2006-11-02

Nuclear é “inevitável” é o título da notícia emitida pela rádio renascença. Retirei-a do site para aqui a colocar:

O presidente do Centro de Fusão Nuclear, Carlos Varandas, defende que o recurso
à energia nuclear é uma inevitabilidade para Portugal.
Este especialista reage, deste modo, ao apelo da Agência Internacional de
Energia (AIE), no sentido de serem construídas mais centrais nucleares.

De acordo com o diário britânico "Financial Times", a AIE admite, pela primeira
vez, apelar aos governos de todo o mundo para que intensifiquem e acelerem a
construção de centrais. O apelo baseia-se no argumento de que a energia nuclear
é essencial para a segurança energética e cumprir os objectivos que visam
minorar as alterações climáticas.

No mesmo sentido, vai a opinião de Carlos Varandas: “é inevitável pensar na
energia nuclear para resolver os problemas globais de energia no planeta”.

O presidente do Centro de Fusão Nuclear diz que “se quisermos atingir as metas
do protocolo Quioto, é necessário aumentar a eficiência energética e aumentar a
utilização de energias renováveis”. Carlos Varandas diz estar “convencido” de
que estas duas soluções são insuficientes e, por isso, “vai ser necessário
recorrer a novas tecnologias energéticas ou, então, a energia nuclear
convencional”.


RR

Reparem que a relação entre aquecimento global e energia nuclear está presente o que sublinha tudo o que tenho escrito.

Porque é que a energia nuclear não é alternativa?

1) Porque os resíduos originados nesta produção de energia não podem ser tratados nem eliminados;

2) Porque estamos no final de um ciclo nuclear e portanto no começo de outro e os problemas relacionados com resíduos e com a segurança das pessoas ainda não foram resolvidos antes pelo contrário, as novas centrais nucleares apresentam inúmeros problemas, por exemplo na Suécia e na Inglaterra com problemas a nível da construção;

3) Porque o que estes iluminados apontam como solução, o nuclear, só cobrirá 30% da produção de energia, e os restantes?

É por isto que devemos ser críticos face ao aquecimento global. A existirem os cenários de aumento de temperatura não podem justificar a massificação da construção de centrais nucleares porque são inseguras e não resolvem os problemas energéticos, nem de poluição apenas dão para encher os bolsos de alguns.

Começam a ficar claras as posições anteriormente assumidas. Eu, apesar de muito criticado, posso afirmar que tinha avisado, agora gostava que criticassem mais porque o que se trata é da nossa segurança.

5 comentários:

Anónimo disse...

Por aqui se vê quem mente e quem anda ao interesse do quê. O Nuno está farto de levar com esta do aquecimento global e nunca parou de lembrar que devemos questionar o que nos é apresentado. Mesmo quando o acusaram de várias coisas ele continuou e parece-me que sabia o que aí vinha. Até dentro do partido dele levou com as mesmas reações e nunca deixou de afirmar o que pensava. Por este esforço merece as minhas palavras de apoio.

Se nem sempre concordamos desta vez estou em pleno acordo contigo.

Filipa Martins

Anónimo disse...

...a minha alma sangra de emoção...

Ponto Verde disse...

É simplista, demagógica e perigosa a manipulação que Nuno Cavaco pretende agora pôr em prática, Quem alerta para o aquecimento global/Tem do outro lado o lobbye do nuclear...Francamente!!!

Mas para quem já disse sobre nós isto:

"critica tudo, emite calúnias e que se assume como um delator da corrupção. Já o li a acusar o Presidente da Câmara do Seixal e os vereadores da C.D.U.. Já o vi a acusar o Partido Comunista Português e sempre com apoio de pessoas do nosso concelho. Aliás é comum alguns virem em sua defesa quando o objectivo é comum, ou seja bater no P.C.P."

Sobre os Planos Directores Municipais e a betonização da margem Sul, isto:

"Os PDM´s nasceram precisamente para regulamentar o uso do solo, para que a prática de 40 anos de ditadura não fosse mais usada. Para que se pudesse fazer tudo sem que as coisas não estivessem definidas por regulamentação apenas pela vontade de alguns."

Sobre os alertas de Al Gore, isto:

"Suponhamos que Al Gore tem alguma razão e que tirando a parte do cinema espectáculo, ocorre mesmo um aquecimento global. Aumentando 2 a 3 graus a temperatura do planeta (o que a curto e médio prazo é impossível), algumas regiões localizadas em regiões temperadas ou até de climas mais agressivos, iriam ter aumentos de produtividade enormes. Na Sibéria as coisas mudavam. Imaginem a economia Sueca, Norueguesa ou Filandesa se fosse abençoada com condições de clima mais favoráveis."

e mais isto:

"Atacam a esquerda por denunciar o drama, o medo inventado das alterações globais. Escrevem-se coisas tão rídiculas e sem fundamento com o intuito de apenas atacar a esquerda consciente. A verdadeira esquerda é contra as cotas de poluição. A verdadeira esquerda defende as pessoas e não o capital e aí entra bem o nuclear."

ou isto:

"Quanto ao cobarde do Al Gore, o homem que ganha umas eleições e não faz nada para exercer o cargo, devia ter um pouco mais de juízo e assumir a sua responsabilidade no estado a que o mundo chegou. Abriu a porta ao louco do Bush e isso, é coisa que não me leva a respeitá-lo."

É PARA LEVAR A SÉRIO?

Mais em www.a-sul.blogspot.com

inBluesY disse...

pois :)

Mário Rui Santos disse...

Nesta vida só há uma coisa inevitável e devemos evitar aqueles que nos apresentam coisas inevitáveis, porque elas não o são de facto.
Inevitavelmente vão continuar a querer apresentar-nos coisas inevitáveis. Mas essas evitamos.