2006-10-26

O Plano Director Municipal

Muito se tem escrito sobre o Plano Director Municipal. Ontem em sessão pública da Câmara Municipal da Moita esta proposta de plano foi aprovada pela vereação com os votos contra da oposição. E ontem já era tarde. O P.D.M. é o documento camarário por excelência. Traça a estratégia para os próximos anos. A população em geral só tem a ganhar com esta aprovação. Claro que está que o P.D.M. não consegue satisfazer todas as pretensões e nem conciliar todos os interesses. Mas analisemos os argumentos. A maioria C.D.U. da Câmara Municipal da Moita após cumprir todos os trâmites legais e depois de ter um parecer da comissão técnica de acompanhamento que louva o próprio plano, submete-o a aprovação, ou seja submete a aprovação a estratégia que apresenta para o concelho. Mais uma vez a Câmara Municipal da Moita é pioneira, depois de ser das primeiras Câmaras a ter um P.D.M. aprovado está em condições de aprovar um dos primeiros planos de 2ª geração. A oposição entende que o processo está cheio de problemas mas, alguma das coisas que afirma não têm fundamento. Afirmam que não foram respondidas ainda as reclamações dos munícipes e desconhecem que estas só podem ser respondidas depois da proposta aprovada. Afirmam que o processo não é democrático mas muitas das reclamações foram atendidas e integram esta proposta agora aprovada. Fazem umas contas que são chapa 3, contabilizam que a oferta habitacional vai duplicar no concelho, quando antes muitos outros afirmaram o mesmo em todos os concelhos mas isso é completamente errado, o P.D.M. define como se pode utilizar o solo e deixa nas mãos da Câmara Municipal a decisão quando antes de ele existir não era assim e isso é demonstrado pelos edifícios com muitos andares que vemos em muitas localidades, pela falta de planeamento. O P.D.M. regulamenta e integra o espaço concelhio, pena é que os P.D.M. continuem a não ter continuidade fruto da falta de competência das Comissões de Coordenação e Desenvolvimento Regional que como hoje existem não têm as competências, nem os meios necessários para o fazer. A Regionalização resolveria estes problemas mas ainda não a temos. Vou apenas referir mais um argumento utilizado pela oposição, a oposição exige a suspensão do processo, o Bloco de Esquerda exige o “começar de novo”, mas depois afirmam que este processo já dura muito tempo. Então em que ficamos, não traçamos as linhas orientadoras do concelho e ficamos à espera para que depois afirmem que o concelho não tem estratégia, ou avançamos com o projecto que em Outubro passado recebeu da população nas urnas um grande voto de confiança quando este assunto estava na ordem do dia? Por respeito à população avançamos e continuaremos a avançar até que a população assim o entenda.

Nota: entendo que este texto não ofende ninguém ao contrário de outros que tenho lido.

21 comentários:

Anónimo disse...

Li num outro blog, no plano.blogsome.com que este blog é situacionista e não fala da questão do P.D.M., pelos vistos enganam-se. Gostava de ver rebatido o artigo que o António Chora escreveu para o jornal da moita se bem que na sua maior parte este texto responde às acusações que o Sr. Deputado faz, ainda que meio timidamente.

Anónimo disse...

Triste tentativa de colocar uma peneira a a tapar o sol que todos vêem, menos os que não querem ver.

Ponto Verde disse...

"Fazem umas contas que são chapa 3, contabilizam que a oferta habitacional vai duplicar no concelho, quando antes muitos outros afirmaram o mesmo em todos os concelhos mas isso é completamente errado, o P.D.M. define como se pode utilizar o solo e deixa nas mãos da Câmara Municipal a decisão quando antes de ele existir não era assim e isso é demonstrado pelos edifícios com muitos andares que vemos em muitas localidades, pela falta de planeamento. O P.D.M. regulamenta e integra o espaço concelhio, pena é que os P.D.M. continuem a não ter continuidade fruto da falta de competência das Comissões de Coordenação e Desenvolvimento Regional que como hoje existem não têm as competências, nem os meios necessários para o fazer."

O Senhor pensa que os cidadãos por não votarem CDU são parvos?????
O seu texto é como a negação do aquecimento global , um desastre !

Anónimo disse...

Ele está á espera que o Lobo se vá para ver se consegue papar alguma ovelhinha só para ele.

OLHAR VAGABUNDO disse...

abraço vagabundo pela visita ao meu cantinho

Anónimo disse...

"Afirmam que não foram respondidas ainda as reclamações dos munícipes e desconhecem que estas só podem ser respondidas depois da proposta aprovada. Afirmam que o processo não é democrático mas muitas das reclamações foram atendidas e integram esta proposta agora aprovada."

