2006-12-30















Sismicidade da zona oeste-ibérica, com base no catálogo sísmico do IGIDL e o catálogo 1970-2000 do IM www.igidl.ul.pt


Um factor a ter em conta no estudo das correntes oceânicas é a morfologia oceânica. Em Portugal, e como se pode constatar na figura a margem continental entre o Alentejo e o Algarve encontra-se bastante deformada. Isto deve-se a movimentação tectónica o que é evidente na figura pela distribuição da sismicidade. Poderemos estar e estamos com toda a certeza num processo de inicio de subducção (a placa oceânica a mergulhar sob a continental). Ou seja, o Oceânica Atlântico começou a fechar.


A Geodinâmica Interna influência a Externa. A movimentação das placas tectónicas induz mudanças climáticas e esta que estamos a presenciar irá de certo influênciar a circulação das águas e a circulação do ar.



Vejam o quanto isto é complexo.












Fonte: mapserver.inegi.gob.mx












Fonte: web.educom.pt/dgpedronunes/oceanos/Oceint.html


Fonte: web.educom.pt/dgpedronunes/oceanos/Oceint.html

8 comentários:

Anónimo disse...

Agora é a "geodinâmica tectónica" a casadora das alterações climáticas!!! (que são locais e pontuais, não é?).

Realmente, depois de negadas as vossas teorias pela deputada Heloísa Apolónia (ver blogue www.a-sul.blogspot.com) tinham que inventar uma teoria unica.

Em Todo o Mundo os senhores são os únicos a apresentar e defender esta teoria!!! Contradizem 2500 cientistas acabaram de subscrecer o relatório da ONU.

Os senhores são politicamente comprometidos, intelectualmente e cientificamente manipuladores e desonestos. Este blogue é uma verdadeira palhaçada

Anónimo disse...

Podia ter escrito o comentário acima, mas alguém se antecipou.
Resta apenas dizer que este post não explica nada sobre nada, incluindo a relação entre o risco sísmico e o resto que não se percebe.
Os mapas são giros, lembram-me umas aulas de Liceu, mas pouco mais.
Se todos começarem a divulgar os trabalhos das cadeiras da licenciatura ou mesmo do ensino secundário nos blogues locais vai ser giro como nostalgia.

E já agora, então a subdicção da placa oceância é junto à costa portuguesa? mesmo, de certeza?

Então e o rift a meio do Atlântico é o quê?
(A resposta é muito fácil, mas nunca se sabe...)

Anónimo disse...

"A "subducção" e não "subdicção", para os que deram pelo erro.

nunocavaco disse...

Caro Av1, ou "eu", se não percebe nada do assunto porque é que fala sobre ele.

Ao largo da margem continental portuguesa está a desenvolver-se subducção, por outras palavras o atlântico está a fechar aqui. Uma das evidências é o terramoto de 1755 que libertou uma quantidade de energia nada vulgar numa situação estável e normal numa situação de fecho de oceano. Foi um dos mais fortes terramotos da história. Aliás esta evidência está a revolucionar as ciências da terra e impõe uma revisão à teoria da tectónica de placas, o que já foi abordado neste blogue.

Muitas mudanças climáticas advém da tectónica, o que não é complicado de constatar porque altera as correntes oceânicas, modifica o nível do mar, etc.

Por último, o aquecimento global não existe. Como é que se utiliza o termo global quando regiões aquecem e outras arrefecem? Respondam-me a isto.

Anónimo disse...

Se não percebeste sequer o que é o aquecimento global porque escreves sobre o assunto?

Anónimo disse...

Caro Nuno,

Embora até possa duvidar, eu até acho interessantes estes outros temas sobre os quais escreve mas acho que faria bem mais sentido se criasse outro blog -- o que até é simples -- só para estas outras coisas.

Ou então mude o objectivo e propósito deste blog para não induzir em erro quem cá vem e para evitar que o ataquem pela disparidade de temas e objectivos confessos:

O Banheirense
blog de encontro onde se discute a Baixa da Banheira, sem falsas isenções, porque só é isento quem não tem opinião

Convenhamos que os seus últimos artigos só com muitíssima boa vontade -- e total isenção, mesmo que da falsa -- da nossa parte podem ter a vêr com o supra-citado objectivo do blog.

Até mais.

nunocavaco disse...

Caro anónimo é a sua opinião, a minha é diferente.

De qualquer das formas, obrigado.

AV disse...
Este comentário foi removido por um gestor do blogue.