2006-12-19
















A saudação faz lembrar velhos tempos. Serão tão velhos quanto isso?


Inaceitável

As juntas de freguesias têm sido assediadas para aceitarem que os desempregados se apresentem nas suas instalações a fim de serem controlados. A periodicidade da apresentação é quinzenal e surge como uma obrigação do próprio desempregado, correndo este o risco de perder direitos se não cumprir o prazo estipulado. Não haverá notificação, o desempregado é que tem de fazer o controle. Poupa assim o governo e manda o "odioso", lei-se controle, para cima das juntas de freguesia. Sei que houve contactos entre os centros de emprego e as juntas, alegando os centros que tinham acordado com a ANAFRE, mas não dando a ANAFRE conhecimento do acordo às Juntas de Freguesia, que são os seus associados. É inadmissível que se haja assim, aliás os centros de emprego andam a informar os desempregados que se poderão apresentar nas juntas ou no centro de emprego, cabendo a decisão ao próprio desempregado, isto antes de ouvirem as juntas, bem ao estilo do Partido Socialista.

As perguntas que se colocam:

1) Terão as juntas competência, disponibilidade e verbas para executar esta tarefa do poder central, quando o próprio governo não cumpre as suas obrigações com as juntas, não cumprindo a lei das finanças locais e agora aprovando uma nova, lesiva às populações?

2) É legitimo fazer isto usando a palavra proximidade quando fecham escolas, centros de saúde, tribunais e maternidades, etc, etc?

É uma vergonha, é o que é.



















Mas não fica sem resposta.

3 comentários:

Anónimo disse...

A proximidade, uma palavra apenas, usada com uma intenção, ainda que de forma quase subtil, de enganar.

Fecham tudo o que lhes dá prejuízo ou passam estas funções para as autarquias locais e o que dá lucro, entregam aos seus "patrões".

A ANAFRE ainda que seja aqui escrito que fez o acordo, tal não é verdade, porque quem constitui a ANAFRE são as Freguesias e essas não acordaram nada, foi o P.S. que cozinhou com a direcção daquela associação esta malfeitoria.

Estou como o Alberto João, o PS é um bando a soldo, à procura do poder.

Mário da Silva disse...

1) Terão as juntas competência, disponibilidade e verbas para executar esta tarefa do poder central, quando o próprio governo não cumpre as suas obrigações com as juntas, não cumprindo a lei das finanças locais e agora aprovando uma nova, lesiva às populações?

Dificilmente, a menos que houvesse verdadeira transferência de competências, tecnologias, sistemas, funcionários e verbas.

E apresentam-se nas Juntas para quê? Para dizerem que (ainda) estão vivos?

É que a menos que as Juntas de Freguesia passem a estar ligadas ao sistema do IEFP acho dificil que arranjem emprego a essa gente.

Faria algum sentido, já que um desempregado pode deslocar-se mais facilmente a pé à Junta de Freguesia do que ao Centro de Emprego; mas sem mais acho isto uma ignominia e mais uma manobra para fazer os desempregados perderem o seu magro subsídio.

A mim aconteceu-me semelhante na época em que nos enviavam um postal CTT para apresentação obrigatória no Centro de Emprego ou removiam a inscrição na base de dados de "desempregados". Claro que, como não recebi nada fiquei logo "empregado".

De notar que eu na altura nem recebia nada do Estado e por isso a desculpa nem era cortar na despesa, embora o esquema tivesse funcionado para uma série de desgraçados.

Eu limitava-me a lá estar registado já que trabalhava com recibos verdes e era assim considerado oficialmente como "desempregado".

Foi, há época, uma linda manobra para reduzir a Taxa de Desemprego em Portugal.

E destas manobras temos tantas.

Até mais.

Anónimo disse...

quem é que se dá ao trabalho de tirar um fotografia assim com cara de parvo?