2006-10-26

Ontem assisti ao debate na RTP sobre os grandes portugueses, e deixo aqui uma nota ao Prof. José Hermano Saraiva.

Salazar foi maestro e ícone de uma trupe da qual v. ex. fez parte. Menorizou o País e as suas gentes, calcando-nos durante quase meio século. Com o auxílio do poder económico, espalhado em meia dúzia de famílias, suprimiu a oposição política, a imprensa livre ou qualquer outra organização que pudesse quebrar a hegemonia da União Nacional. Criou a Polícia Política PVDE/PIDE/DGS, espiou, perseguiu, matou, construiu um campo de tortura e morte no Tarrafal, unificou o País pelo medo e pela fome, e acabou lançando-nos para uma guerra fratricida.

Por tudo isto, e por muito mais que certamente sabe melhor do que eu, Salazar foi um dos mais pequenos portugueses.

2 comentários:

Anónimo disse...

Pessoalmente, acho que é mais um "concurso" para aumentar audiências. Não passa disso. Seja Português, seja de que nacionalidade for, se as pessoas fazem algo de bom pela sociedade o reconhecimento que devem ter é o sua própria satisfação pessoal.
No que respeita a Salazar concordo consigo, tal como não consigo encaixar que, o Santo António entre na lista (que nem deveria existir...).

joao figueiredo disse...

eu também tenho muitas reservas quanto ao programa, e nem votarei em ninguém porque acho que uma comparação entre figuras iconográficas, ainda por cima espalhadas por nove seculos, não faz sentido, e até pelo respeito que me merecem algumas personagens da nossa história.

no entanto não deixo de reconhecer alguns méritos ao programa, que faz (espero eu) a população pensar e interrogar a sua história e os seus protagonistas, e provavelmente irei acompanhar o seu desenrolar.

eu preferia, sem dúvida, uma série documental, com debate, sobre vários periodos da nossa história (e a escolha destes periodos até poderia ser escolhida nos mesmos moldes em que se fazem agora os votos no "ilustres").

tenho muito mais curiosidade em sabem como se desenrolou o povoamento após a conquista, o papel que o reinado de D. Diniz teve na lingua portuguesa, na cultura e na ciência, o que levou D. Fernando a criar a Lei das Sesmarias, como se viveu sob domínio Filipino, o que foi a Escola de Sagres, gostava de ver aprofundados os ultimos anos da monarquia, que condições levaram ao regicídio, e como foram os primeiros tempos da republica, e porque conduziram ao estado novo, etc...