2006-12-19

Há 45 anos dava-se a “Operação Vijay”

Durante a noite de 17 para 18 de Dezembro de 1961, o exercito da União Indiana composto por 50.000 homens, apoiado pela Força Aérea e Marinha, ocupa em pouco mais de 24 horas as terras de Goa, Damão e Diu.

Salazar nunca perdoa aos soldados portugueses, “cobardes” acusados de “traição à Pátria”, e perseguidos até ao fim do Regime.

Discretamente apoiado pelos Estados Unidos, este golpe marca a queda final do Império Colonial Português após o início sublevação em Angola, ainda em Fevereiro. É mais uma humilhação para a Ditadura de Salazar, que durante este ano resistira ao Golpe Botelho Moniz e já proferira duas frases que marcaram profundamente Portugal até ao 25 de Abril de 1974: “(para Angola) rapidamente e em força" e "orgulhosamente só".

2 comentários:

Anónimo disse...

Se me permite, uma pequena correcção: a frase não foi "... imediatamente e em força" mas sim "...rapidamente e em força".

joao figueiredo disse...

13 de Abril de 1961:

Tentativa de golpe de Estado dirigido pelo general Botelho Moniz, que leva à demissão dos mais altos chefes militares.

Remodelação governamental, assumindo Salazar a pasta da Defesa em substituição de Botelho Moniz, Mário Silva substitui Almeida Fernandes, no Exército, e Adriano Moreira substitui Vasco Lopes Alves, no Ultramar

14 de Abril de 1961:

Declaração de Salazar na tomada de posse dos novos membros do Governo: «A explicação é Angola, andar rapidamente e em força é o objectivo que vai por à prova a nossa capacidade de decisão»

obrigado ;)