2006-11-15

País Bloqueado

Em Cuba ministram-se 146 aulas em paragens remotas das montanhas. O governo construiu escolas que abrem só para uma criança, com um professor e vários instrutores. Estas aulas representam um custo elevado mas justo e necessário para todos os cubanos. Em Cuba existem 1117 onde as salas de aulas têm até cinco alunos. Em todas as escolas existem laboratórios informáticos.

Em Cuba o acesso à Internet custa ao Estado cerca de quatro vezes mais do que em Portugal pura e simplesmente porque o "governo democrático americano" assim o entende e fez aprovar na Lei Torricelli (1992) que prejudica gravemente o "regime autoritário cubano". O acesso faz-se por satélite o que significa ainda que é muito lento.

Não sou um defensor do regime cubano, sou apenas solidário com o esforço daquele povo. Considero que temos muito a aprender com eles e se o sistema capitalista fosse realmente justo e pretendesse resolver os problemas da humanidade já há muito tinham adoptado sistemas de ensino e saúde como o cubano. Era o mínimo porque funcionam claramente melhor.

No caso em concreto do ensino, as preocupações cubanas são diferentes das preocupações do regime português, onde escolas são fechadas e onde se arranjam nomes pomposos para pequenos programas que na prática pouco mudam para melhor. Em Cuba o dinheiro está depois das pessoas, em Portugal fecham-se escolas (entre outras aberrações) para poupar algum que depois é entregue a privados, distribuindo assim a riqueza por meia dúzia de ...

Estas contradições do sistema capitalista levam a que este tipo de informação não seja divulgada, diabolizando tudo o que é alternativa mas, estou em crer que se o sistema capitalista fosse o melhor, os bons exemplos de Cuba eram integrados, mas o sistema capitalista apenas visa a concentração de riqueza nas mãos de alguns, não olhando a meios para o conseguir, desde guerras a bloqueios. O próprio sistema capitalista bloqueia países, como é o caso de Portugal onde se fecham escolas, hospitais e maternidades.

19 comentários:

Anónimo disse...

Nuno, tu conheces Cuba?

nunocavaco disse...

E tu Carlos conheces? Ou apenas visitaste o que é turismo? Ou apenas te limitas a aceitar o que te apresentam?

Conheces cubanos? Eu conheço um que por motivos do regime teve de sair de Cuba para casar com uma alemã. Vive na alemanha e não é contra o regime por este tipo de "coisinhas" que eu escrevi.

Mas não, não conheço, apenas conheço alguns cubanos. Uns a favor, a grande maioria e uma minoria que é contra mas que admira certos aspectos do seu país. Brocas, Educação e Saúde, apenas e só isso o que mostra muitas coisas.

Anónimo disse...

Não tenho por habito só aceitar o que me apresentam pois se o tivesse não andava constantemente, por exemplo, a constatar o programa eleitoral da Junta de Freguesia de Alhos Vedros que só mostra as coisas boas e que "pinta" a coisa como se não houvesse problemas.
1º. http://berbequim.wordpress.com/2006/11/12/vitoria-esmagadora-de-cuba/
Mostra que Cuba não é só turismo e que, se calhar as condições de vida não são tão boas assim. E que até quase me atreveria a dizer que foi o motivo do teu post mas estaria a ser narcisista.

2º. Saude e educação, estou de acordo, principalmente a nivel da saude.
3º. Medicos que, se querem ter mais alguma coisa do que a "senha de racionamento" (imposta pelo bloqueio não duvido) tem de trabalhar como tradutores nos hoteis e alem disso receber turistas em casa, a quem dão almoço/jantar (à sucapa do regime pois se são apanhados têm problemas com a autoridade) a troco de mais uns dolares porque tem 3 ou 4 filhos e o que ganham não chega paraa as necessidades basicas.
4º. Gente que, anda pelas praias, a vender Cohibas, uns verdadeiros "retirados das fabricas" outros que no interior é só "papel" para arranjarem mais alguns dolares.
5º. Espaços reservados a turistas onde, se um cubano é apanhado, tem problemas com a autoridade.

São alguns exemplos.

Vou tentar procurar umas imagens que tenho fora do "roteiro turistico" e depois falamos.

