2006-10-30

O Sr. Vereador Vitor Cabral escreveu isto no seu blog ( http://vcabral.blogspot.com/ )


Um Presidente de Câmara atravessava tranquilamente a estrada, ali junto à Kleopatra, quando foi atropelado por um carro que o matou. A alma dele, ao chegar ao Paraíso, deu de caras com o S. Pedro que o saudou assim:

- Benvindo sejas ao Paraíso! Antes de entrares há um probleminha. Como raramente vemos políticos por estas bandas, não sabemos bem o que havemos de fazer contigo...

- Não vejo problema nenhum, disse o ex-Presidente de Câmara – habituado como andava a resolver tudo com facilidade. É só deixar entrar...

- Eu bem gostaria, mas tenho ordens superiores. Vamos fazer o seguinte: passas um dia no Inferno e um dia no Paraíso. Depois, com conhecimentos de causa, já podes decidir ondes desejas passar a eternidade.

- Não preciso disso! Eu já decidi: quero ficar no Paraíso! – disse o ex-Presidente de Câmara.

- Desculpa, meu amigo, mas nós cá em cima, temos as nossas regras.

S. Pedro acompanhou-o até ao elevador e ele desceu, desceu, desceu... até ao Inferno. A porta abriu-se e ele, surpreendentemente, encontrou-se no meio do Parque Temático. Ao fundo um hotel onde viu nitidamente todos os amigos, este empresário, aquele promotor imobiliário, o tal construtor, o outro empreiteiro, ah, também o famoso advogado, e muitos políticos com os quais tinha convivido. Todos muito felizes e garbosamente vestidos. Ao vê-lo aproximaram-se para o abraçar efusivamente com muitas palmadinhas nas costas. Trocaram impressões sobre os bons tempos em que ficaram ricos à custa de favorecimentos, de cunhas, de corrupção. Depois, sentados, jogaram uma partida de xadrez, de damas, de dominó ou de cartas no meio de grandes risadas, comendo lagosta, caviar, sorvendo bebidas requintadas, e a fumar grossas cigarrilhas.

Quem observava tudo isto com enorme satisfação era o diabo que se mostrava muito afável e passava o tempo todo dançando e contando piadas picantes. Quase sem dar por isso, chegou a hora do nosso ex-Presidente da Câmara se ir embora. Tinha chegado ao fim o seu surpreendente dia de inferno.

Os amigos acompanharam-no até ao elevador e, com grandes abraços, despediram-se dele. O elevador subiu, subiu, subiu... a porta abriu-se e deu com São Pedro à sua espera. Era agora a vez de visitar o Paraíso.

Passou um dia inteiro junto de um grupo de almas contentes que, de nuvem em nuvem, o acompanharam tocando harpas e cítaras e entoando os louvores de Deus.. Quase sem dar por isso o dia chegou ao fim e novamente se encontra na presença de São Pedro que lhe pergunta:

- Amigo, chegou a hora de decidir. Passou um dia no Inferno e outro no Paraíso. Agora escolha a sua casa eterna.

- Olhe, São Pedro, eu nunca pensei...Achei o Paraíso muito bom, mas acho que vou ficar no Inferno...

São Pedro levou-o ao elevador e ele desceu, desceu, desceu até ao inferno. Quando a porta se abriu, ele encontrou-se no meio de um imenso baldio, não conseguia reconhecer se era o Cais Novo cheio de ferro velho, se o aterro sanitário, cheio de lixo... Os seus amigos estavam todos de roupas rasgadas e sujas, de rostos famélicos, a escolher o entulho que colocavam em sacos pretos. O diabo vem ao encontro do ex-Presidente, coloca-lhe a mão no ombro enquanto ele, estupefacto, gagueja:

- Não estou a entender nada disto! Ontem mesmo, eu estive aqui e havia um Parque Temático,
um hotel, lagosta, caviar e nós dançámos e divertimo-nos à brava... Hoje só vejo esses nunca acabar de lixo e os amigos todos sujos, rotos, arrasados, com cara de fome...

O diabo olhou para ele, sorriu ironicamente e disse-lhe:

- Amigo, ontem estávamos em campanha eleitoral...Precisávamos do seu voto. Agora já o conseguimos, está diante da realidade.
-----------------------------------------------


A mim parece-me mais indicado para José Socrátes e não para um ex-presidente de Câmara, aliás parece-me mais indicado para o partido socialista. Mas a minha opinião é tão válida quanto a do Vereador ainda que de promessas eleitorais perceba e muito o partido socialista.

Meus senhores em política não pode valer tudo e penso que este texto do Sr. Vereador, pessoa que até estimo e que cumprimento sempre, passa um pouco das marcas. Se por acaso existem questões deste âmbito o Sr. Vereador deveria recorrer para órgãos competentes nesta matéria e assim prestava um serviço a todos nós. Fazer textos com este teor é que não é nada. Penso que é um dever cívico informar as pessoas e por isso vou no próximo mês escrever sobre a Reserva Ecológica Nacional no intuito de esclarecer, porque é disto que se trata principalmente quando se fala no P.D.M. da Moita.

