2006-09-13


A figura representa um anticiclone, que é uma região onde a pressão atmosférica é mais elevada do que a média da pressão atmosférica registada no planeta (isto a grosso modo para não entrar em grandes promenores técnicos). Os anticiclones são assim chamados porque inibem o mau tempo. São regiões onde o ar desce, pelo que não provocam instabilidade ou subida do ar. Também são os responsáveis pela dismitificação do muito falado aquecimento global. Desde a década de 70 que a pressão atmosférica tem vindo a aumentar no planeta terra o que contraria a ideia de aquecimento global por dois motivos:



1- o ar quente sobe e se a temperatura está a aumentar no planeta, a pressão atmosférica deveria baixar (veja-se o exemplo do balão);

2- regista-se cada vez mais, no inverno, a descida em latitude de anticiclones polares provocando por exemplo um nevão em Lisboa ou na Grécia, como registamos todos com algum espanto. A partir destas observações, alguns homens da ciência, formularam a teoria dos anticiclones polares móveis, o que contraria os modelos estabelecidos e a famosa pseudo-teoria
do aquecimento global. Isto, na prática, quer dizer que certas regiões registam arrefecimentos de temperatura ao longo dos anos e por isso não se pode falar em clima global.

O já muito falado aquecimento global é agora dismistificado e passou-se a chamar de aviso global- GLOBAL WARMING vs GLOBAL WARNING.

As temperaturas medidas mostram o resto da verdade que Al Gore quer esconder. Algumas regiões arrefecem e outras aquecem. Como a noite vai longa vou levantar uma pequena ponta do véu sobre a evolução do clima e alterações climáticas. Na idade média deu-se o "óptimo climático", em que as temperaturas eram mais elevadas ou semelhantes do que na actualidade, tal como o nível do mar, e do séc. XIV ao XVII deu-se a "Pequena Idade do Gelo" em que as temperaturas e o nível do mar eram mais baixos do que o que hoje acontece. Isto quer dizer muitas coisas e uma delas é que devemos pensar, questionar o que nos apresentam. Podemos não ter resposta, mas mais vale não a ter do que acreditar em mentiras como a do aquecimento global, que nos é apresentada como uma verdade inquestionável/inconveniente.

Algumas questões simples:

Porque é que o Al Gore apresenta mentiras como verdades?
Qual o papel do homem nas "mudanças do clima"?
A variabilidade do clima vai conduzir a nossa civilização à ruptura?
O nosso modo de vida respeita o planeta?
A energia nuclear, cujos resíduos não podem ser tratados, nem eliminados de forma racional e correcta deve ser implementada? E quem a deve implementar o sector público ou o privado?
Porque é que os pontos de medição de temperatura usados para monitorizar a temperatura média global são localizados na sua maioria em cidades, quando sabemos que estas são mais quentes que a região envolvente?

Por hoje fico por aqui, mas este tema que me apaixona, deve ser abordado e pela minha parte continuarei.





Circulação atmosférica. Fonte: Antón Uriarte Cantolla

4 comentários:

Anónimo disse...

Que palavras-chave se podem usar no Google para achar este texto?

ahhh, só um aparte, há já bastante gente que conhece a minha identidade, não vale a pena tentar intimidações por essa via, pois em nome próprio tendo a ser menos condescendente, como quem me conhece sabe muito bem.

nunocavaco disse...

Av1 eu não intimido ninguém e até lhe digo que da minha parte é uma via que desprezo.

Não percebi a pergunta, mas tenho todo o gosto em arranjar material. O texto é meu, mas pode pesquisar no google ou em outro motor de busca com palavras do género, Anticiclones Móveis Polares, Pequena Idade do Gelo, Óptimo Climático, Marcel Leroux. Penso que poderá recolher bom material sobre isto. Se quiser coisas como erosão costeira procure geomorfologia litoral. Ah, falei na questão nuclear porque está relacionada, mas vou fazer uns post.

Anónimo disse...

Este Trotsky está a necessitar de levar nas orelhas.

E eu cheguei para lhe tratar da saude!

Anónimo disse...

Amigos, há quanto tempo.
Chamam o Kamenez para uma bisca?