2006-10-31

O ponto verde, bloguista da Península de Setúbal, homem preocupado com a gestão autárquica dos concelhos do distrito de setúbal escreveu umas palavras sobre PDM´s, passo a citar:

Os PDM's , Planos Directores Municipais ainda em vigor, datam do ínicio dos anos noventa (do século passado) , nasceram porque tiveram de ser... senão fechavam-se muitas torneiras de subsidios e subvenções, não eram leis para levar a sério.

Bem, é triste ler uma coisa destas ainda por cima escrita por uma pessoas que critica tudo, emite calúnias e que se assume como um delator da corrupção. Já o li a acusar o Presidente da Câmara do Seixal e os vereadores da C.D.U.. Já o vi a acusar o Partido Comunista Português e sempre com apoio de pessoas do nosso concelho. Aliás é comum alguns virem em sua defesa quando o objectivo é comum, ou seja bater no P.C.P. Os PDM´s nasceram precisamente para regulamentar o uso do solo, para que a prática de 40 anos de ditadura não fosse mais usada. Para que se pudesse fazer tudo sem que as coisas não estivessem definidas por regulamentação apenas pela vontade de alguns.

O nosso processo de Revisão do Plano Director Municipal passou com pareceres favoráveis por mais de uma vintena de entidades até que fosse colocado a votação e são essas mesmas entidades que exigem que as leis sejam levadas a sério. Quem não pode ser levado a sério é quem emite a opinião que o Sr. Ponto Verde emitiu. Se você estivesse identificado se calhar não afirmava isto, porque cairia no rídiculo e assim quem caí é a entidade ponto verde, mas você sabe isso melhor que eu.

22 comentários:

Anónimo disse...

Interesante, muito interessante mesmo o Nuno Cavaco não comentar o que o AVP escrever aqui http://alhosvedrosaopoder.blogspot.com/2006/10/quer-enriquecer-pergunte-lhes-como.html e, vir falar do Ponto Verde.
Interessante também o esquema da "identificação" (a questão anonima de novo à baila) pois asim não podem acusar a pessoas em questão como achicalham vereadores da oposição cá pela Moita. Mas pronto são politicas tal como, no caso do Concelho do Seixal onde a CDU tem maioria absoluta, atribuiu 3 pelouros activos a vereadores da oposição e por cá? Não são competente segundo o ponto de vista dos "eleitos".

Ponto Verde disse...

Quanto ao meu Ponto de Vista agradeço a divulgação e se os PDM nasceram com esse objectivo, então porque razão o Pinhal do Forno vai virar Parque Temático? A Siderurgia terreno Industrial vai virar mega-urbanização, o Pinhal dos Frades "zona de valiqa ecológica a preservar" pretende-se que seja atravessado por uma autoestrada mais uma urbanização, a quinta da Trindade virou Centro de treinos do Benfica e mais uma Mega urbanização, tal como a QUINTA do Outeiro à Beira Tejo...imagino que se não fosse os PDM ainda pensavam em construir nesses espaços....

Anónimo disse...

Para o senhor "brocas",
Pessoalmente entendo que o post do AVP sobre a matéria a que alude é, até apresentação de prova, do mundo da especulação ou da ficção, por isso não pode ser tomado em linha de conta e merecer qualquer comentário sério.

Compreeendo que alguns desejem desesperadamente, ou não, estabelecer, até agora só no mundo da imaginação, uma relação directa entre alguns factos políticos e a ausência de ética o que pode ser, relativamente aos supostos paladinos da ética e da moral, interpretado como uma forma de preencherem a vida e iluminarem a existência.

No lugar dos citados paladinos e a haver boa fé, todo este cenário especulativo(se, mas,talvez...) e, diz muita gente, a configurar "enlameamento" já tinha os dias contados porque sem perda de tempo apresentava queixa, volto a repetir, no Ministério Público e a serem apurados prevaricadores só tinham de assumir as consequências dos seus actos. Ponto Final.

Se não o fazem é porque não têm fundamentos e aí dão razão a quem os acusa de motivação difamatória com o objectivo de atingir a única força político-partidária que neste concelho(ainda não éramos nascidos) já tinha e continua a ter valores que se traduzem pela justiça e a dignidade. O que, desde ABRIL até ao presente, explica o reiterado apoio da população.

Não me levem a mal mas, até provas em contrário, não volto a dar para este peditório.

Ponto Verde disse...

"..No lugar dos citados paladinos e a haver boa fé, todo este cenário especulativo(se, mas,talvez...) e, diz muita gente, a configurar "enlameamento" já tinha os dias contados porque sem perda de tempo apresentava queixa, volto a repetir, no Ministério Público e a serem apurados prevaricadores só tinham de assumir as consequências dos seus actos. Ponto Final.