Deixo ficar só uma frase para reflexão, frase que consta no decreto-lei nº180/2006 de 6 de Setembro que altera o Decreto-Lei nº93/90, de 19 de Março ou em português, que altera o regime da REN e mais especificamente os seus usos e acções.

...
De facto, existe um largo consenso, partilhado pelas várias entidades com competências na matéria, pelos municípios e pelos particulares em geral, sobre a necessidade de rever o regime da Reserva Ecológica Nacional, com vista ao seu aperfeiçoamento tendo por base a avaliação da experiência adquirida, volvidos mais de 20 anos.
...

E foi o que o governo do partido socialista fez e bem com esta alteração, ainda que deixe abertas as portas para uma revisão mais profunda, deu um primeiro passo e isso sem sombra de dúvida é positivo. E se a mim não me custa reconhecer o bom trabalho quando ele é feito não vejo porque é que é tão difícil a outros.

8 comentários:

Anónimo disse...

Do P.D.M. não falo porque não conheço. Falo da transparência e da falta de consciência política dos eleitos de Portugal. Aqueles em quem o povo confia prometem e não cumprem. Faz prova real disto o Sr. 1º Ministro que ainda advoga que tem uma maioria absoluta legitima, que lhe foi conferida pelo povo. Mas para fazer exactamente o contrário do que o que está a fazer, aliás para fazer o que prometeu. Nesta parte concordo com o post e com o bruno os socialistas não têm moral para falar em campanhas eleitorais. Quanto ao resto penso que existem mecanismos legais para se procurar a verdade e esses devem ser accionados porque abertamente se fala disto e daquilo e depois não se prova nada. É fácil enlamear nomes e isso deve ser combatido. As populações devem fazer tudo o que está ao seu alcance para reivindicar mas não podem alinhar por vozes simpáticas que apelam ao coração (como a visão da campanha eleitoral do texto) é que para muitos a campanha eleitoral ainda está no adro.

Por último gostava de ler mais coisas sobre REN e RAN e de preferência discussões construtivas e não bota abaixo e pica daqui e dali porque quem sai a perder são as pessoas.

Anónimo disse...

um vereador do partido socialista devia se imiscuir de falar em campanha eleitoral

Alguém consegue traduzir o significado disto?
Não é possível comentar o que não é compreensível.

Anónimo disse...

"um vereador do partido socialista devia se imiscuir de falar em campanha eleitoral",

Não vou, como sugerido pelo sr/a "eu", traduzir coisa alguma. Mas sobre o assunto vou, como qualquer outro, deixar as seguintes considerações:
1. Estranho que o vereador pelo PS (com todo o meu respeito um devoto(será mesmo?), além de, comprovadamente, incoerente ou "partidária e ideologicamente exímio saltitão"), tenha descido ao inferno para à "boa maneira inquisitorial" associar/manchar o eventual futuro "Parque Temático" no concelho. E a estranheza resulta do vereador em questão ter, na companhia dos seus pares, votado favoravelmente o projecto do referido Parque.

2. As insinuações a ética e comportamentos reprováveis, vindas de quem vem pela responsabilidade que tem,
deviam ser tratadas no Ministério Público e não em blogs. Sob pena de serem atoardas e de transformar quem insinua num verdadeiro traste.

3. Quanto a campanha eleitoral não tenho conhecimento de, no concelho, ter sido dado o dito pelo não dito; já no país e do actual governo de José Sócrates não se pode dizer o mesmo. Foi concerteza nesta área política que o senhor vereador, Cabral de seu nome, se inspirou.

Com os melhores cumprimentos um seu amigo,

Anónimo disse...

Também sabemos que a CDU não cumpre tudo o que promete e que por vezes atira para cima do poder central algumas das suas insuficiências. Eu tenho legitimidade para o escrever agora um vereador do P.S., apoiante deste governo do diz que disse e faz ao contrário não. É por isso que eu gosto de ser como sou descomprometida. Preferia ver a CDU no governo e se fizesse lá o que fazem aqui tenho quase a certeza que na sua grande maioria as promessas eram cumpridas ao contrário de outros que lá têm passado. O que mais me admiro neste concelho é que aqui existem menos parolos. Por exemplo se fosse pela moita o Jerónimo de Sousa era presidente da República o que era bem melhor.

Anónimo disse...

Eu gostava de ver era o nosso verador socialista a fazer pressão sobre os seus camaradas do governo para resolver os problemas do nosso concelho. O União tem um problema originado pelo P.S. e estes não desembrulham e por falar em campanha eleitoral, quando estavamos a meses das autárquias os senhores do partido socialista não saiam do União, hoje não vão lá. Porquê?

É caso para dizer quem com ferros mata com ferros morre.

Anónimo disse...

Em vez de dizerem que o vereador devia olhar par o que faz o Governo, mostrassem que ele não tem razão, que o Presidente está a cumprir com o que prometeu (sem serem as coisas que não dependem dele mas sim do Poder Central, pois se sabiam que não era da competência dele não as prometiam).

Anónimo disse...

Será que nenhum eleito local sabe escrever "com certeza" e "bem-vindo"?
Chiça que até aflige.

Anónimo disse...

a lêr
a lêr também