2006-12-30








Em 26 de Maio de 2004 apresentei a minha dissertação de mestrado, “Análise de Lineamentos na Zona Vestibular da Bacia Tejo-Sado”. Nesta expunha que a margem continental portuguesa está em fase de deformação, originada por subducção incipiente. Os dados que apresentei referem-se à Península de Setúbal e apontam para que o campo de pressão (originado pela movimentação tectónica) tenha formado fendas de tracção a deformações nessa mesma margem. Segundo a nossa opinião (minha e do Professor António Ribeiro, sem dúvida um dos maiores Geólogos do Mundo) essas fendas, com uma orientação predominante provam a subducção incipiente e isto implica que um dos postulados da teoria tectónica de placas esteja errado (não só isto mas outras evidências em outras regiões, mas em Portugal isto pode ser constatado), o postulado da rigidez. O postulado indica que as deformações das placas ocorrem nas fronteiras de placas e o que os lineamentos (deformações) provam é que estas ocorrem no interior também. Sendo assim, António Ribeiro e outros cientistas com William Fyfe propõem que se reveja a teoria, alterando o postulado da rigidez e passando esta a chamar-se Teoria da Tectónica de Placas Deformáveis.


Outra evidência encontra-se no fundo oceânico. Ocorreu um impacto de um meteorito na nossa planície abissal o que formou cratera de impacto, ora esta cratera de impacto encontra-se com uma forma oval, deformada, pelo que é sem sombra de dúvida uma deformação e mais uma vez fora das fronteiras de placas. Isto é explicado pelas deformações que são facilitadas pela hidratação dos minerais que compõem as rochas. Um mineral hidratado é mais susceptível de alteração e uma rocha alterada é mais suscpetível de deformação/fracturação. Está provado que a circulação de água nas rochas que compõem o fundo oceânico ultrapassa os 10 km de profundidade, mas deixarei para os interessados material que prova o que aqui escrevi.

http://enggeografica.fc.ul.pt/documentos/tese_cavaco.pdf

http://correio.cc.fc.ul.pt/~fbarriga/Barriga1999ColoC.pdf

http://infociencias.fc.ul.pt/noticia.aspx?id=1408&info=122&seccao=directo

http://www.dct.fct.unl.pt/JPais/Arrabida_Sintra.pdf

10 comentários:

Mário da Silva disse...

Sim, senhor!

Vou gostar de lêr a tese.
E resultados internacionais dessa "pedrada no charco" que é a vossa demonstração teórica?

Boas entradas.

Anónimo disse...

E onde é que deixam fazer mestrados a quem nem sequer conjuga o verbo "haver"?

Anónimo disse...

Li e é interessante. Tão interessante como os ataques que aqui se fazem a quem tem algo a acrescentar.

Ponto Verde disse...

Brilhante Mestre Cavaco, a melhor defesa desde o esternocleidomaistóideu por Vasco Santana , mas o que tem o seu pavoneamento cientifico a ver com o aquecimento global ?Cientificamente aceite como resultado da libertação para a atmosfera de gases com efeito de estufa ?

Está legitimamente a auto promover-se, só isso!

Anónimo disse...

Prendam o Pinto da Costa imediatamente

Anónimo disse...

tão engraçado que é o sr mário da silva mais os seus dois aliados :d (av1) e o ridiculo ponto verde, são tão arrogantes que se julgam mais sabichões do que qualquer um em qualquer assunto, mas como não sabem nada de nada sobre o dito assunto, limitam-se a fazer ataques pessoais ao Nuno Cavaco, que aliás parece ser o único objectivo que os move nos vossos blogs e comentários, felizmente a maioria dos visitantes dos diversos blogs locais já percebeu o vosso objectivo, cairem ainda mais no ridiculo começa a parecer impossivel, e o que tem o :d (av1) a dizer sobre as ofensas de muito baixo nível que fez em certos blogs, como o lado certo por exº?
A educação e o respeito são mais importantes do que saber conjugar o verbo haver.
Começa também a parecer muito óbvia a frustração do av1 em relação ao facto do Nuno Cavaco ter um Mestrado, será pelo facto do av1 não ter nenhum? será uma das frustrações de vida do av1?
Quem sabe?

Mário da Silva disse...

Caro "Um alhosvedrense",

Leia primeiro. Use o cérebro depois. Insulte por último.

Passe bem.

Mário da Silva disse...

Caro "Um alhosvedrense",

Começa também a parecer muito óbvia a frustração do av1 em relação ao facto do Nuno Cavaco ter um Mestrado, será pelo facto do av1 não ter nenhum? será uma das frustrações de vida do av1?
Quem sabe?


Dúvido que ele lhe diga se tem ou não. Tem de tentar com mais força e de outra maneira.

Se calhar tem. Se calhar não. Mas não escreve haver sem H, embora também se engane e de vez em quando tenha dúvidas... acho eu, não sei bem.

Até mais.

Mário da Silva disse...

Caro Nuno,

Se calhar até já conhece esta notícia (via Ondas3)

Anónimo disse...

Porque é que teve que ser o mário da silva a defender o av1? eu não quero saber se o av1 tem mestrado ou não e essa de que o av1 nunca dá erros, enfim, a vossa prepotência e arrogância não tem limites, vocês são mesmo infalivéis. O mais triste de tudo é que vocês não conseguem ter argumentos para atacar o Nuno Cavaco e como tal têm que pegar em erros ortográficos, sim porque ideias vocês não conseguem discutir.
Continuem por esse caminho mediocre