A Saude é muito importante, a coisa mais importantes que nós temos mas há mais coisas que nos devem preocupar.

nunocavaco disse...

Até concordo com algumas coisas que escreveste mas o meu post não é sobre Cuba, é sobre a integração de bons exemplos. Podemos falar dos maus também, não tenho qualquer tipo de problema.

Penso que a aposta forte na saúde e educação devia ser seguida em Portugal e também penso que num país onde os recursos escasseiam (também por culpa do bloqueio criminoso) apostar nesses sectores significa dimininuir a "qualidade de vida" em outros. Mas a questão central é porque é que nós, não aproveitamos os bons exemplos? Porque é que a Comunidade Europeia não tem uma lista de prioridades que meta as pessoas em primeiro lugar?

Quanto ao resto Brocas penso que Cuba não é perfeita mas quem tem muitos bons exemplos a seguir. O mesmo raciocínio poderá ser feito para os Estados Unidos mas com uma diferença, os cubanos não interferem na governação de outros países e isso não é nada aceitável, nada mesmo e isso preocupa-me e muito, mais até do que aquelas que referes implicitamente em Cuba.

Anónimo disse...

Pois, infelizmente divide-se a humanidade entre Socialistas e capitalistas, entre Catolicos e Islamicos, entre Brancos e Pretos e, a questão essencial, A HUMANIDADE, fica para trás.

nunocavaco disse...

Mas a questão é essa mesmo. O meu post não é de divisão é de crítica ao sistema capitalista, que é dominante, por não aproveitar o que alguns sistemas socialistas têm melhor. Não divido, critico, como tu essa questão.

Em primeiro lugar deve estar o homem, sem homem não existem ideologias.

Um abraço Carlos.

Anónimo disse...

Pode ser lido em:

http://g1.globo.com/Noticias/Ciencia/0,,AA1323118-5603,00.html


Cuba é o único país do mundo com desenvolvimento sustentável, segundo o relatório bienal apresentado hoje pela organização WWF em Pequim, e que afirma que o ecossistema "está se degradando a um ritmo sem precedentes na história".

De acordo com o relatório, elaborado pela WWF a cada dois anos e que foi apresentado pela primeira vez na capital chinesa, se as coisas continuarem como estão, por volta de 2050 a humanidade precisaria consumir os recursos naturais e a energia equivalente a dois planetas Terra.

É um círculo vicioso: os países pobres produzem um dano per capita à natureza muito menor, mas, à medida que vão se desenvolvendo (exemplos de China e Índia), o índice vai aumentando a níveis insustentáveis pelo planeta.

A WWF elaborou em seu relatório um gráfico no qual sobrepõe duas variáveis: o índice de desenvolvimento humano (estabelecido pela ONU) e o "rastro ecológico", que indica a energia e recursos por pessoa consumidos em cada país.

Surpreendentemente, apenas Cuba tem nos dois casos níveis suficientes que permitem que o país seja considerado que "cumpre os critérios mínimos" para a sustentabilidade.

"Não significa, certamente, que Cuba seja um país perfeito, mas é o que cumpre as condições", disse à Efe, Jonathan Loh, um dos autores do estudo.

"Cuba alcança um bom nível de desenvolvimento, segundo a ONU, graças a seu alto nível de alfabetização e expectativa de vida bastante alta, enquanto seu 'rastro ecológico' não é grande, por ser um país com baixo consumo de energia", acrescentou Loh, que apresentou o estudo em Pequim.

nunocavaco disse...

Desconhecia o relatório e estranho o facto de não ser uma notícia divulgada.

Anónimo disse...

Não me parece de todo descabido até porque para melhor muda-se sempre.
Abraço

AAG News disse...

Se o Nuno Cavaco, aprecia como parece apreciar tanto, o regime Cubano, pode sempre, como me aconselhou, a abandonar o concelho e ir viver para lá, para ver o "socialismo" na realidade.

Luís Guerreiro

nunocavaco disse...

Aliás o Sr. Luís Guerreiro poderia vir comigo e assim podiamos partilhar a experiência. Podia até convidar o Sr. Manuel Alegre para perceber o que ajudou a colocar na "gaveta".

