2006-09-20

Todos falam de ambiente. Hoje, um dos problemas mais debatidos é a qualidade do ar urbano. Ponderam-se várias hipóteses para melhorar a sua qualidade:

- A introdução de portagens na "entrada das cidades";
- Redução da circulação automóvel e a aplicação de medidas que proibam a circulação em alguma áreas das cidades;
- Proibição da entrada de carros segundo a sua matrícula e segundo o dia da semana;
- Aumento do valor de estacionamento a pagar e a eliminação/redução de lugares de estacionamento gratuito;
- Aumento da qualidade e quantidade dos transportes públicos;

Se repararem a maior parte destas medidas implicam custos para o cidadão. Algumas são discriminatórias como o aumento do valor a pagar pelo estacionamento ou a introdução de portagens na entrada das cidades, o que dava jeito a quem tem dinheiro e pode pagar. Os outros ...

Não é sério usar o ambiente para discriminar. Deve-se melhorar os transportes públicos e baixar as suas tarifas (que é exactamente o contrário do que tem sucedido em Portugal). A reduzir trânsito dentro da cidade nunca deve ser pela discriminação entre quem não pode pagar e quem pode pagar. Deve passar por medidas como a proibição da circulação automóvel a todos (ricos, remediados e pobres) em algumas áreas da cidade.
Assim não é sério. Ouvir a Quercus defender isto é grave. Muito grave.

4 comentários:

Anónimo disse...

...dos pensamentos que gente que tem à porta um motorista e vive em cidades em que existe transportes públicos de 10 em 10 minutos a menos de 50 metros de casa pode-se esperar tudo ... menos algo que seja positivo para os portugueses que como eu vivendo a 40 km de Lisboa tenho o autocarro mais perto de casa a 2km e passa de hora a hora (nas horas deponta) e de 2 em 2 horas no restante periodo, longe de satisfazer as minhas necessidades de transporte...
FORÇ'AÍ!
js de http://politicatsf.blogs.sapo.pt

Ponto Verde disse...

A construção de ciclovias e o Metro Sul do Tejo talvez não fossem uma má solução

Quando acaba a birra da CDU Almada para que o Metro não apodreça na estação de recolha e as estruturas não se degradam... quando a sua construção tanto dinheiro gastou e incómodos causou à população?

Catorze foruns de discussão e nenhum Metro a funcionar, quase um ano depois do prazo prometido não será demais?

www.a-sul.blogspot.com

E sim , dizemos mal deste poder podre de mais de trinta anos porque como se diz por aqui "sem falsas isenções, porque só é isento quem não tem opinião"

Sofia disse...

Ola Nuno!

Obrigado pela visita. A historia é triste mas até podia ser verdadeira. Infelizmente existem assim amores impossiveis.

Quanto ao teu post, concordo plenamente. Infelizmente existe muita hipocrisia quando se trata de defender algumas coisas. Vai-se a ver e está-se é a defender alguns "interesses".

um bj pra ti

Llyrnion disse...

Mas esta é a forma cm sempre vi "resolverem-se" problemas em Portugal - sem pensar, pq pensar cansa.

Um exemplo - alguém no município de Odivelas decidiu melhorar o acesso dos transportes públicos à estação de Metro do Sr. Roubado. Como? F*dendo (peço desculpa pela utilização do termo técnico) todos os demais utilizadores da via (supostamente) pública. A faixa q dava acesso à estação do Metro passou a ser apenas para o bus, obrigando todos os outros veículos a terem q aguentar a fila para a rotunda q dá acesso à fabulosa Calçada de Carriche, apenas pa entrarem na referida rotunda e voltarem a sair, n chegando a circular lá nem uns 5 metros.

Estas são as soluções q temos. N se melhora nd; simplesmente, piora-se algo, pa q outro algo pareça melhor.

Já agora, posso tb falar da decisão completamente descerebrada de ter uma estação de Metro mm à entrada de Lisboa, com um parque minúsculo. O Metro ali é excelente; a sua utilização é mínima, cm se pode facilmente verificar pelo congestão diária da supra-citada Calçada. Se houvesse um plano realmente bem feito, o resultado poderia mt bem ser ao contrário.

De qq forma, e agora numa visão puramente egoísta, n me queixo. N preciso de passar por esta rotunda, chego quase sempre a horas de ter lugar no parque, e assim (com td a gente a continuar a ir de carro) sempre apanho o metro mais vazio. Tenho um óptimo acesso a Lisboa.

Ah, tal cm sempre digo, é-me completamente indiferente qual a cor política dos iluminados q tomam estas decisões.