Se não o fazem é porque não têm fundamentos e aí dão razão a quem os acusa de motivação difamatória com o objectivo de atingir a única força político-partidária que neste concelho(ainda não éramos nascidos) já tinha e continua a ter valores que se traduzem pela justiça e a dignidade. O que, desde ABRIL até ao presente, explica o reiterado apoio da população..."

Saiba o senhor que a justiça tarda...mas não falta!!! E os ultimos tempos têm sido muito interessantes para uma história futura dessa MÁFIA a quem se refere como paladinos da Liberdade. Sabem que assim é, e são até amigos (ou foram) de quem estão agora desavindos e nos fazem chegar preciosa informaçã que canalizamos para quem de direito.

Anónimo disse...

Pode-me chamar de Carlos, já que eu até já dei a cara.

O que queria dizer e para o caso de não ter percebido, explico amanhã (se me apetecer)pois hoje estou cansado.

AV disse...

Brigadas de volta...

Quem lhe disse, iluminado MM, que nem sequer cá vivia - nem falo de ter nascido - que aquele texto é da nossa (AV1, AV2)autoria?
É por nós publicado porque não censuramos contributos.
Mande-nos e desmentido e publicamos.
A censura não é prática do AVP.

E já agora, quem lhe diz que a coisa não vai chegar ao Ministério Público?
Acredito que gostasse que isso tivesse acontecido com o Souto Moura, era sinal que nunca mais andava, era arquivado e os potenciais prevaricadores ainda se riam, quais Valentins.

A si, desculpe-me lá, falta muita argúcia e só resta massa bruta.

Ponto Verde disse...

Caro AV e Carlos, eles querem limpar a casa, e "nós anónimos" que não dão a cara damos muito jeito para limparem a casa agora que andam de tal forma desavindos que a coisa não tem perspectiva de se endireitar senão com uma grande vassourada.

Afinal, de onde vem a covardia?

Anónimo disse...

Afinal apeteceu-me responder.
Se quiser dar-se ao trabalho de passar lá pelo meu Pasquim esteja à vontade pois é Benvindo, desculpe queria dizer Bem-Vindo.

Anónimo disse...

Caro senhor,
não sei qual é a sua formação alem da partidaria PCP, mas eu com formação em Arquitectura, Urbanismo e Patrimonio Arquitectonico, depois de ter visto o PDM da CMM , devo-lhe dizer que é uma PORCARIA, devi dizer que existem casas em Alhos Vedros sem agua canalizada , ja para não falar em esgotos, mas AGUA? DEVO DIZER QUE AS SALINAS E SAPAIS são hoje bases de armazens de fabircas junto ao Rio?????? que junto ao CAIS DE ALHOS VEDROS, uma das zonas mais nobres do Concelho da Moita, se constroem supermercados? isso é PDM da Moita, feita por gente que ou não sabe o que faz, ou sabe mas tem de servir interesses maiores.


Cumprimentos

Regedor de Alhos Vedros

Anónimo disse...

É bom ver o senhor João Figueiredo defendes a prosa de Miguel Sousa Tavares, é que são também dele estas palavras:

:"Em trinta anos de roda livre,deram cabo (os autarcas) da paisagem urbana,desordenaram o territorio, cometeram os maiores atentados contra o ambiente e a preservação das zonas protegidas, mancomunaram-se com empreiteiros, clubes de futebol e investidores imobiliários sem escrúpulos para tornarem Portugal um país mais feio, mais degradado.Mais inviável".

joao figueiredo disse...

eu concordo com algumas coisas que o Miguel Sousa Tavares escreve, mas lógicamente não concordo com tudo. neste caso até acho que nas afirmações aqui que transcreve (e que não conhecia)existe alguma verdade, mas também ja aqui já disse, e reafirmo quantas vezes forem necessárias, que a transformação de um país não se deve apenas por obra e graça dos autarcas, e que a responsabilidade tem que ser dividida por todos. governos, autarcas, empresas e população. para o bem e para o mal.

afirmar o simples, cómodo e higiénico, que eles, "os autarcas", são os responsáves por tudo, de tão simplista, não é sério.

Anónimo disse...

quem não é serio já todos sabemos

Anónimo disse...

Não esquecer que as Comissões de Coordenação Regional-CCDR (nomeadas pelo Poder Central) são, em relação aos autarcas, quem tem a última palavra e o poder de deferir ou indeferir toda e qualquer estratégia de desenvolvimento urbano. Por isso e sem querer escamotear responsabilidades onde elas possam existir será justo, quando fazemos acusações, pensarmos quem é e quem fez ou deixou de fazer o quê.

