2006-10-18

Afinal vou mesmo escrever sobre as alterações climáticas. Vem hoje no jornal Metro um artigo intitulado “Raios partam o tempo” que conta com algumas afirmações de Direitinho Tavares, do Instituto de Meteorologia e de João Miguel Dias, professor do curso de Oceanografia e Meteorologia da Universidade de Aveiro:

O tempo também muda, não só de estação para estação, mas de década para década. “Os desastres ambientais, como os ciclones tropicais, são cada vez mais frequentes”, fenómeno que Direitinho Tavares diz poder estar associado ao aquecimento global. “Com o aumento de dióxido de carbono na atmosfera, todos os modelos apontam para uma alteração climática.”

“Há uma tendência para a subida das temperaturas máximas e mínimas nas zonas continentais”, contudo o fenómeno do aquecimento global ainda é uma incógnita. “Não se sabe muito bem como irá afectar o planeta e o clima”, refere o meteorologista do IM. Mas dentro de cinco a dez anos já sera possível responder com mais certeza a esta pergunta.

Existem diferentes teses sobre a forma como a acumulação de dióxido de carbono na atmosfera irá afectar o clima. Com o aquecimento global há sempre uma tendência para se criarem mais nuvens. Contudo, estas podem formar-se de formas diferentes. “Se forem baixas há uma tendência para um aquecimento da superfície. Mas se, pelo contrário, se formarem numa zona mais alta da atmosfera há uma tendência para um arrefecimento”, clarifica.

(...)

A temperatura, essa, está já mais alta. Desde o fim do século XIX que o clima aqueceu, entre 0,4 a 0,8 graus. “Um aumento significativo nas áreas continentais.” Mas os meteorologistas alertam para a necessidade de dar tempo ao tempo. A variabilidade climática é analisada num prazo de 30 anos. “Por exemplo, agora estamos a passar por uma fase cuja tendência é de subida de tempeperatura, mas nos anos 70 aconteceu o inverso”, refere.

No mesmo jornal vem também referência aos 45,7% de espanhóis (inexplicavelmente arredondados para 50%) que, segundo uma publicação espanhola, desejam a anexação de Portugal pela Espanha. Nada que me admire, pois é certo que muitos espanhóis continuam saudosistas do império Filipino. E falo dos espanhóis, não dos catalães, galegos e muito menos bascos…

2 comentários:

Anónimo disse...

As alterações climáticas a operar no Pinhal do Forno no a-sul.blogspot.com.

apontinho disse...

Olá!!
Ao ler tudo isto lembrei-me de imediato das meninas da Metreologia!!
Voces lembram-se....!!
A unica diferença esta naquilo que tu sabes e naquiloo que elas pareciam saber!!