Luís Guerreiro se eu fosse rancoroso respondia-lhe de outra forma até porque o Sr. quando se refere a algumas pessoas usa termos que na minha opinião não são muito próprios. Como não sou pedia-lhe que lesse o que escrevi e o que escrevi não é nenhum louvor ao regime cubano, mas sim uma constatação de que em algumas coisas são melhores que nós. E assim lhe pergunto- Não gostava de ter cá o ensino cubano? Ou o Sistema de Saúde deles? Ou pelo menos estes sectores melhorados?

Só e apenas e só.

nunocavaco disse...

Um abraço PR cada um pensa pela sua cabeça e de vez em quado temos de reagir.

Anónimo disse...

Afinal onde está os comentários desse tal que se intitula de Regedor de Alhos Vedros?

Levou nas orelhas e meteu o rabino entre as pernas e escondeu-se?

Anónimo disse...

Um abraço.

AAG News disse...

Só para ver que eu também não sou rancoroso, até lhe vou responder.
Claro que não concordo com o bloqueio que os EUA fazem a Cuba, até para os EUA, seria melhor não o fazerem, porque poderiam aprender bastante com o regime Cubano, nas áreas da organização da saúde por exemplo e especialmente na faceta humana da miscegenização, para acabarem nos EUA, com essa ideia dos afro-americanos...Com as maiorias Democráticas nas duas Camâras e um Presidente Democrata, talvez o AL Gore, é possível que esse bloqueio acabe, mas tudo isto não inviabiliza o sistema ditatorial que é imposto por uma maioria, às vozes discordantes da sociedade, intelectual e jornalística e do simples Povo que deseja emigrar para os EUA.
Gosto muito pouco de unanimismos, especialmente em torno de líderes, como acontece em Cuba em torno de Fidel Castro, na Madeira em torno de João Jardim ou no PS em torno de José Socrátes.
A grande diferença entre os regimes e a democracia é que na Democracia você pode dizer que gosta dos regimes, mas nos regimes não pode dizer que gosta da Democracia.
Não foi o Manuel Alegre que meteu o Socialismo na gaveta, mas sim Mário Soares, M.Alegre tentou abrir a gaveta, mas não conseguiu porque tinham deitado a chave fora. Apoiei Manuel Alegre, para seretário-geral do PS e para Presidente da República e voltaria e voltarei a apoiá-lo, mas a minha opinião é que ele não deveria estar num partido que o traiu, eu, pelo menos, não o consegui.

Luís Guerreiro

Anónimo disse...

"Não foi o Manuel Alegre que meteu o Socialismo na gaveta, mas sim Mário Soares", que curiosamente estiveram sempre bem juntinhos, até às presidenciais, claro!

O Manuel Alegre foi sempre deputado pelo PS e por isso é mais um dos mais grandes responsáveis por este descalabro. Viu que pôs a pata na poça e tentou limpar a lama, mas agora já é tarde.

nunocavaco disse...

Eu até concordo com o Luís Guerreiro numa ou outra coisa. Também não gosto de endeusamentos e centralismos de poder só numa pessoa, aliás como Álvaro Cunhal também referia.

Quanto à questão dos Estados Unidos serem democráticos, aí é que duvido.

E quanto à questão do povo cubano querer emigrar para os EUA não é de nada verdade. Uns querem mas a maioria não. Aconselho o meu amigo a ver o documentário de Oliver Stone.

Um abraço

P.S.- O Manuel Alegre está relacionado com as governações do P.S., ainda neste ano votou favoralvemente um orçamento que considera lesivo aos portugueses.

Anónimo disse...

Gostei de ler principalmente a do relatório que não é divulgada em lado nenhum?

DEMOCRACIA

Anónimo disse...

"o meu post não é sobre Cuba, é sobre a integração de bons exemplos." - NC

Cuba tem muita coisa boa e que é pena não ser transferida.

Algumas das coisas boas não são porque querem, como o Desenvolvimento Sustentável e a Agricultura oragãnica, mas sim derivadas directamente das sanções externas. Não sei se as mesmas não existissem todas as coisas boas existiriam ou se mitas delas não seriam tão más como nos outros países -- aliás como já foram na época URSS -- e só é pena que não se copie o que funciona e é bom.

Mas uma das criticas ao seu post, Nuno, é que as coisas também funcionam de outra forma porque os que "mamam" são outros e são menos.

Mas que Cuba tem os seus méritos lá isso tem.