres coragem, o que não acredito, assina com o teu nome.

Anónimo disse...

Tens mesmo tiques de estalinista, não passas dum estaline, o meu nome é JM

Anónimo disse...

Estalinista

Anónimo disse...

Amiguinho do brocas

Anónimo disse...

Estalinista anti democrático

Anónimo disse...

joao figueiredo said...
faz um blog teu e aí podes dizer o que quiseres e como quiseres.

O Estalinista JF julga-se dono do blogue, que eu veja o blogue tem quatro autores, mas o joaozinho Estaline age como se fosse só dele.
Duvido que o estaline JF tenha perguntado aos outros membros se eles concordavam em que se apagassem os comentários.

Anónimo disse...

o broncas é que trata disto.