2006-11-19


O nome deste blog foi retirado da primeira tentativa de criação de uma "imprensa genuinamente banheirense", e como já aqui escrevi, O Banheirense nasceu da minha necessidade de falar sobre a Baixa da Banheira. Essa necessidade foi sendo cultivada em família e não só. Há muito que com o meu colega de blog Luís, por exemplo, íamos discutindo o que se passava, e o que não se passava, o que gostávamos e o que não gostávamos, e não raras vezes a conversa ia parar, mais por responsabilidade do Luís, sobre a vida cultural na Baixa da Banheira.

Com os anos fomo-nos afastando fisicamente desta terra. Os estudos ou o trabalho roubaram-nos horas de vivência banheirense, mas as nossas conversas ia levar, invariavelmente, aos mesmos temas.

Em Dezembro de 2005 surgiu a ideia de fazer um blog sobre a Baixa da Banheira, onde pudéssemos expor algumas das nossas ideias, falar e dar a conhecer a nossa terra, e tudo o mais que nos lembrássemos. Casualmente encontrei o Nuno, que logo aceitou o desafio. O Daniel, que não é muito dado à blogosfera, também aceitou participar. O Hélder, que é amigo do Nuno, e que eu já conhecia há alguns anos, apareceu a comentar regularmente no blog, e também foi convidado a entrar.

Destes 5 elementos apenas 2 eram militantes do PCP: O Nuno e o Daniel. Eu, que sempre fora simpatizante, só agora me decidi a entrar, e já agora deixo-o aqui escrito, é muito por responsabilidade de alguns dos comentários mais cobardes que por aqui são deixados.

imagem retirada de "A Baixa da Banheira até aos nossos dias", José Rosa Figueiredo

6 comentários:

Anónimo disse...

Vaidoso é o que você é.

Cadê o Helder?

Emigrou?

O Daniel, apesar de ocasionalmente, ainda se vai vendo no Blog.

Cadê o Luís?

"Eu, que sempre fora simpatizante, só agora me decidi a entrar, e já agora deixo-o aqui escrito, é muito por responsabilidade de alguns dos comentários mais cobardes que por aqui são deixados."

Queres é tacho....

Na Baixa todas as pessoas usam "Figueiredo" com nome?

Em vez de Banheira poderia ser a Baixa do Figueiral....por exemplo.

joao figueiredo disse...

o luis, por acaso, até escreveu o post anterior a este. provavelmente, com a pressa, nem reparou...

Anónimo disse...

isto está um enkanto
aki o povo sente-se bem sem kalunias porque só são kalunias as verdade eskritas kontra os kamaradas

joao figueiredo disse...

quais "verdades"? e contra quem?

Ponto Verde disse...

Como diriam o Gato Fedorento:

Ui...Ai...Ui...muito original...

nunocavaco disse...

Muito engraçados.