2006-11-26

"Assumo total responsabilidade política pelo que aconteceu"

A ditadura militar de Pinochet foi responsável pela morte de 3197 pessoas, por motivos políticos, entre as quais figuram cerca de mil pessoas que desapareceram e cujos corpos nunca foram encontrados. Milhares de outros foram presos ilegalmente, torturados ou forçados ao exílio.

"Hoje, perto do fim dos meus dias, quero dizer que não guardo rancor contra ninguém"

Hoje, no Público

4 comentários:

Mário da Silva disse...

Palhaçada!

O gajo está gágá para umas coisas mas para outras não?

Têm a certeza que não era um boneco empalhado para queimar na festa e que foi agora tão convenientemente criado só para ficar com as culpas de tudo, e em exclusividade, a fim de livrar os "camaradas" ainda vivos das possíveis consequências?

Até os americanos da Escola das Américas ficam ilibados. Soberbo! Maravilhoso!

Isto já parece que se avizinham os discursos à lá Nuremberga do "só cumpríamos ordens", desta feita em coro pelos apaniguados do Pinochet.

É preciso ter muito pouca vergonha na cara.

Até mais.

Anónimo disse...

Também, era melhor que guardasse... E, quanto a mim, teria sido muito simples: um tiro na parte de trás da cabeça, como se faz aos cães sem cura, e pronto, escusava o velho de ter andado a gozar com o mundo e com as vítimas e respectivas famílias enquanto era julgado e empurrado de país para país...

Emanuelle disse...

Que lata!
"Não guardo ranco rancor contra ninguém", por favor!

Mário da Silva disse...

Já em Portugal temos o Almeida Santos a sacudir a água do capote e ainda por cima com livro e tudo como está na moda.

Vamos mesmo ter de esperar que eles - Santos, Soares & Cª - também estejam com o pé para a cova e inimputáveis que é para virmos a vêr este tipo de converseta para encobrir os que sobrarem.

Era interessante vêr a vida de alguns senhores antes, durante e depois do 25 para perceber como se fizeram, também aqui, grandes fortunas à nossa conta.

E a remoção do "referendo à população" que estava no primeiro Pacto Povo MFA e que subitamente sumiu? De quem foi a culpa? Só dos comunistas? Nem me façam rir...

Se se destapar muita coisa se calhar os comunistas até foram os menos culpados... talvez os que melhor aproveitaram... ou nem isso!

http://www.espoliadosultramar.com/indice.html
http://descolonizacao.net/

Até mais.