Nem tudo o que nos rodeia é da responsabilidade dos autarcas, dou um exemplo: a construção em todo o litoral algarvio constitui um profundo atentado ambiental. Mas, em muitíssimas situações, o que podiam os autarcas fazer perante a decisão favorável da CCDR-Algarve e quem fala desta pode falar de outras.
O que podia fazer, por exemplo há meia dúzia de anos, a autarquia local perante o abate, em Sarilhos Pequenos, de largas dezenas de sobreiro para posterior urbanização? Sabendo todos, excepção aos tais(os "habitués") a que não convém, que a viabilização para o exposto foi imperativamente decidida a nivel governamental.
Por isso e tudo o resto (a regionalização é pertinente), a vida não é tão simples e linear quanto a querem fazer crer e menos ainda podemos colocar tudo no mesmo saco.

Sobre os 30 Anos de Poder Democrático Autárquico tenho uma opinião francamente favorável. Basta confrontar a herança que a ditadura deixou em 1974 com a actual e feliz realidade, sem deixar de reconhecer que a perfeição está por inventar, para percebermos a estratégia delineada, o extraordinário "salto" e inegável edificação da qualidade de vida colectiva: saneamento básico, infra-estruturas sociais(desporto, cultura, saúde...), oferta cultural e desportiva, apoio social e educativo... enfim, tudo o que no passado à Democracia só podia existir no imaginário do Povo, ou melhor, em uma minoria que pela emigração ou situação de resistência activa e até clandestinidade tinha,só por essas vias, acesso à informação.

À semelhança das autarquias, tivessem, após ABRIL, os sucessivos governos uma preocupação e políticas no respeito das populações e Portugal apresentaria um desenvolvimento económico e social que nos colocava no lugar oposto ao que actualmente nos é conferido no quadro da "familia europeia".

Anónimo disse...

Este texto não deve ser do MM. Tem alguma lógica.

Anónimo disse...

Ao "pau mandado..."

Por favor queira transmitir ao seu dono o seguinte: para entender a lógica do meu texto tem de dar atenção ao comentário de,

"blogueiro e anónimo sob a diáfama capa do anonimato..."-4:51PM,Novembro 01

Já agora e porque de "pau-mandado" não passa transmita que a haver próxima, prometo elaborar desenhos a cores e a 3 dimensões.

nunocavaco disse...

Caro Carlos Brocas eu comento o que entendo e assumo o que comento. A minha questão com o ponto verde é simples, penso que o Sr. não percebe nada do que escreve e escreve única e exclusivamente para denegrir. O que estranho é que muitos bloguistas do concelho, alguns até com ideias válidas, alinhem na mesma direcção e até o defendam quando este não tem o mínimo de razão.

Quanto ao resto continuo a referir que a crítica é positiva mas uma coisa é criticar outra é inventar e caluniar.

Anónimo disse...

Um desenho não pode ser a 3 dimensões.

Anónimo disse...

Ai não?! Essa é boa.

Então o que é o desenho de projecções e perspectivas?

E o que dizer do programa Google Earth onde algumas cidades estão representadas a 3D, nomeadamente a de Nova Iorque?

Anónimo disse...

O que é um desenho a 3D ou com projecções e perspectivas?
Uma representação num plano que simula a tridimensionalidade.
Apenas isso.

Anónimo disse...

Para o "pau...", que mandou ou foi despromovido , aconselho que enviem, também, notas explicativas porque só os desenhos não vão ser suficientes para ele perceber o que quer que seja.

Anónimo disse...

A noção de Madeira perante a sua fórmula será a mesma de milhões de ucranianos, Russos, Moldavos... por esse mundo fora

Anónimo disse...

"O nosso processo de Revisão do Plano Director Municipal passou com pareceres favoráveis por mais de uma vintena de entidades até que fosse colocado a votação e são essas mesmas entidades que exigem que as leis sejam levadas a sério." - NC

Se tudo fosse assim tão claro e transparente então não havia o que há e não era preciso começar a pensar em nomear uma comissão para vêr -- com olhos de vêr -- os tais PDMs tão bem vistos.

Se os que os fazem não tivessem amigos, (ex-)sócios e (ex-)empregados em sítios interessantes se calhar algmas coisas nem passavam as primeiras entidades.

Se as oposições fossem trabalhadoras e não trapalhonas idem, idem, aspas, aspas.

Se os cidadãos se pronuciassem e não fossem de imediato perseguidos -- e até lhe digo que sei bem do que falo -- das maneiras mais inacreditáveis e mais retorcidas.

Se as reclamações dos cidadãos -- assinadas e identificadas -- fossem respondidas e levadas em conta e não "empurradas com a barriga" ou desqualificadas com um qualquer subterfúgio legalista.

Se "algumas" não fossem pressurosamente atendidas e as mesmas não fossem, no mínimo, estranhas.

Etc, etc, etc...

Então a sua opinião até fazia todo o sentido.

Até mais.

PS: Carissímo. Descongelei.