2006-12-03















Ora não é que um satélite da NASA (AQUA) anda a mostrar que o planeta não aquece. A figura acima, de Antón Uriarte Cantola, um climatologista basco, mostra as anomalias de temperatura entre 1990 e 2006 na zona tropical, ou seja os desvios à chamada normalidade. Observando a figura verificamos que não existe qualquer tendência de aquecimento

Se quiserem ter acesso aos dados recolhidos carreguem aqui .

Mas segundo o mesmo climatologista e segundo os dados do mesmo satélite o hemisfério sul também não mostra sinais de aquecimento (figura abaixo).















Bem, das duas uma, ou não existe aquecimento global, porque algumas regiões arrefecem e isto não passa de um lamentável engano, ou alguém anda a querer distrair as pessoas. Não sei porquê mas vou mais pela segunda hipótese.

No Ártico, também não se observa durante um longo período grandes sinais de mudança, como a figura abaixo mostra. Os vermelhos representam regiões que aqueceram e os azuis, regiões que arrefeceram.














O clima é dinâmico, por outras palavras, muda, altera-se e a normalidade é coisa que não existe. Deixo aqui uma imagem do Tamisa gelado e nem se passou tanto tempo assim e como é uma pintura, a sua fonte. Boa noite.

4 comentários:

Pedro Markun disse...

Ola,

sou editor do Jornal de Debates ( www.jornaldedebates.com.br ), novo Jornal Colaborativo na Internet. Esta semana estamos com o tema 'O que fazer diante do aquecimento global?'. E gostariamos de convidá-los para escrever sobre o assunto.

Pedro Markun disse...
Este comentário foi removido por um gestor do blogue.
Anónimo disse...

quanta ignorância disfarçada de sabedoria, quanto disparate visível até pela observação dos gráficos, mas principalmente pelas evidências do desregulamento do clima, que é um fenómeno cíclico. O que será que este pobre rapaz vai inventar mais.
Triste, muito triste este espectáculo. Mas percebe-se não havendo aquecimento global, não há grande necessidade de políticas de preservação ambiental e então explica-se a Baixa da Banheira.

nunocavaco disse...

Bem, haveria tanto a escrever sobre políticas de preservação ambiental. Acho que vou começar a escrever novamente sobre co-incineração.