Não é brincadeira, as duas passagens pertencem ao mesmo parágrafo e o autor nem percebe que são contraditórias.
Brilhante.
Ou melhor, ao nível do costume.
Quando se tenta justificar o injustificável não é de estranhar que saiam asneiras destas.

nunocavaco disse...

Se calhar é porque não são. Em primeiro lugar algumas reclamações foram atendidas pelo que a resposta é diferente das que não foram mas a resposta só pode ser dada quando a proposta é aprovada. Em segundo lugar não percebe porque não quer o post é claro.

Anónimo disse...

Ó meu caro amigo anónimo.

October 25, 2006
Prosas várias e recentes in O Plano

2006-10-26
O Plano Director Municipal in O Banheirense

Quando quiser mandar bojardas dessas preste lá mais atenção e escusa de fazer tão triste figura.

Caro Nuno.

Só não vê as irregulaidades, estranhezas e inanidades de todo este processo quem não quer ou não pode vêr.

Até mais.

nunocavaco disse...

Então existem entidades exteriores á Câmara Municipal de má fé porque até elogiam o plano?

As insinuações e as calunias não podem integrar o rol das justas reivindicações.

Anónimo disse...

Quais são essas entidades? Aponte-me os elogios técnicos e estratégicos a este Plano feitos por essas entidades?

O fato de ser a primeira a acabar um PDM de 2ª Geração, para mim, significa zero como elogio.

Até mais.

nunocavaco disse...

Então mas você não é um especialista cá do sítio. Procure que encontra. Procure o relatório da comissão técnica de acompanhamento. Se conseguem colocar on-line documentos semi-públicos também devem conseguir aceder a este.

Anónimo disse...

Está claro que existe um claro e unívoco interesse por parte da oposição que este P.D.M. não passe. Está claro que as pessoas dos Brejos e Barra Cheia que reclamam estão no seu justo direito e também está claro que alguns partidos políticos estão a usá-las de uma forma vergonhosa para atingir objectivos pura e simplesmente partidários. A linguagem usada nos documentos identifica o autor dos textos e este senhor está ligado ao P.S.. Já esteve ligado ao P.C.P. e deixou lá um "belo" legado agora é pura e simplesmente revanchista. O Sr. é o António Ângelo. Curisoso é que não se fiquem pela Moita, já por mais do que uma vez vimos pessoas ligadas ao P.S. do Montijo em intervenções aqui na Moita.

Anónimo disse...

O que é um documento "semi-público"?
Um documento público que o poder prefere esconder?

Anónimo disse...

Verdade antonio
Muitos como eu compreende a situação do povo dos Brejos e Barra Cheia, e estamos com eles na luta pela sua terra, mas não entendemos porque aparecem Srs como este que diz falar em nome do povo mas que povo. Os brejos e a barra cheia apenas querem cultivar o seus terrenos e fazer umas casitas para os filhos e netos, promover uma melhor qualidade de vida e não ter que ficar endividado até aos 80anos, onde está o mal disto? Eu não vejo mal nenhum em ter amos pela terra onde se vive não aceito é que outros falem da minha terra por mim isso não....

Anónimo disse...

antónio said...
Sua Excelência Reverendíssima o Senhor Dom António tem paletes de certezas...
Ah Ah Ah Ah
Ih Ih Ih Ih

Anónimo disse...

A sua risota não me desmentiu.

Anónimo disse...

.

Anónimo disse...

Entre o contaram-me e o foi o fulano x, devidamente identificado, prefiro a segunda pelo menos sei que a fonte existe.

Anónimo disse...

Uma mentira repetida mil vezes pode tornar-se verdade mas se a dúvida se levanta sobre essa mentira os mentirosos são mais facilmente apanhados do que coxos. Parece-me que a argumentação por parte dos senhores da verdade é coxa e baseia-se em meias-verdades. Não se entende como é que partidos políticos falam em corrupção quando não avançam para os locais próprios para a produção da prova. Se calhar falam de corrupção porque estão habituados a estes processos.

Anónimo disse...

Vou responder a Anonymous said...
mas não sou um partido político.
Sou um pobre de cristo, é o que sou.
Mas tenho o direito de falar, e cá vai:
As conversas sobre transparência ou corrupção são conversas acessíveis a qualquer um.
E os casos concretos estão aí a ferver, a tampa da panela já levanta com o borbulhar da matéria líquida, a 100º Celsius

Anónimo disse...

"o relatório da comissão técnica de acompanhamento" - NC

Não me faça rir, ó Nuno.