2006-09-18

Existe um assunto que faz toda a gente opiniar, o clima. Todos falamos do tempo, especialmente os mais velhos - No meu tempo não era assim. Mas de tantas gerações que puseram os pés aqui, neste cantinho, a mesma frase saí da boca de todos, se calhar é mesmo assim. As variações do clima sempre foram constantes. Onde existem hoje desertos existiram montanhas verdejantes. Onde existem hoje montanhas o fundo do mar já foi uma realidade. São estas mudanças que permitem a vida. Muitos conhecedores destas coisas afirmam que a convecção é a razão pela qual estamos cá. Desde o movimento das placas tectónicas, passando pela circulação atmosférica até a uma mera panela de água a ferver. O planeta é dinâmico e tudo muda. Fazer crer que o clima de hoje é e sempre foi assim é uma enorme mentira, o que é mais conveniente para quem tem princípios menos claros. Suponhamos que Al Gore tem alguma razão e que tirando a parte do cinema espectáculo, ocorre mesmo um aquecimento global. Aumentando 2 a 3 graus a temperatura do planeta (o que a curto e médio prazo é impossível), algumas regiões localizadas em regiões temperadas ou até de climas mais agressivos, iriam ter aumentos de produtividade enormes. Na Sibéria as coisas mudavam. Imaginem a economia Sueca, Norueguesa ou Filandesa se fosse abençoada com condições de clima mais favoráveis.

O homem é arrogante e pensa que controla tudo. Não é assim. Vou só dar alguns exemplos de mudança climática aqui na nossa região:

No Miocénico Inferior (cerca de 18 milhões da anos passados), o clima era bem mais quente que hoje, o nível do mar muito mais elevado. Tubarões passeavam por as águas que cobriam o que é hoje a Moita, Baixa da Banheira e toda a nossa Península. Havia recifes de corais o que indica uma temperatura da água do mar muito elevada, cerca de mais de 10 graus, pelo menos, do que a actual.

No Miocénico Médio (16 milhões de anos passados), o clima altera-se bastante e num período é mesmo árido com instalação de estepes e de floresta galeria.

Só para termos uma pequena ideia são pelo menos 10 as mudanças que ocorreram no nível dos oceanos da actualidade a 18 milhões de anos passados. Isto demonstra bem a variabilidade do clima e a sua interligação a toda a evolução do planeta. Falar de clima sem referir isto é tudo menos sério.

A quem quiser comprovar o que escrevi, visitem que não se arrependem.

http://www.dct.fct.unl.pt

3 comentários:

Anónimo disse...

Subescrevo o que aqui foi escrito e digo que por vezes não entro nas discussões porque não gosto de más-educações mas já percebi que é o que esta gente quer.

Santos

Anónimo disse...

Olhe Bruno, eu se fosse a si concretizava as qcusações, porque mistura alhos com bugalhos.

Eu assumo que os ataques que faço a pessoas deste blog são causadas pelas suas opiniões, que considero erradas a vários níveis, e aos seus actos que, como vimos nos últimos dias, oscilam entre a cópia de textos alheios e os telefonemas tardios para descobrir identidades da forma policial que há quem diga ser "pidesca".

Se considera ataques pessoais a denúncia dessas situações, muito bem eu ataco pessoalmente certas pessoas que decidiram sacrificar-se em nome da primeira linha do poder moiteiro.
O rapaz espalhou-se uma vez, tinha desculpa, mas espalhou-se a segunda e, se somarmos a outras lá mais para trás, espalhou-se a terceira e a quarta.
O que querem?
Que se saiba o que é feito e se fique calado?
É a censura que advogam?
O NC copiou textos alheios ou não?
O NC andou a investigar quem seria o Brocas e outros ou não?
O NC desapareceu do Raide Fotográfico ou não?

Quanto à história do anonimato é assim: eu não faço ideia de quem seja qualquer "bruno filipe" e às ideias que expressa, respondia-lhe da mesma forma se assinasse "Bx24".

Quem não percebe isto, lamento.

E discordo que se diga que não há argumentação contra o conteúdo destes posts a atirar para o analítico sobre o Ambiente. Só que quando se apontam incongruências, lacunas e falhas de lógica, também dizem que é ataque pessoal, então não há forma de dar a volta à coisa.

Quanto aos outros parasitas que andam pela blogosfera, desafio qualquer fiel deste blog a estabelecer alguma relação como o AVP. Nunca, em momento algum, aceitei as técnicas rascas de certos "vigilantes", sendo isso válido para os de sinal oposto.
Percebido?

Anónimo disse...

Eu gostava de escrever uma observação em relação á pérola científica aquí apresentada: Será que só eu é que consigo compreender a diferença entre as consequências de uma alteração climática ocorrida num periodo de 2 milhões de anos, com aquelas que acarretam uma alteração da mesma magnitude ocorrida num espaço de cem anos?? Para um Mestre em Ciências da Terra, estão a faltar nestas ideias umas certas noções elementares de adaptabilidade evolutiva das espécies... a ideia de sugerir que a Sebéria ou a Escandinávia se iriam tornar paraísos tropicais só dá tanta vontade de rir quanto o assustador que se torna perceber que o autor ignora totalmente que, a par disso, toda a orla mediterrânica se tornaria, necessariamente, e pela mesma ordem de ideias, tão ou mais desértica que o Maghreb!
Humildemente sugiro ao autor uma revisão de noções básicas de Biologia...